Pontifícia Universidade Salesiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pontifícia Universidade Salesiana
Università Pontificia Salesiana
Latim:Pontificia Sthudiorum Universitas Salesiana
UPS
Fundação 1940
Tipo de instituição Universidade Pontifícia
Localização Roma, Vaticano
Reitor(a) Carlo Nanni
Total de Estudantes 1,657 (2009)
Página oficial http://www.unisal.it/

A Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) (Università Pontificia Salesiana) é uma Universidade da Sociedade Salesiana de São João Bosco com sede em Roma. Tem como objetivo o estudo e a resolução de questões relativas à educação sacerdotal, bem como da sua ação pastoral.

História[editar | editar código-fonte]

Foi canonicamente ereta pela Congregação para a Educação Católica com um Decreto de 3 de Maio de 1940 (Prot. N. 265/40) com o título de Pontifício Ateneu Salesiano.

Aos 24 de Maio de 1973 através do Motu proprio Magisterium vitae de Paulo VI, o Ateneu foi decorado com o título de Pontificia Sthudiorum Universitas Salesiana (Universidade Pontifícia Salesiana).

Aos 9 de Julho de 2007, a Universidade Pontifícia Salesiana estabelece acordo com três universidades chinesas, sendo elas: Universidade de Fudan, Universidade de Zhejiang e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

Organização[editar | editar código-fonte]

Fachada da Universidade Salesiana em Roma.

AS autoridades acadêmicas da Universidade Pontifícia Salesiana são, em primeiro lugar, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana que tem o título de Grão-Chanceler; em segundo lugar o Reitor da Universidade que tem o título de Reitor-Magnífico e por último, o Vice-Reitor. A Universidade tem atualmente seis faculdades, cada uma regida por um Decano:

  • Faculdade de Teologia.
  • Faculdade de Ciências da Educação.
  • Faculdade de Filosofia.
  • Faculdade de Direito Canônico.
  • Faculdade de Literatura Cristã e Clássica.
  • Faculdade de Ciências da Comunicação Social.

Os Reitores-Magníficos da UPS foram:

A UPS tem além disso, um Secretário-Geral, um Diretor de Biblioteca e um ecônomo Tem duas residências universitárias: A Casa São João Bosco e a Casa Beato Miguel Rua, e há uma casa de formação: a Casa São Tomás de Aquino, todas situadas na Praça Ateneu Salesiano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.