Portal:África/Países/País selecionado/43

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira da República de Serra Leoa
Bandeira da República de Serra Leoa
Localização da Serra Leoa

Serra Leoa, oficialmente a República de Serra Leoa, é um país da África Ocidental. Faz fronteira com Guiné no norte e Libéria no sul, com o Oceano Atlântico, a oeste. O nome de Serra Leoa foi adatado a partir da língua portuguesa para o nome do país: Serra Leoa, literalmente "Lion Mountain Range".

Durante o século 18, a Serra Leoa foi um importante centro do comércio transatlântico de escravo africano. A capital Freetown foi fundada em 1787 pela Sierra Leone Company como um lar para os anteriormente escravos afro-americanos, que tinham lutado para os britânicos na Guerra Revolucionária Americana. Em 1808, Freetown tornou-se uma Colônia da coroa britânica, e em 1896, o interior do país tornou-se um protetorado britânico.

A colônia da Coroa e Protetorado se juntaram e ganharam independência em 1961. De 1991 a 2002, Serra Leoa, sofreu com os efeitos devastadores de atividades rebeldes, que foram parados pela ONU e forças britânicas desarmamento, 17.000 milicianos e rebeldes. Serra Leoa está em paz desde 2002 (Leia mais...)