Popillia japonica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPopillia japonica
Popillia japonica - japanese beetle - desc-mating pair on filbert tree leaf.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Género: Popillia
Espécie: P. japonica
Nome binomial
Popillia japonica
Newman, 1841

O Popillia japonica Newman, 1841, conhecido pelos nomes comuns de besouro-japonês ou escaravelho-japonês, é um coleóptero da família dos escarabeídeos. Possui cabeça e tórax verdes brilhantes, com marcada iridescência na parte dorsal, élitros castanhos manchados de verde nas margens e abdome com manchas brancas. A espécie é originária do Japão, onde não provoca prejuízos nas culturas pelo facto de ser controlada pela acção de numerosos inimigos naturais[1] . Foi introduzida nos Estados Unidos da América, nos Açores e em muitas outras regiões temperadas e subtropicais, onde se tornou uma séria praga, causando vultosos danos a várias culturas e na vegetação natural[1] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

P. japonica é um insecto polífago: os adultos alimentam-se de folhas e partes florais de diversas espécies arbustivas e arbóreas, tendo preferência pelo castanheiro, pela videira e pelos silvados[2] . Os instares larvares desenvolvem no solo, onde se alimentam de raízes, sobretudo de gramíneas.

Plantas hospedeiras[editar | editar código-fonte]

O escaravelho-japonês é polífago, consumindo folhas e flores de um largo espectro de espécies, incluindo as seguintes espécies cultivadas[3] : feijões, morangueiros, tomate, pimentos, uvas, lúpulo, roseiras, cerejas, ameixas, peras, pêssegos, ginjas, amoras, milho, ervilha e mirtilos. Consome ainda folhas de plantas dos seguintes géneros:

Notas

  1. a b Escaravelho-japonês na Enciclopédia Açoriana.
  2. David Horta Lopes, A tomada de decisão no combate ao escaravelho japonês (Popillia japonica Newman; Coleoptera : Scarabaeidae) na Ilha Terceira. Dissertação de doutoramento. Angra do Heroísmo, Universidade dos Açores, 1999.
  3. Escaravelho-japonês na página da Canadian Food Inspection Agency.

Referências[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Popillia japonica
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Japanese beetle
  • Guimarães, J. M (1985), "O caso da introdução do escaravelho japonês na Ilha Terceira". Protecção da Produção Agrícola. Lisboa, 1: 223-226.
  • Lopes, David J. H. (1999), A tomada de decisão no combate ao escaravelho japonês (Popillia japonica Newman; Coleoptera : Scarabaeidae) na Ilha Terceira, (dissertação de doutoramento). Angra do Heroísmo, Universidade dos Açores.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]