Por tu amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Por Tu Amor)
Ir para: navegação, pesquisa
Por tu amor
Por Tu Amor (PT)
Por Teu Amor (BR)
Logotipo de sua primeira exibição no Brasil
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 min aprox.
Criador(es) Caridad Bravo Adams
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Lili Garza
Luis Eduardo Reyes
Produtor(es) Angelli Nesma Medina
Elenco Gabriela Spanic
Saúl Lisazo
Margarita Magaña
Mauricio Aspe
Irán Eory
ver mais
Tema de abertura Por tu amor, por (Charlie Zaa)
Tema de
encerramento
Por tu amor, por (Charlie Zaa)
Exibição
Emissora de
televisão original
México Televisa
Transmissão original México: 31 de maio de 1999México: 1 de outubro de 1999
N.º de episódios México 90

Brasil 91 (2001) 35 (2014)

Cronologia
Último
Último
Nunca te olvidaré
Laberintos de pasión
Próximo
Próximo

Por tu amor (no Brasil: Por Teu Amor) foi uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas, entre 31 de maio e 1 de outubro de 1999, em 90 capítulos, substituindo Nunca te olvidaré e substituida por Laberintos de pasión.

É um remake da telenovela El otro de 1960, obra original de Caridad Bravo Adams.

A trama é protagonizada por Gabriela Spanic e Saúl Lisazo. Gerardo Murguía, Roberto Vander, Margarita Magaña,Lourdes Munguía, Irán Eory, Joaquín Cordero, Mauricio Aspe,Isaura Espinoza e Katie Barberi interpretam os demais papéis principais da história.

No Brasil foi exibida no SBT entre 18 de junho à 22 de outubro de 2001, às 17 horas, na Sessão Tarde de Amor substituindo Camila e antecedendo Preciosa.

Foi reexibida pelo SBT entre 17 de fevereiro e 4 de abril de 2014, sofrendo com a baixa audiência e assim, sendo completamente editada pela emissora, fechando com 35 capítulos às 17:30, substituindo O Privilégio de Amar e sendo substituída por A Feia mais Bela. Durante toda a reexibição, não foi exibida nenhuma abertura.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No povoado de São Carlos, no litoral, vive Maria do Céu Monteiro, uma jovem bela e feliz. Prestes a se casar com Sérgio Zambrano, o médico da cidade. Sequer passa pela cabeça de Maria do Céu que essa união atormenta sua irmã mais nova, Bruna, que é secretamente apaixonada por seu noivo.

Nesse meio tempo, chega em São Carlos o misterioso Marco Duran, um empresário rico e bem-sucedido, e que se apaixona por Maria do Céu assim que a vê. Ele logo começa a corteja-la, o que a irrita profundamente. Marco Duran oferece uma festa para que os moradores de São Carlos o conheçam. Bruna vai a festa escondida da família, já que Maria do Céu não suporta Marco e não queria nenhum envolvimento com ele.

Sérgio vai buscar Bruna na festa, e ela se insinua para o médico. Ele não resiste a tentação e os dois fazem amor. Sérgio se atormenta por sua culpa, pois apesar da traição, quem ele ama verdadeiramente ainda é Maria do Céu. Mas Bruna não aguenta e confessa tudo à irmã.

Extremamente decepcionada, Maria do Céu rompe com Sérgio e exige que ele se case com Bruna. Assim acontece. Esse casamento é motivo da ira de Adelaide, mãe de Sérgio, que odeia Bruna e fará de tudo para prejudicá-la.

Mas Sérgio continua a perseguir Maria do Céu. Para colocar uma barreira entre os dois, Maria do Céu aceita a proposta de casamento de Marco. Mas com uma condição: essa união durará apenas um ano, e não haverá nenhum contato físico entre os dois. Marco aceita, pois se apaixona de verdade pela jovem.

O casamento dos dois alegra toda a família. Na festa, Marco flagra Sérgio beijando Maria do Céu, e sente-se traído. O relacionamento dos dois torna-se insuportável, já que Maria do Céu o contraria o tempo todo, e Marco está disposto a se vingar pelo que aconteceu na festa. Assim, os dois tornam-se verdadeiros rivais. Ainda por cima, há a presença da ardilosa Miranda Novaes, a sedutora ex-amante de Marco que não desistiu dele e está disposta a atrapalhar mais ainda esse casamento.

Apesar de tantos conflitos e diferenças, Marco e Maria do Céu acabam não resistindo a atração que sentem um pelo outro. E com o tempo, a moça percebe que seu marido é um grande homem e que se apaixonou de verdade por ele. Em meio a amor, ódio, engano, ciúme e intriga, Marco e Maria do Céu percebem que são dois corações opostos que se uniram pela força do destino.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

  • Gabriela Spanic disse à imprensa mexicana que, ainda que tenha gostado de atuar nessa novela, só sentiu-se a protagonista da novela durante os primeiros capítulos, já que ela percebeu que a história de Céu ficou de segundo plano (como já foi comentado). Depois que a novela terminou, Gaby disse que houve várias atitudes de Céu que ela não concordou, por não achar que tinham a ver com a psicologia da personagem que Céu era no início da história. Chegou inclusive a dizer que “muitas cenas foram tontas”. Esses comentários valem principalmente para a metade da história em diante.
  • "Por Teu Amor" começou prometendo duas coisas muito diferentes que acabaram desaparecendo depois: o exótico cenário da praia (que era substituído pela tradicional capital mexicana) e o visual surpreendente que Maria do Céu exibiu no começo acabou, quando ela cortou os longos cabelos e os tingiu, para a mesma cor que uma certa Paulina Martins usava. Esta mudança ocorre até o fim do capítulo 47 da versão original da novela.
  • O elenco da novela era bom, mas faltaram mais nomes significativos no elenco: aliás, isso é quase uma marca de Angelli Nesma Medina, a produtora, não ter vários grandes nomes nos créditos. Apesar disso, o elenco foi melhor que o da sua novela anterior, Camila.

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas de 2000[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor atriz principal Irán Eory Nomeada
Melhor ator principal Joaquín Cordero Nomeado
Melhor atriz co-protagonista Gabriela Goldsmith Nomeada
Melhor ator juvenil Aitor Iturrioz Nomeada
Melhor atriz juvenil Margarita Magaña Nomeada

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]