Ponte da Máquina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ponte da Máquina
Nome oficial Pont de la Machine
Arquitetura e construção
Material Ferro
Estilo arquitetônico Albert Cain
Término da construção 1843/44; as passarelas em madeira
e 1844/87; 2a ponte em ferro
Dimensões e tráfego
Comprimento total 160 m
Largura 4,80 m
Tráfego Peões
Geografia
Cruza Rio Ródano
Localização Flag of Canton of Geneva.svg Genebra , Suíça
Coordenadas 46° 12' 19" N 06° 08' 42" E

A Ponte da Máquina é uma imagem emblemática da angra de Genebra e fica situada a meio do Rio Ródano a uma centena de metros a Sul da ponte do Monte Branco em Genebra, na Suíça. Tanto ela como o Edifício das Forças Motrizes recordam o passado industrial desta cidade.

História[editar | editar código-fonte]

A Máquina foi construída em 1843 para substituir a antiga bomba hidráulica do século XVII, e é a nova "máquina" que dará o nome á ponte, e nessa altura a ponte era feita com pranchas de madeira e só dava acesso a ela.

Construída para alimentar em água as novas fontes públicas, começou a funcionar nesse Edifício das Forças Motrizes com a nova bomba de água e posteriormente é transformado em central eléctrica principalmente destinada à iluminação pública [1] .

Passando por várias transformações, como o da supressão da barragem que permitia a retenção das águas do rio, segundo as épocas e as necessidades, o edifício acolhe presentemente ao lado de um espaço dos Serviços Industriais de Genebra - entre outros, companhia eléctrica de Genebra e que a havia comprado em 1995 - um café e um serviço informativo e turístico da Cidade de Genebra [2] .

A sequência Ponte do Monte Branco, Ponte des Bergues e Ponte da Máquina fica logo à saída do Ródano do Lago Lemano e mostram a necessidade que havia, e há, em se ter uma ligação fácil entre as duas margens do rio. Das três ponte a única destinada aos veículos motorizados é a do Monte Branco, enquanto as outras duas são para peões ou bicicletas.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Imagens e referência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. GE.CG: Pont Butin (em francês) Visitado: Fev. 2014
  2. Pont de la machine (em francês) - Maio 2012

Ver também[editar | editar código-fonte]