Ponto de fechamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O ponto de fechamento indica o nível de atividade mínimo que justificará o funcionamento da empresa como um todo ou de uma linha de produtos em particular.

Sua definição baseia-se no fato de uma parte dos custos fixos serem elimináveis - a curto prazo, o que faz a empresa incorrer em alguns custos fixos (os não elimináveis a curto prazo) mesmo que encerre completamente suas atividades. Em geral (ou atividades de produção de uma linha de produtos em particular).

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Custos não elimináveis: aluguel, seguros, parte de mão-de-obra, depreciação, etc. Será a quantidade de produção onde a empresa consegue cobrir os custos fixos elimináveis, aqueles custo que não existiriam se ela não funcionasse.

Formula[editar | editar código-fonte]

Qf = CF elimináveis/Mc

Assim, se a empresa atuar acima do seu Qf estará minimizando seu prejuízo, uma vez que conseguirá cobrir uma parte dos custos fixos não elimináveis (que existiriam mesmo sem produção).