Portal:Caninos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Caninos

Canídeos (latim científico: Canidae) constituem uma família de animais mamíferos, da ordem carnívoros, que inclui o cachorro, o lobo, o coiote (cão das pradarias do Oeste americano), o chacal, o mabeco (cão selvagem da África), o dingo (cão selvagem da Austrália), a raposa e o feneco (raposa do deserto). Esta família é por vezes dividida em duas tribos: Canini e Vulpini. A primeira inclui todas as espécies de cachorros domésticos, lobos e chacais; a segunda, as raposas.

Os canídeos têm uma cauda longa e dentes molares adaptados para esmagar ossos. Têm quatro ou cinco dedos nas patas dianteiras, quatro nas patas traseiras, e garras não retrácteis adaptadas para tração em corrida. O tamanho é variável, bem como os hábitos sociais que podem ser gregários. Os sentidos da audição e olfato são mais importantes que a visão. Os canídeos são predadores, mas podem também ter alimentação omnívora, se as condições ambientais assim o exigirem.

 ver · editar Artigo selecionado


Lobo-guará
Lobo-guará
Lobo-guará (nome científico: Chrysocyon brachyurus), também conhecido como guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba, lobo-vermelho ou simplesmente lobo, é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon. A espécie não está diretamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna pleistocênica da América do Sul, que desapareceu, na maioria, após a formação do Istmo do Panamá. No Brasil o lobo-guará é considerado pelo ICMBio uma espécie ameaçada de extinção.
 ver · editar Raça selecionada


Dálmata
Dálmata
Dálmata (em croata: Dalmatinac) é uma raça canina oriunda da Croácia e muito apreciada por sua típica pelagem manchada. Sua história é ainda desconhecida e motivo de disputas: Alguns reivindicam evidências encontradas no Egito Antigo; outros na Grécia Antiga; e outros na região iugoslava de Dalmácia. De certo, sabe-se que a origem da raça foi atribuída à nação europeia e que seus exemplares foram utilizados para guardar estábulos e escoltar carruagens (como protetores e adornos da aristocracia), além de caçar pragas e pássaros e pastorear.
 ver · editar Imagem selecionada


Raposa-vermelha
Raposa-vermelha
Raposa-vermelha (Vulpes vulpes)
Tópicos
Como colaborar! Como colaborar!
• Crie artigos relacionados aos caninos dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre os caninos.
 ver · editar Portais relacionados