Pontifícia Comissão para a América Latina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dicastério da Igreja Católica

Pontifícia Comissão para a América Latina
 
Pontificia Commissio pro America Latina


Ereção Canônica: 19 de abril de 1958
Presidente: Robert Francis Prevost, O.S.A.
Secretário: Guzmán Carriquiry[1]
Página oficial: Pontifícia Comissão para a América Latina
Emérito: Giovanni Battista Cardeal Re
Marc Cardeal Ouellet, P.S.S.
Site: www.americalatina.va
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

A Pontifícia Comissão para a América Latina (Pontificia Commissio pro America Latina) é um organismo da Cúria Romana, tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Papa Leão XIII convocou, por meio da Carta Apostólica Cum diuturnum, de 25 de dezembro de 1898, o Concílio Plenário da América Latina. Este Concílio, realizado em Roma, no período de 28 de maio a 9 de julho de 1899, inaugura as ações que permitirão ao episcopado latino-americano alcançar maior integração e organização colegial. O Concílio Plenário da América Latina centralizou a romanização do catolicismo nessa região do mundo e a sujeição das tradições religiosas locais:[2] um de seus decretos, De Musica Sacra, visou coibir o uso dos cânticos religiosos populares e dos idiomas locais na Missa, em respeito ao Missal aprovado pela Sagrada Congregação dos Ritos.

Em 1955 o Papa Pio XII cria, a pedido dos bispos latino-americanos, após a Primeira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Três anos depois, a 21 de abril de 1958, Pio XII cria a Pontifícia Comissão para América Latina.

No dia 30 de novembro de 1963, o Papa Paulo VI acrescentou o Conselho Geral da Pontifícia Comissão para a América Latina, com o objetivo de estudar os temas e os problemas de maior relevância para a América Latina, bem como propor sobre eles as sugestões oportunas.

A atual organização da Pontifícia Comissão para a América Latina foi definida em 1988 pelo Papa João Paulo II, por meio da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana, e da Carta Apostólica sobre a forma de Motu Proprio Decessores Nostri.

João Paulo II unificou a Pontifícia Comissão para a América Latina com o Conselho Geral da Pontifícia Comissão para a América Latina. O organismo oriundo da unificação conservou o nome de Pontifícia Comissão para a América Latina.

Organização[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Constituição Apostólica Pastor Bonus (arts. 83 e 84), a Comissão tem por dever “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina, e dedicar-se, além disso, ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dícastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões.”

A Comissão é responsável pela interação entre a Sé Apostólica e os diversos organismos internacionais ou nacionais para a América Latina. Dentre estes organismos, há especial atenção aos seguintes:

  • Conselho Episcopal Latino-Americano
  • Conferências e organismos episcopais nacionais latino-americanos
  • Instituições de ajuda à América Latina
  • Conferência Latino-Americana de Religiosos (CLAR)
  • Instituições católicas internacionais, associações e movimentos que atuam na América Latina

A Comissão está estreitamente vinculada à Congregação para os Bispos e é presidida pelo prefeito desta Congregação, auxiliado por um bispo como vice-presidente. Os conselheiros são bispos da Cúria Romana ou das igrejas particulares da América Latina. Os membros da Comissão são oriundos da Cúria Romana, do Conselho Episcopal Latino-Americano, bispos das regiões da América Latina, ou ainda de instituições eclesiásticas internacionais e nacionais que atuam em benefício das regiões da América Latina.

São membros dessa Comissão, nomeados pelo Papa:

  • Os Secretários dos Dicastérios da Cúria Romana especialmente interessados
  • Dois bispos representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM)
  • Três bispos diocesanos da América Latina

Conforme o Motu Proprio Decessores Nostri, o presidente da Comissão deve informar regularmente o Papa sobre assuntos tratados, sugerir-lhe as iniciativas que considerar necessárias ou as medidas de governo convenientes e oportunas.

Presidentes e vice-presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Período Notas
Presidentes
Robert Francis Prevost, O.S.A. 2023- atual
Marc Cardeal Ouellet, P.S.S. 2010-2023
Giovanni Battista Cardeal Re 2000-2010 Presidente Emérito
Lucas Cardeal Moreira Neves, O.P. 1998-2000
Bernardin Cardeal Gantin 1984-1998
Antônio Cardeal Samorè 1967-1983
Vice-presidentes
Dom Luis Robles Díaz 2003- Atual.
Dom Cipriano Calderón Polo 1988-2003

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NOMINA DEL SEGRETARIO DELLA PONTIFICIA COMMISSIONE PER L’AMERICA LATINA
  2. ACTA et decreta Concilii Plenarii Americæ Latinæ in urbe celebrati. Romæ: Typis Vaticanis, 1900. ix, 462p.