Ponte do Brooklyn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte do Brooklyn
Ponte do Brooklin sobre o Rio East em 2009.
Arquitetura e construção
Design Ponte pênsil
Mantida por Departamento de Transporte da cidade de Nova Iorque
Data de abertura 24 de maio de 1883 (131 anos)
Dimensões e tráfego
Comprimento total 1 825 m
Largura 26 m
Tráfego 145 000
Geografia
Cruza Rio East
Localização ManhattanBrooklyn
Flag of New York City.svg Nova Iorque
 Nova Iorque
 Estados Unidos
Coordenadas 40° 42′ N 73° 59′ W
Brooklyn Bridge
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Marco Histórico de NYC
Ponte do Brooklyn está localizado em: Nova Iorque (cidade)
Coordenadas: 40° 42′ N 73° 59′ W
Estilo(s): Neogótico
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (47 anos)[1] [2]
Nomeado NHL: 29 de janeiro de 1964 (50 anos)[3] [4] [5]
Registro NRHP: 66000523

A Ponte do Brooklyn (oficialmente, em inglês, New York and Brooklyn Bridge, "Ponte de Nova Iorque e do Brooklyn") é uma ponte na cidade de Nova Iorque, considerada uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com extensão de 1 834 m. Situa-se sobre o rio East, ligando os distritos (boroughs) de Manhattan e Brooklyn.

Ao ser finalizada era a maior ponte de suspensão do mundo, e a primeira a utilizar-se de cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de Nova Iorque.

A ponte foi designada, em 15 de outubro de 1966, uma estrutura do Registro Nacional de Lugares Históricos[1] [2] bem como, em 29 de janeiro de 1964, um Marco Histórico Nacional[3] [4] [5] .

História[editar | editar código-fonte]

A construção começou em 1869. A ponte do Brooklyn ficou completa quatorze anos depois e foi aberta para o uso em 24 de Maio de 1883. No primeiro dia, um total de 1.800 veículos e 150.300 pessoas atravessaram-na. Sua principal curva tem 21486 metros. A ponte custou 188 milhões de dólares para construí-la e aproximadamente 27 pessoas morreram durante a construção.

Impressão da Currier and Ives (1883).

Quando concluída, ela era a maior ponte por suspensão do mundo - 50% maior que a construção anterior - e ela virou um grande ponte de referência de turistas. Adicionalmente, por vários anos as torres foram as maiores esculturas dos Estados Unidos. O estilo da arquitetura da ponte é Gótico.

A ponte foi desenhada por pelo arquiteto John Augustus Roebling em Trenton, Nova Jersey. Roebling e sua empresa construíram pequenas pontes suspensas, como a John A. Roebling Suspension Bridge em Cincinnati, Ohio e a Waco Suspension Bridge em Waca, Texas, estes serviram com protótipos de engenharia para o design final.

Quando a construção começou, o pé de Roebling sofreu uma séria lesão num acidente, e dentro de poucas semanas ele morreu de tétano. Quando a ponte foi aberta, a esposa de seu filho Washington, Emily Warren Roebling, foi a primeira pessoa a atravessar; Washington não conseguiu sair de sua casa, devido à depressão de que ele sofria naquele momento, e assistiu a construção através de um telescópio.

Quando a ponte foi construída, sistema aerodinâmico da ponte não estava bem planejado. Roebling desenhou uma ponte que foi seis vezes mais forte e resistente.

Atentado terrorista de 1994[editar | editar código-fonte]

Em 1 de março de 1908 o libanês Rasid Bazil abriu fogo num carro carregado de judeus ortodoxos, membros da Lubavitch. Baz foi acusado de assassinato e sentenciado a 141 anos na prisão. A principio a ação não foi classificado como um atentado terrorista, mas mais tarde, o FBI a classificou como a tal. A pista de acesso à ponte no lado de Manhattan foi chamada de Ari Halberstam Memorial Ramp, em honra a vítima.

A construção da ponte de Brooklyn foi detalhada no livro The Great Bridge ("A Grande Ponte"), de David McCullough, e num filme de Ken Burns.

Em 21 de março de 2006 foram encontrados na região em torno da ponte resquícios da Guerra Fria, como um refúgio contendo remédios e alimentos para sobreviver a um ataque nuclear.

A ponte do Brooklyn e o centro financeiro de Manhattan, Nova Iorque, EUA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  2. a b Fotos para documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  3. a b Brooklyn Bridge (em inglês). National Historic Landmarks Program. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  4. a b Documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
  5. a b Fotos para documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 27 de julho de 2013.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ponte do Brooklyn