Pontifício Conselho para a Cultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dicastério da Igreja Católica
Coat of arms Holy See.svg
Pontifício Conselho para a Cultura
 
Pontificium Consilium de Cultura


Ereção Canônica: 22 de maio de 1982
Presidente: Gianfranco Cardeal Ravasi
Secretário: Barthélemy Adoukonou
Emérito: Paul Joseph Jean Cardeal Poupard
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

O Pontifício Conselho para a Cultura(Pontificium Consilium de Cultura) tem sua origem vinda do Concílio Vaticano II, mais precisamente na Constituição Apostólica Gaudium et Spes.

Recebendo a herança do Concílio Vaticano II e do Sínodo dos Bispos e de seu antecessor, Papa Paulo VI, João Paulo II cria, em 1982, o Pontifício Conselho para a Cultura.

Com o Motu Próprio Inde a Pontificatus, de 25 de março de 1993, João Paulo II uniu o Pontifício Conselho para o Diálogo com oa não crentes (fundado em 1965 por Paulo VI) ao Pontifício Conselho para a Cultura, para formar um único organismo, que leva o nome do Pontifício Conselho para a Cultura.

Missão[editar | editar código-fonte]

O Pontifício Conselho para a Cultura opera no encontro entre a mensagem do evangelho e a cultura; entre o estudo dos graves fenômenos de ruptura entre o Evangelho e as culturas, de indiferença religiosa e de não crença.

As relações da Igreja e da Santa Sé com o mundo da cultura, procura promover, em particular o diálogo com as várias culturas do nosso tempo, a fim de que, a civilidade do ser humano se abra sempre mais ao Evangelho, e os intelectuais das ciências, da literatura e das artes se sintam reconhecidos pela Igreja como pessoas ao serviço da verdade, do bem e do belo.

O Pontifício Conselho para a Cultura, segue e coordena as atividades das Pontifícias Academias para uma recíproca colaboração, com a Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Período Notas
Presidentes
Gianfranco Cardeal Ravasi 2007 Atual
Paul Joseph Jean Cardeal Poupard 1988-2007 presidente emérito
Gabriel-Marie Cardeal Garrone 1982-1988


Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.