Ponte H

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diagrama de um circuito "Ponte H"

Ponte H é um circuito eletrônico que permite que o microcontrolador forneça a corrente necessária para o funcionamento do Motor de corrente contínua, visto que o micro controlador normalmente trabalha em 5V e em baixas correntes, enquanto o motor DC costuma exigir altas potências.

Além disso, a Ponte-H torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.

Exemplo de Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Esquema de Funcionamento

O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O ciruito é construído com quatro "chaves" ( S1-S4 ) que são acionadas de forma alternada ( S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configuração das chaves o motor gira em um sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 e S4 nao podem ser ligadas ao mesmo tempo pois podem gerar um curto circuito.

Para construção da ponte H pode ser utilizado qualquer tipo de componente que simule uma chave liga-desliga como transistores, relés, MOSFETs.

Para que o circuito elétrico fique protegido, é aconselhável que sejam configuradas portas lógicas com componentes 7408 e 7406 a fim de que nunca ocorram as situações de curto circuito descritas acima.

Para evitar possíveis danos quando os transistores são desligados, é ideal adicionar um diodo em paralelo com cada transistor com a finalidade de drenar a corrente que poderia forçar a passagem através dos transistores pois as propriedades indutivas do motor forçam a corrente a continuar fluindo.

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.