Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Brasaov.gif
PUC-Rio
Lema Alis Grave Nil
(Nada é pesado quando se tem asas)
Fundação 31 de outubro de 1940 (83 anos) (como Universidade Católica)
20 de janeiro de 1947 (título de Pontifícia, pelo papa Pio XII).
Tipo de instituição Privada, filantrópica e confessional
Localização Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Funcionários técnico-administrativos 820
Reitor(a) Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Vice-reitor(a) Pe. Francisco Ivern Simó, S.J.
Docentes 1.000
Total de estudantes 17.900
Graduação 10.400
Pós-graduação 7.500
Página oficial www.puc-rio.br

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, sediada no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, Brasil.[1] Nos tempos de hoje, é reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil.[2][3]

Foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo padre Leonel Franca, S.J., e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de 15 de janeiro de 1946. Por Decreto da Congregação dos Seminários, de 20 de janeiro de 1947, a universidade recebeu o título de pontifícia.[4]

A PUC-Rio foi uma das universidades pioneiras no ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação no Brasil.[5] A universidade possui dentro do seu campus a incubadora de empresas Gênesis em que 90% das empresas sobrevivem após sair da orientação do instituto[6].

Visão geral

Graduação

CCS - Centro de Ciências Sociais[7]

CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas

CTC - Centro Técnico Científico

Pós-Graduação

CCS - Centro de Ciências Sociais

CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas

CTC - Centro de Técnico Científico

Departamentos e Institutos

Departamentos do Centro de Ciências Sociais

Formado com a reforma universitária, que ocorreu na PUC-RIO no final da década de 1960,[8] o Centro de Ciências Sociais é composto pelo departamentos de administração, ciências sociais, comunicação social, direito, economia, geografia e meio ambiente, história, relações internacionais e serviço social.[9]

Departamento de Administração

O Departamento de Administração oferece cursos de graduação, especialização (MBA), mestrado e doutorado. Também oferece cursos executivos fechados para empresas (de curta e longa duração), trabalhos de pesquisa e consultoria.

Mais conhecido como IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio, está localizado no campus da Gávea e já formou mais de 50 mil alunos[10].

Fundado em 1958, como Instituto de Administração e Gerência (IAG), anos depois passou a ser chamado de IAG - Escola de Negócios.

Na área de pesquisa, há dois núcleos: o de "Estudos em Infraestrutura e Energia", e o de "Pesquisa em Negócios Internacionais". Ambos os núcleos realizam pesquisas e trabalhos de consultoria para outras organizações.

Na área internacional, o IAG/PUC-Rio possui diversas parcerias, tais como: programa de dupla diplomação com Institut d´Administartion des Entreprises (IAE de Grenoble, França), programa Gateway to New York com a Universidade Fordham (Nova York, Estados Unidos), Semana ABC com a Universidade Católica Argentina, com a Pontifícia Universidade Católica do Chile e com a Universidade Católica do Uruguai.

Departamento de Ciências Sociais

O Departamento de Ciências Sociais oferece cursos de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais.[11] Também é responsável por cursos de pós-graduação de especialização, que possui enfoque em Ciência Política, Antropologia e Sociologia[12], Mestre em Ciências Sociais(conceito CAPES 4)[13] e doutorado em Ciências Sociais(conceito CAPES 4)[14]

Departamento de Comunicação Social

O Departamento de Comunicação Social conta com professores como André Trigueiro, Arthur Dapieve, Luiz Nachbin, Fernando Ferreira, Sidney Rezende, Walter Lima Júnior, João Moreira Salles, Claudio Bojunga, Lula Branco e Silvio Tendler. Repórteres como Pedro Bial se formaram na Universidade.

Os alunos de comunicação contam com o Projeto Comunicar, que se divide nos seguintes núcleos: Jornalismo Impresso, Assessoria de Comunicação Social, Rádio e Internet, Agência Experimental de Propaganda, TV PUC, Editora e Comunicação Comunitária.

Outro projeto do departamento é o Portal PUC-Rio Digital [15], onde alunos de Comunicação se dividem, em diversas funções, nas áreas de rádio, televisão e jornal. Todo o material produzido é exibido no site.

Departamento de Direito

Criado em 1941, o Departamento de Direito da PUC-Rio tem se destacado pela característica humanista e interdisciplinar de seu curso de graduação fundamentado em uma filosofia de individualização do currículo pelo aluno; pela sintonia com as demandas contemporâneas, oferecendo cursos de especialização voltados para as questões mais modernas do mundo jurídico; pelo desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre o direito, mantendo a tradição iniciada na década de 1970, quando o curso de direito da PUC-Rio se tornou um dos referentes da pesquisa no campo da sociologia do direito; pela oferta de um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Teoria do Estado e Direito Constitucional, com cursos de Mestrado e de Doutorado que têm contribuído para a formação de professores e pesquisadores inseridos em diferentes instituições de ensino.

Departamento de Economia

O Departamento de Economia, criado em 1963, tornou-se, a partir do final da década de 1970, um dos mais conceituados centros de ensino e pesquisa em economia da América Latina.

Armínio Fraga, Gustavo Franco, André Lara Resende, Francisco Lopes, Winston Fritsch, Edmar Bacha e Elena Landau são apenas alguns dos economistas formados pela PUC-Rio que dirigiram os destinos do Brasil, no final da década de 1990 e início da década de 2000.

Hoje, o departamento continua desenvolvendo pesquisa e segue tendo um dos melhores cursos de economia da América do Sul, dirigido atualmente por Rogério Werneck e Márcio Garcia.

Departamento de Geografia e meio ambiente

Departamento de História

Instituto de Relações Internacionais

Criado em 1979, o Instituto de Relações Internacionais é o primeiro núcleo de desenvolvimento do estudo da área de Relações Internacionais no Brasil. O IRI dedica-se às atividades de ensino, pesquisa e publicações, com particular ênfase para a integração entre ensino e pesquisa.

O Instituto inaugura as suas atividades de ensino em 1987 com a criação do curso de mestrado, que em 20 anos de funcionamento formou mais de 140 profissionais que hoje ocupam posições destacadas no meio acadêmico, diplomático e em organismos internacionais[carece de fontes?].

Em 2001, consolida o seu programa de pós-graduação ao abrir inscrições para o primeiro curso de doutorado em relações internacionais do país. Logo em seguida, em 2003, começa a oferecer também o curso de graduação.

Departamento de Serviço Social

Departamentos do Centro de Ciências Humanas

[16]

Departamento de Artes & Design

O Departamento de Artes & Design oferece o curso de  Design - Comunicação Visual, Design - Mídia Digital, Design - Moda e Design - Projeto de Produto.[17]

Departamento de Educação

O Departamento de Educação é responsável pelo curso de graduação em Pedagogia e dos cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado em Educação em Ciênciais Humanas. Atualmente, ambos possuem conceito CAPES 7.[18]

As principais linhas de pesquisa do departamento são:

  • Formação de professores;
  • Educação, Relações Sociais e Construção Democrática;
  • Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação;
  • Histórias das Ideias e Instituições Escolares[19]

Departamento de Filosofia

Departamento de Letras

Departamento de Psicologia

Departamento de Teologia

Departamentos do Centro Técnico e Científico[20]

Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil é responsável pelos cursos de graduação em Engenharia Civil. A partir de 1964 passa também a possuir mestrado[21] e, posteriormente, doutorado. Atualmente, ambos possuem conceito CAPES 6.[22]

O curso de graduação criado em 1948 possui opção de ênfase em Geotecnia, Estruturas e Meio Ambiente. Além do curso homônimo também possui oc cursos associados de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo.[23]

Departamento de Engenharia Elétrica

Fundado em 1947 o Departamento de Engenharia Elétrica é responsável pelo curso de engenharia elétrica. A partir 1963 criou o curso de mestrado em engenharia elétrica. Desde 1981 também é responsável pelo doutorado.[24] Ambos os cursos de pós-graduação foram avaliados pelo CAPES como conceito 6.[25]

O departamento também é responsável juntamento com departamento de mecânica pela habilitação em  Engenharia de Controle e Automação [26] e com departamento de Informática pela habilitação em Engenharia de Computação[27]. Além disso, divide a responsabilidade com os departamentos de química, física e engenharia de materiais sobre o curso Engenharia de Nanotecnologia.[28]

Departamento de Engenharia Industrial

Departamento de Engenharia de Materiais

Departamento de Engenharia Mecânica

O Departamento de Engenharia Mecânica criado em 1948[29] é responsável, atualmente, pelos cursos:Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Petróleo[30].

Desde de 1964, com a criação do curso de mestrado, também possui pós-graduação em que atualmente é referência, possuindo conceito 7 no CAPES.[29] Possui curso de mestrado e doutorado nas áreas de Termociência, Petróleo e Energia e Mecânica Aplicada[31] [32] e os cursos de Pós-Graduação Lato sensu:

  • Engenharia de Dutos
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Processo[33]

A prioridades atualmente desse departamento são :

  • Integração com a indústria
  • Participação da comunidade científica
  • Interação com outras instituições
  • Integração entre a graduação e pós-graduação[34]

Departamento de Física

Departamento de Informática

O Departamento de Informática é responsável pelos cursos de graduação em: Ciência da Computação, Sistema de Informação e Engenharia da Computação,[35] este em parceria com departamento de engenharia elétrica.

Também possui sobre sua responsabilidade cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado, ambos com nota máxima(sete) no CAPES[36]. As suas principais áreas de pesquisa são:

  • Banco de Dados
  • Computação Gráfica
  • Engenharia de Software
  • Hipertexto e Multimídia
  • Interação Humano Computador
  • Linguagens de Programação
  • Otimização e Raciocínio Automático
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  • Teoria da Computação[37]

Departamento de Matemática

Fundado em 1966 o Departamento de Matemática é responsável pelos cursos de graduação, mestrado e doutorado em matemática. Além disso, também controla a maioria das disciplinas de outros cursos que abordam o ensino de matemática

[38].

Departamento de Química

O Departamento de Química oferece os cursos de graduação Química(bacharelado) e Engenharia Química e dos cursos de pós graduação em química(mestrado e doutorado).[39][40]

Outros Institutos do CTC

  • Instituto Tecnológico da PUC-Rio - ITUC
  • Ciclo Básico do Centro Técnico Científico - CBCTC
  • Coordenação do Ciclo Profissional das Engenharias - CCPE

Centro de Ciências Médicas e Medicina

Admissão

A PUC-Rio adota duas formas de ingresso para graduação: o ENEM e o Vestibular próprio. Por meio dessas provas são distribuídas bolsas acadêmicas aos estudantes.[41]

Referências

  1. «Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio) | Top Universities» 
  2. «Top Universities in Brazil | Top Universities». Consultado em 12 de junho de 2014 
  3. «Ranking Universitário Folha». Consultado em 12 de junho de 2014 
  4. «Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil». Consultado em 12 de junho de 2014 
  5. «MBA Atlântico - Luanda, Rio de Janeiro, Porto». Consultado em 12 de junho de 2014 
  6. «Incubadas da PUC-Rio compartilham cases». Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. 2 de abril de 2013. Consultado em 12 de junho de 2014 
  7. http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTI4
  8. «CCS - História e Memória» 
  9. «PUC-Rio - Decanato do Centro de Ciencias Sociais - CCS - Departamentos» 
  10. «PUC-Rio - Decanato do Centro de Ciências Sociais - CCS - História e Memória». Consultado em 12 de junho de 2014 
  11. «PUC-Rio - Departamento de Ciências Sociais». Consultado em 12 de junho de 2014 
  12. «PUC-Rio - Departamento de Ciências Sociais». Consultado em 12 de junho de 2014 
  13. http://www.cis.puc-rio.br/perfil_mestr.html. Consultado em 12 de junho de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  14. «PUC-Rio - Departamento de Ciências Sociais». Consultado em 12 de junho de 2014 
  15. ver site http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/
  16. «CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas» 
  17. «Departamento de Artes & Design - PUC-Rio». Consultado em 12 de junho de 2014 
  18. «.:. Departamento de Educação - PUC-Rio .:.». Consultado em 12 de junho de 2014 
  19. «Departamento de Educação - PUC-Rio - LINHAS DE PESQUISA» 
  20. «CTC - Centro Técnico Científico - Departamentos e Unidades» 
  21. J. S. Cordeiroa; N. N. Almeidab; M. N. Borgesc; S.C. Dutrad; O.L. Valinotee; Z.M.C. Praviaf (2008). «UM FUTURO PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES». Revista de Ensino de Engenharia  line feed character character in |título= at position 63 (ajuda)
  22. «Engenharia Civil». Consultado em 12 de junho de 2014 
  23. «Engenharia Civil». Consultado em 12 de junho de 2014 
  24. «DEE - HISTÓRIA E ATIVIDADES» 
  25. «Pós-Graduação - Apresentação». Consultado em 13 de junho de 2014 
  26. «DEE - Controle e Automação». Consultado em 13 de junho de 2014 
  27. «DEE - Engenharia da computação». Consultado em 13 de junho de 2014 
  28. «DEE - Nanotecnologia». Consultado em 13 de junho de 2014 
  29. a b «DEM - Departamento de Engenharia Mecânica». Consultado em 12 de junho de 2014 
  30. «DEM - Departamento de Engenharia Mecânica». Consultado em 12 de junho de 2014 
  31. «Apresentação da Pós-Graduação - Doutorado». Consultado em 12 de junho de 2014 
  32. «Apresentação da Pós-Graduação - Mestrado». Consultado em 12 de junho de 2014 
  33. «DEM - Departamento de Engenharia Mecânica». Consultado em 12 de junho de 2014 
  34. «DEM - Departamento de Engenharia Mecânica - Histórico». Consultado em 12 de junho de 2014 
  35. «Departamento de Informática - Graduação» 
  36. «Mestrados/Doutorados Reconhecidos - PUC-RIO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO / RJ» 
  37. «Departamento de Informática - Áreas de Pesquisa». Consultado em 13 de junho de 2014 
  38. «Departamento de Matemática». Consultado em 13 de junho de 2014 
  39. «Departamento de Química - Pós-Graduação» 
  40. «Departamento de Química - Graduação» 
  41. «Informações Gerais do Vestibular 2014» 

Ver também

Ligações externas