Portal:Arqueologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z


Portal de Arqueologia



Lascaux painting.jpg


Ciência que estuda os artefatos e a relação entre eles por um viés cultural, onde estes correspondem a produtos da atividade humana.




Arqueologia (cuja origem etimológica vem de arqueo, antigo e lógos, estudo) é uma ciência social que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as atualmente extintas, através de seus restos materiais, sejam estes objectos móveis (como por exemplo objecto de arte, como as vénus) ou objectos imóveis (como é o caso de estruturas arquitectónicas). Também se incluem as intervenções no meio ambiente efetuadas pelo homem.

A maioria dos primeiros arqueólogos, que aplicaram a sua disciplina aos estudos das antiguidades, definiram a arqueologia como o "estudo sistemático dos restos materiais da vida humana já desaparecida". Outros arqueólogos enfatizaram aspectos psicológico-comportamentais e definiram a arqueologia como "a reconstrução da vida dos povos antigos".

Em alguns países a arqueologia é considerada como uma disciplina pertencente à antropologia; enquanto esta se centra no estudo das culturas humanas, a arqueologia dedica-se ao estudo das manifestações materiais destas. Deste modo, enquanto as antigas gerações de arqueólogos estudavam um antigo instrumento de cerâmica como um elemento cronológico que ajudaria a pôr-lhe uma data à cultura que era objeto de estudo, ou simplesmente como um objeto com um verdadeiro valor estético, os antropólogos veriam o mesmo objecto como um instrumento que lhes serviria para compreender o pensamento, os valores e a própria sociedade a que pertenceram.

Artigo principal | Categoria |

Em Destaque



Artigo em Destaque

Sabia que...[editar | editar código-fonte]



A Arqueologia é uma ciência social (logo, que estuda as sociedades), podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as atualmente extintas, através de seus restos materiais, sejam estes objectos móveis (como por exemplo objecto de arte, como as vénus) ou objectos imóveis (como é o caso de estruturas arquitectónicas). Também se incluem as intervenções no meio ambiente efetuadas pelo homem?






 ver·editar O saber arqueológico
Areas de Estudo Grandes Pensadores Interdisciplinariedades Conceitos e Métodos
Obras Sitios Mundo Arqueólogos
  • HODDER, Ian. 2001. Archaeological Theory Today. Polity Press.
  • TRIGGER, Bruce. 2004. História do Pensamento Arqueológico. São Paulo, Odysseus.
  • DUNNELL, Robert C. 2006. Classificação em Arqueologia. São Paulo, EDUSP.
  • WILLEY, Gordon & Jeremy Sabloff. 1993. A history of American Archaeology. San Francisco, W. H. Freeman.
  • RENFREW, Colin; Paul Bahn. 1996. Archaeology. Theories, Methods and Practice. London, Thames & Hudson.


Onde posso ajudar?

Desenvolver[editar | editar código-fonte]



Ligações externas[editar | editar código-fonte]

| valign="top" style="background:#CC9900;text-align:center;width:20%;" |