Portal:Angola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Flag-map of Angola YB.png PrincipalCoat of arms of Angola.svg PortalNuvola apps klipper.png TarefasNuvola apps kuser.png ParticipantesNuvola apps kpdf recolored.png GuiaNuvola apps kchart.svg ClassificaçãoIcon tools.png Ferramentas
Brasão de armas de Angola Bem-vindo ao Portal de
Angola
Nzinga Mbande ou D. Ana de SousaAdeptos da Seleção AngolanaLuanda vista da Fortaleza de São MiguelQuedas do Ruacaná, Cunene
Bandeira de Angola
Localização

Angola é uma república localizada na costa ocidental africana, delimitada a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz também fronteira com a República do Congo, a norte.

Uma antiga província ultramarina portuguesa, Angola foi colonizada a partir dos finais do século XV, na sequência das viagens do navegador português Diogo Cão, tendo alcançado a independência a 11 de novembro de 1975. Entre 1975 e 2002, Angola foi fustigada por uma guerra civil, o mais longo conflito em África, que causou meio milhão de mortos. Apesar da maior parte da população viver na pobreza, Angola detém recursos naturais consideráveis, sendo o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África subsariana. Angola é uma república presidencialista multipartidária desde 1992. A capital e maior cidade de Angola é Luanda.

Angola conta com cerca de duas dezenas de línguas nacionais, entre as quais o quicongo, o quimbundo, o chocué e o umbundo. O português, único idioma oficial, é usado por 60% dos angolanos, metade dos quais o tem como língua materna.

Atualidade

Hoje é domingo, 20 de abril de 2014

Wikinews-logo.svg

Ler em Wikinotícias as notícias mais recentes sobre Angola.

Artigo seleccionado

Cabanas de colmo para os turistas na Ilha de Luanda.

A Ilha do Cabo, geralmente conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral, em Angola, composto por uma estreita língua de terra com 7 km de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

A Ilha de Luanda, ou simplesmente A Ilha como a chamam os habitantes de Luanda, encontra-se ligada à cidade por um pequeno istmo no sopé da Fortaleza de São Miguel. É por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses, podendo aqui encontrar-se uma grande variedade de equipamentos turísticos, dos bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.

Na ilha está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.

A Ilha de Luanda, faz parte do município da Ingombota, província de Luanda, e tem três comunas Ingombota, Kinanga e Ilha do Cabo.

O Portal Angola nas outras Wikipédias

Existem vários Projectos Angola, nas outras Wikipédias, cada uma com o seu respectivo portal. Destaca-se:

  • A Wikipédia em inglês, com actualmente cerca de 1850 artigos (contra os cerca de 1700 na versão portuguesa).
  • A Wikipédia em francês, com actualmente cerca de apenas 500 artigos, mas com uma série de predefinições especificas muito interessantes.
  • A Wikipédia em alemão, onde está em construção um Portal Angola e o acervo de artigos é de cerca de 400.


Categorias



Como começar...


Wikiprojetos

Coisas que pode fazer

  1. Benguela (província)
  2. Cuando-Cubango
  3. Cuanza Norte
  4. Cuanza Sul
  5. Huambo
  6. Huíla
  7. Lunda Norte
  8. Lunda Sul
  9. Namibe
  10. Zaire (província)

Angola noutros projectos da Wikimédia

Commons
O Commons possui multimídias sobre Angola
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Angola.
Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Angola

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-
-Bissau
Macau Moçambique Portugal São Tomé
e Príncipe
Timor-
-Leste