Ponte Glienicke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Ponte Glienicke (Glienicker Brücke) é uma ponte em Berlim que cruza o Rio Havel conectando as cidades de Potsdam e Berlim. Sua construção foi concluida em 1907.

Ponte dos Espiões[editar | editar código-fonte]

A União Soviética e os Estados Unidos utilizaram essa ponte em três oportunidades para realizar trocas de espiões capturados durante a Guerra Fria, e a ponte foi denominada como Ponte dos Espiões pela imprensa.[1]

A primeira troca entre as Superpotência ocorreu no dia 10 de Fevereiro de 1962. Os Estados Unidos liberaram o espião russo Coronel Rudolf Ivanovich Abel em troca do piloto Francis Gary Powers capturado pela URSS em 1960. Annette von Broecker reivindica que uma intuição lhe proporcionou o posto de única testemunha ocular dessa troca.

A segunda troca foi no dia 12 de Junho de 1985 foi uma troca apressada de 23 agentes americanos presos na Europa Oriental pelo agente polones Marian Zacharski e outros três agentes sovieticos presos no Ocidente.

A última troca também é a mais conhecida do grande público. Em 11 de Fevereiro de 1986 o defensor dos direitos humanos e prisioneiro político Anatoly Sharansky e mais três agentes orientais foram trocados por Karl Koecher e quatro outros agentes ocidentais.

A ponte Glienicke como local de encontro para troca de prisioneiros também aparece na ficção, especialmente no filme de Harry Palmer de 1966, Funeral em Berlim, estrelado por Michael Caine, baseado em obra de mesmo nome.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. According to James M. Markham of The New York Times, the bridge was one "East German Communists call 'the bridge of unity,' but which might better be called 'the bridge of spies.'" Markham, "Shcharansky to Be Released In a Berlin Exchange Today," The New York Times Feb 11, 1986.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Ponte Glienicke


Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.