Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dicastério da Igreja Católica

Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja
 
Pontificia Commissio de Bonis Culturalibus Ecclesiæ


Ereção Canônica: 28 de junho de 1988
Supressão: 30 de julho de 2012
Último Presidente: Gianfranco Ravasi



Site: {{{site}}}
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

A Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja era um dicastério da Cúria Romana responsável pela conservação e valorização do patrimônio histórico e artístico da Igreja Católica.

Missão[editar | editar código-fonte]

Em 1988, a constituição apostólica Pastor Bonus cria a "Comissão Pontifícia para a Conservação do Patrimônio Histórico e Artístico da Igreja", que reflete a herança da "Comissão Pontifícia de Arte Sacra na Itália", com o objetivo de cuidar "dos patrimônios histórico e artístico da Igreja".[1].

Com o motu proprio Inde a Pontificatus Nostri initio de 25 de março de 1993, a comissão muda seu nome e leva o seu nome atual de "Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja."

O Papa João Paulo II retorna a esse tema na mensagem de 28 de setembro de 1997, no início da Segunda Assembleia Plenária, reiterando que a tarefa da Comissão:

Com o motu proprio Pulchritudinis fidei de 30 de julho de 2012 o Papa Bento XVI unificou a Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja com o Pontifício Conselho para a Cultura, que entrou em vigor em 3 de novembro de 2012.[3]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pastor Bonus 99.
  2. Cf João Paulo II, Messaggio I beni culturali possono aiutare l’anima nella ricerca delle cose divine e costituire pagine interessanti di catechesi e di ascesi, no L'Osservatore Romano, 28 de setembro de 1997, p. 7.
  3. Da lavignadelsignore.blogspot.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]