Ponto de venda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponto-de-venda promocional exibindo produtos relacionados à Páscoa.

Ponto de venda ou PDV (do inglês "point of sale", POS) é um local onde um produto é exposto de forma permanente, independentemente de sazonalidade ou promoção em que sejam oferecidas, por tempo limitado, vantagens adicionais aos consumidores.

O PDV é o local onde o cliente manifesta o comportamento de compra, e a partir disso tem inicio um processo de avaliação e formação de atitudes perante o retalhista. O PDV representa um papel distintivo e preponderante na entrega de promessas da marca. Quanto mais tempo o consumidor permanecer no interior do PDV, maior é a probalidade de vir a efectuar compras ou reforçar os laços afectivos com a marca. Por isso, é de extrema importância criar ambientes que afectem favoravelmente as atitudes dos consumidores e promovam a venda.

Trata-se de um segundo local de exposição que vem somar-se ao local primário — denominado ponto permanente ou ponto natural, e que visa aumentar a rotação do produto. O PDV é também utilizado para ambientar o produto dentro de uma loja, destacando-o do restante do local, o que lhe oferece maior visibilidade e possibilidades de facilitar a aquisição.

Itens que habitualmente fazem parte de um PDV incluem pilhas, refrigerantes, doces, salgadinhos, cigarros, sorvetes, goma de mascar e revistas. Estes mostruários revelam-se úteis também em locais com espaço limitado, pois aproveitam áreas usualmente negligenciadas.

Os mostruários normalmente ostentam a marca do produto que está sendo oferecido, e geralmente são confeccionados em plástico ou papelão para facilitar seu manuseio. Isto também significa que o designer pode tirar proveito do uso de cores e impressão para tornar o PDV atrativo. Alguns destes pontos podem ter pequenas geladeiras para refrigerantes ou sorvetes. Outros PDVs podem simplesmente assumir o aspecto de uma cesta de metal simples, ostentando nada mais do que o preço. Este último tipo de mostruário é mais fácil de reabastecer, embora não seja tão apelativo quanto seus congêneres de plástico.

Também existem mostruários na forma de vitrines - nos quais podem ser aplicadas as técnicas de vitrinismo. Essas técnicas são muito utilizadas por grandes empresas, e se baseiam em estudos de marketing sobre o comportamento de compra e observação das pessoas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre propaganda e marketing ou sobre um publicitário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.