Por tu amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Por Tu Amor)
Por tu amor
Por Teu Amor (BR)
Por tu amor
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 minutos
Criador(es) Caridad Bravo Adams
Elenco Gabriela Spanic
Saúl Lisazo
Margarita Magaña
Mauricio Aspe
Irán Eory
ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 90
Produção
Diretor(es) Lili Garza
Luis Eduardo Reyes
Produtor(es) Angelli Nesma Medina
Tema de abertura Por tu amor por Charlie Zaa
Tema de encerramento Por tu amor por Charlie Zaa
Exibição
Emissora original Canal de Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 31 de maio – 1 de outubro de 1999
Cronologia
Programas relacionados El otro (1960)

Por tu amor (Brasil: Por Teu Amor ) é uma telenovela mexicana produzida por Angelli Nesma Medina para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 31 de maio a 1 de outubro de 1999, em 90 capítulos, substituindo Nunca te olvidaré e antecedendo Laberintos de pasión[1].

A obra original é de Caridad Bravo Adams e é um remake da telenovela El otro, produzida em 1960.

A trama é protagonizada por Gabriela Spanic e Saúl Lisazo e antagonizada por Mauricio Aspe, Claudio Báez, Norma Lazareno e Katie Barberi.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No povoado de São Carlos, no litoral, vive Maria do Céu Monteiro, uma jovem bela e feliz. Prestes a se casar com Sérgio Zambrano, o médico da cidade. Sequer passa pela cabeça de Maria do Céu que essa união atormenta sua irmã mais nova, Bruna, que é secretamente apaixonada por seu noivo.

Nesse meio tempo, chega em São Carlos o misterioso Marco Duran, um empresário rico e bem-sucedido, e que se apaixona por Maria do Céu assim que a vê. Ele logo começa a corteja-la, o que a irrita profundamente. Marco Duran oferece uma festa para que os moradores de São Carlos o conheçam. Bruna vai a festa escondida da família, já que Maria do Céu não suporta Marco e não queria nenhum envolvimento com ele.

Sérgio vai buscar Bruna na festa, e ela se insinua para o médico. Ele não resiste a tentação e os dois fazem amor. Sérgio se atormenta por sua culpa, pois apesar da traição, quem ele ama verdadeiramente ainda é Maria do Céu. Mas Bruna não aguenta e confessa tudo à irmã.

Extremamente decepcionada, Maria do Céu rompe com Sérgio e exige que ele se case com Bruna. Assim acontece. Esse casamento é motivo da ira de Adelaide, mãe de Sérgio, que odeia Bruna e fará de tudo para prejudicá-la.

Mas Sérgio continua a perseguir Maria do Céu. Para colocar uma barreira entre os dois, Maria do Céu aceita a proposta de casamento de Marco. Mas com uma condição: essa união durará apenas um ano, e não haverá nenhum contato físico entre os dois. Marco aceita, pois se apaixona de verdade pela jovem.

O casamento dos dois alegra toda a família. Na festa, Marco flagra Sérgio beijando Maria do Céu, e sente-se traído. O relacionamento dos dois torna-se insuportável, já que Maria do Céu o contraria o tempo todo, e Marco está disposto a se vingar pelo que aconteceu na festa. Assim, os dois tornam-se verdadeiros rivais. Ainda por cima, há a presença da ardilosa Miranda Novaes, a sedutora ex-amante de Marco que não desistiu dele e está disposta a atrapalhar mais ainda esse casamento.

Apesar de tantos conflitos e diferenças, Marco e Maria do Céu acabam não resistindo a atração que sentem um pelo outro. E com o tempo, a moça percebe que seu marido é um grande homem e que se apaixonou de verdade por ele. Em meio a amor, ódio, engano, ciúme e intriga, Marco e Maria do Céu percebem que são dois corações opostos que se uniram pela força do destino.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

  • Gabriela Spanic disse à imprensa mexicana que, ainda que tenha gostado de atuar nessa novela, só sentiu-se a protagonista da novela durante os primeiros capítulos, já que ela percebeu que a história de Céu ficou de segundo plano (como já foi comentado). Depois que a novela terminou, Gaby disse que houve várias atitudes de Céu que ela não concordou, por não achar que tinham a ver com a psicologia da personagem que Céu era no início da história. Chegou inclusive a dizer que “muitas cenas foram tontas”. Esses comentários valem principalmente para a metade da história em diante.
  • "Por Teu Amor" começou prometendo duas coisas muito diferentes que acabaram desaparecendo depois: o exótico cenário da praia (que era substituído pela tradicional capital mexicana) e o visual surpreendente que Maria do Céu exibiu no começo acabou, quando ela cortou os longos cabelos e os tingiu. Esta mudança ocorre até o fim do capítulo 47 da versão original da novela.
  • O elenco da novela era bom, mas faltaram mais nomes significativos no elenco: aliás, isso é quase uma marca de Angelli Nesma Medina, a produtora, não ter vários grandes nomes nos créditos. Apesar disso, o elenco foi melhor que o da sua novela anterior, Camila.
  • Segundo o portal TLNnovelas no ano de 2019 "por teu amor" chegou a ser cogitada para o projeto Fábrica de sueños mas foi descartada pelo pouco interesse da Televisa em adaptar a trama

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pelo SBT, entre 18 de junho e 22 de outubro de 2001, às 17 horas, substituindo Camila e antecedendo Preciosa, em 91 capítulos[2].

Foi reexibida pelo SBT entre 17 de fevereiro e 4 de abril de 2014, substituindo O Privilégio de Amar e sendo substituída por A Feia mais Bela, sendo editada em apenas 35 capítulos[3] por baixa audiência.

Foi exibida pelo canal pago TLN Network entre 30 de julho e 30 de novembro de 2012 substituindo No limite da paixão e sendo substituída por Marimar[4].

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Em sua exibição original, obteve média de 24,1 pontos[5].

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Na sua exibição em 2001, a trama alcançou 10 pontos de média.[6]

Na sua reprise, em 2014, a trama estreou com 4 pontos.[7] Porém ao longo dos dias esses números caíram, e a direção da emissora começou a cortar os capítulos [8] O último capítulo teve média de 5 pontos.[9] A baixa audiência fez com que a trama fosse bastante editada, e terminou com apenas 35 capítulos. A reprise teve média geral de 4 pontos.

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas de 2000[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor atriz principal Irán Eory Nomeada
Melhor ator principal Joaquín Cordero Nomeado
Melhor atriz co-protagonista Gabriela Goldsmith Nomeada
Melhor ator juvenil Aitor Iturrioz Nomeada
Melhor atriz juvenil Margarita Magaña Nomeada

Referências

  1. «Televisa presentó su nueva telenovela "Por tu amor"». Produ. 24 de maio de 1999. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  2. «Relembrando Gabriela Spanic». Diário do Aço. 21 de fevereiro de 2022. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  3. «Novela mexicana: Gaby Spanic poderá ser vista em nova reprise». Quem. 27 de janeiro de 2014. Consultado em 2 de setembro de 2015 
  4. «TLN Network». Wikipédia, a enciclopédia livre. 2 de dezembro de 2019 
  5. «IBOPE: Rating De Las Telenovelas Por Horario». Telenovelas Board. 8 de julho de 2019. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  6. «Audiência das novelas mexicanas no SBT». Bcharts. 1 de maio de 2013. Consultado em 31 de julho de 2015 [ligação inativa]
  7. «Audiência do dia 17/02/2014». Na Telinha. 18 de fevereiro de 2014. Consultado em 11 de agosto de 2015 
  8. «Dramalhão derruba audiência, e SBT enxuga quatro capítulos em um». Noticias da TV. 13 de março de 2014. Consultado em 11 de agosto de 2015 
  9. «"Por Teu Amor" termina com audiência morna no SBT». TV Foco. 7 de abril de 2014. Consultado em 11 de agosto de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]