Porta-enxerto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Cavalo é o nome dado à planta cuja a parte de baixo (raiz e base do caule) é aproveitada na enxertia. A parte de cima recebe o nome de cavaleiro.

A enxertia é uma forma de criação de mudas de plantas bastante utilizada para algumas espécies, principalmente de fruteiras e plantas ornamentais. Neste procedimento, o broto de uma planta (cavaleiro), normalmente extraido da ponta de um galho, é implantado na base de uma muda de uma segunda planta (cavalo), normalmente de outra espécie.

A enxertia pode ser utilizada para gerar mudas de plantas de difícil reprodução ou para aproveitar características das duas espécies, como um cavaleiro que gere bons frutos enxertado em um cavalo vigoroso.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.