Portal:Botswana/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigo selecionado/1[editar código-fonte]

Seretse Khama KBE foi o primeiro presidente do Botswana, cargo que ocupou desde a independência do país em 1966 até sua morte. Nascido na vila de Serowe, no então Protetorado britânico da Bechuanalândia, em 1° de julho de 1921, Khama era originário de uma das famílias reais mais poderosas do país. Educado na vizinha África do Sul e no Reino Unido, ele retorna ao seu país natal para liderar o movimento pela independência da Bechuanalândia. Ele funda o Partido Democrático do Botswana em 1962 e torna-se primeiro-ministro em 1965. No ano seguinte, o Botswana conquista a independência e Khama torna-se presidente. Morreu na capital Gaborone, em 13 de julho de 1980, vítima de um câncer pancreático. Durante sua presidência, o país experimentou um rápido desenvolvimento econômico e social. (Leia mais...)
ver -


Artigo selecionado/2[editar código-fonte]

Os povos indígenas da África Austral, cujo território abrange a maioria das áreas da África do Sul, Zimbabwe, Lesoto, Moçambique, Swazilândia, Botswana, Namíbia, e Angola, são variadamente conhecidas como Bushmen, San, Sho, Basarwa, Kung, ou Khwe. Essas pessoas eram tradicionalmente caçadores-coletores, parte do grupo Khoisan e estão relacionados com a tradicional pastoral Khoikhoi. A partir dos anos 1950, na década de 1990, eles mudaram para a agricultura, como resultado de programas governamentais de modernização mandatado, bem como o aumento dos riscos de um estilo de vida de caça e coleta em face do desenvolvimento tecnológico.

Os bosquímanos têm proporcionado uma riqueza de informações para os campos de antropologia e genética, assim como seu estilo de vida muda. Um amplo estudo da diversidade genética africana concluída em 2009 descobriu o povo San que estavam entre as cinco populações com os mais altos níveis medidos de diversidade genética entre as 121 populações distintas africanas amostradas. (Leia mais...)
ver -


Artigo selecionado/3[editar código-fonte]

Tsodilo é um Patrimônio da humanidade UNESCO localizada na região noroeste de Botswana. Foi inscrito em 2001, devido a seu exclusivo significado religioso e espiritual para a população local, bem como o seu único registro de assentamento humano ao longo de muitos milênios. Ele contém mais de 4.500 pinturas rupestres em uma área de aproximadamente 10 km² dentro do deserto do Kalahari. A recente descoberta de artefatos de 70.000 anos de idade e uma cabeça de Píton esculpida em pedra parece representar os primeiros rituais humanos conhecidos. Estudiosos acreditavam que o intelecto humano não haviam alcançado a sofisticação necessária para a realização de rituais espirituais e atividades organizadas até cerca de 40.000 anos atrás, na Europa, mas dentro de uma caverna nas montanhas Tsodilo, arqueólogos encontraram um enorme escultura de pedra de uma serpente python que era adorada e apresentada com ofertas tão cedo quanto 70 mil anos atrás. É quase tão grande (altura), como um ser humano e mede aproximadamente 20 pés (6 metros) de comprimento. (Leia mais...)
ver -


Artigo selecionado/4[editar código-fonte]

Portal:Botswana/Artigo selecionado/4
ver -


Artigo selecionado/5[editar código-fonte]

Portal:Botswana/Artigo selecionado/5
ver -


Artigo selecionado/6[editar código-fonte]

Portal:Botswana/Artigo selecionado/6
ver -


Artigo selecionado/7[editar código-fonte]

Portal:Botswana/Artigo selecionado/7
ver -


Artigo selecionado/8[editar código-fonte]

Portal:Botswana/Artigo selecionado/8
ver -