Portal:Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal da
Cidade de
Brasília
Palácio do PlanaltoCongresso Nacional (edifício)Supremo Tribunal FederalTeatro Nacional Cláudio SantoroMuseu Nacional Honestino GuimarãesBiblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura BrizolaCatedral Metropolitana Nossa Senhora AparecidaPonte Juscelino Kubitschek
 ver · editar Brasília
Brasão da cidade de Brasília.
Brasão da cidade de Brasília.
Bandeira da cidade de Brasília.
Bandeira da cidade de Brasília.

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014, sua população era de 2.852.372 habitantes (3 716 996 em sua área metropolitana) sendo, então, a quarta cidade mais populosa do país. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.



Saiba mais sobre Brasília...


 ver · editar Artigo destacado aleatória

A ALA1 - Base Aérea de Brasília (Antiga: BABR - Brigadeiro Eduardo Gomes) é uma base da Força Aérea Brasileira localizada em Brasília, capital do Brasil e sede do Distrito Federal. Foi criada em 3 de dezembro de 1963 e funciona junto ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. A Base Aérea de Brasília é conhecida em todo o Brasil por ser a base de operações do FAB VC-1A, que é a principal aeronave responsável pelo transporte do(a) Presidente da República.

Em 2016, a Força Aérea Brasileira iniciou um profundo processo de reestruturação, culminando com a desativação da Base Aérea de Brasília em 19 de janeiro de 2017. Nesta mesma data, foi ativada em seu lugar a Ala 1, subordinada ao COMPREP - Comando de Preparo.

Leia o artigo completo...


 ver · editar História
Construção dos prédios dos mnistérios
Construção dos prédios dos mnistérios


A história de Brasília, a capital do Brasil, situada no Distrito Federal, no coração do país, iniciou com as primeiras ideias de uma capital brasileira no centro do território nacional. A necessidade de interiorizar a capital do país parece ter sido sugerida pela primeira vez em meados do século XVIII, ou pelo Marquês de Pombal, ou pelo cartógrafo italiano a seu serviço Francesco Tosi Colombina. A ideia foi retomada pelos Inconfidentes, e foi reforçada logo após a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, quando esta cidade era a capital do Brasil.

A primeira menção ao nome de Brasília para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e desde então sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização. A primeira Constituição da República, de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960 após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer.

Veja mais em História de Brasília


 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia
Mapa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
Mapa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno


 ver · editar Imagem aleatória
Palácio do Jaburu


 ver · editar Como Colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Cidade de Brasília na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Notícias
 ver · editar Wikimedia
Brasília no Commons Brasília no Commons
Imagens e mídia
Brasília no Wikcionário Brasília no Wikcionário
Definições
Brasília no Wikilivros Brasília no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Brasília no Wikinotícias Brasília no Wikinotícias
Notícias
Brasília no Wikiquote Brasília no Wikiquote
Citações
Brasília no Wikisource Brasília no Wikisource
Biblioteca
Brasília na Wikiversidade Brasília na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais Relacionados