Ponte de Barcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponte de Barcelos
Apresentação
Tipo
Fundação
século XV
Atravessa
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Ponte medieval, Barcelos.
Ponte medieval, Barcelos.

A Ponte de Barcelos, também designada por Ponte medieval de Barcelos e Ponte sobre o Rio Cávado, localiza-se sobre o rio Cávado, entre as freguesias de Barcelinhos e Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro), cidade e município do mesmo nome, distrito de Braga, em Portugal.[1]

Constituiu-se em importante local de passagem para os peregrinos do Caminho Português de Santiago e para as grandes feiras que se realizavam em Barcelos desde a Alta Idade Média.

A Ponte de Barcelos está classificada como Monumento Nacional desde 1910.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Terá sido erguida entre 1325 e 1328 por iniciativa de Pedro Afonso, conde de Barcelos, embora alguns autores refiram que a sua atual feição se deva a uma reconstrução empreendida por Afonso I, Duque de Bragança, da primitiva ponte ali existente.

Em 1801 a sua estrutura foi bastante abalada no seu lado norte pela queda da torre do Paço dos Condes de Barcelos, tendo sido necessário empreender grandes obras de recuperação.

Características[editar | editar código-fonte]

A ponte é constituída por cinco arcos desiguais, sendo maiores e mais altos os que cobrem o meio do rio. Apresenta nos seu pilares, talha-mares de estilo gótico. Esta ponte tem de comprimento 100 metros, de altura 18 metros e de largura 15 metros, incluindo uma varanda para a passagem de peões.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ponte de Barcelos

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.