Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dicastério da Igreja Católica
Coat of arms Holy See.svg
Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde
 
Pontificium Consilium pro Valetudinis Administris


Ereção Canônica: 11 de fevereiro de 1985
Presidente: Dom Zygmunt Zimowski
Secretário: José Luis Redrado Marchite
Emérito: Fiorenzo Cardeal Angelini

Javier Lozano Cardeal Barragán

Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

O Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde (Pontificium Consilium pro Valetudinis Administris) nasceu a partir do Motu Próprio Dolentium Hominum de 11 de fevereiro de 1985, quando João Paulo II instituiu a Pontifícia Comissão para a pastoral dos Operadores Sanitários, que, com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 1988 tornou-se o Pontifício Conselho para a pastoral no Campo da Saúde.

Os seus objetivos são os seguintes: estimular e promover o trabalho de formação, de estudo e de ação no campo sanitário junto as várias organizações internacionais católicas, que com outros grupos e associações que operam neste campo possam atuar em diversos níveis.

Organiza a cada ano as celebrações pelo Dia Mundial do Enfermo, sempre no dia 11 de fevereiro, data escolhida em 1992 pelo Papa João Paulo II, por ser o dia dedicado a Nossa Senhora de Lourdes (seu Santuário, no sul da França é conhecido por ser grande meta de peregrinação de doentes), padroeira dos enfermos.

A sede da celebração do Dia Mundial do Enfermo sempre ocorre em algum santuário mariano (em qualquer continente), quando é precedido de um congresso que reúne profissionais da saúde.

É responsável pela Fundação Bom Samaritano, fundada em 12 de setembro de 2004, com sede no Vaticano. A fundação tem por finalidade assistir econômicamente os doentes mais necessitados, em particular os enfermos vítimas da AIDS.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Período Notas
Presidentes
Dom Zygmunt Zimowski 2009 Atual
Javier Lozano Cardeal Barragán 1997-2009 presidente emérito
Fiorenzo Cardeal Angelini 1985-1996


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.