Portal:Ciência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z


Portal Ciência
Página principal   Categorias e Tópicos   Portais e WikiProjetos   Como colaborar!
editar
Ciência

Icon

Palavra derivada do grego episteme que designava um saber desinteressado, desligado das necessidades práticas,resultante do raciocínio lógico. No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. Este artigo foca o sentido mais restrito da palavra. A ciência tal como é discutida neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico e o corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse. Esse artigo concentra-se na definição mais específica.

Saiba mais...
Mostrar novas seleções

Artigo destacado

Árvore da vida representando toda a diversidade da vida na Terra.

Evolução, no ramo da biologia, é a mudança na composição das características hereditárias de uma população dentro de uma espécie. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características já existentes no organismo; estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.

Apesar da descrição do processo por Charles Darwin, já em 1859, no livro A Origem das Espécies, o mecanismo só começou a ser compreendido após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel no princípio do século XX, resultando na origem da Síntese Evolutiva Moderna. Desde o aparecimento da genética moderna na década de 1940, a evolução tem sido definida como uma mudança na frequência de alelos de uma geração para a seguinte. O acumular de diferenças ao longo de gerações leva, eventualmente, à separação de espécies. A teoria da evolução, com um grande poder preditivo e explanatório, tornou-se o pilar central da biologia moderna, oferecendo uma explicação unificadora para toda a diversidade da vida no Planeta Terra.

Imagem destacada

Terra
A Terra vista da Apollo 17.

Colabore

Colabore
• Crie artigos relacionados à Ciência dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Categoria:Ciência.
• Participe do desenvolvimento do projeto Ciência.
• Veja mais tarefas aqui.

Biografia destacada

Isaac Newton

Sir Isaac Newton (1643 — 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.

Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.

Sabia que...

Você sabia que...

...a distância entre a Terra e o Sol pode variar entre 147 000 000 km e 152 000 000 km, pois a trajectória que a Terra descreve em torno do Sol é elíptica?

Galileu Galilei

...o primeiro foguete com sistema de propelente líquido foi lançado no dia 16 de março de 1926, em Auburn, Massachussets, nos EUA?

...o Galileu Galilei (imagem) foi o descobridor da parábola?

...o som viaja muito mais rápido no aço do que no ar?


... Albert Einstein conseguiu calcular a irregular órbita de Mercúrio em volta do Sol?

Categorias

Para ver todas as subcategorias, clique em [+]

Wikimedia

Portal ciência no Wikinotícias     Ciência no Wikiquote     Ciência na biblioteca do Wikilivros     Categoria ciência no Wikicommons     Categoria ciência no Wiktionary     Wikiversity School of Science
Notícias Citações Textos didáticos Imagens Definições Aprendizado
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Commons-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Wikiversity-logo.svg

Portais relacionados