Portal:Ciência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Portal Ciência
Página principal   Categorias e Tópicos   Portais e WikiProjetos   Como colaborar!
editar
Ciência

Icon
Icon
No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. Este artigo foca o sentido mais restrito da palavra. A ciência tal como é discutida neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico e o corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse. Esse artigo concentra-se na definição mais específica.

 ver · editar Artigo destacado
Árvore da vida representando toda a diversidade da vida na Terra.
Árvore da vida representando toda a diversidade da vida na Terra.

A história da biologia traça o estudo do meio vivo desde a Antiguidade até aos tempos modernos. Embora o conceito de biologia enquanto campo científico único e coeso só tenha surgido no século XIX, as ciências biológicas têm origem nas práticas ancestrais de medicina e de história natural que remontam à Ayurveda, à medicina do Antigo Egito e às obras de Aristóteles e Galeno durante a Antiguidade clássica. Esta tradição pioneira continuou a ser aperfeiçoada durante a Idade Média por médicos islâmicos e académicos como Avicena. Durante o Renascimento e no início da Idade Moderna, o raciocínio científico na Europa foi drasticamente alterado com a introdução do empirismo e com a descoberta de inúmeras formas de vida. Entre as figuras de relevo deste movimento destacam-se Andreas Vesalius e William Harvey, introdutores do experimentalismo e da observação científica na fisiologia, e naturalistas como Carolus Linnaeus e Buffon, pioneiros da classificação das espécies e dos registos fósseis, para além de obras no comportamento e desenvolvimento dos seres vivos.

 ver · editar Imagem destacada
Telescópio espacial Hubble
Telescópio espacial Hubble
Crédito: NASA Fonte: https://apod.nasa.gov/apod/ap021124.html
Telescópio espacial Hubble (em inglês Hubble Space Telescope - HST) é um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. Foi lançado pela agência espacial estadunidense - NASA - em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial (em Portugal, vaivém espacial) Discovery (missão STS-31). Este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
 ver · editar Colabore
Colabore
Colabore
• Crie artigos relacionados à Ciência dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Categoria:Ciência.
• Participe do desenvolvimento do projeto Ciência.
• Veja mais tarefas aqui.


 ver · editar Biografia destacada
Barbara McClintock em seu laboratório
Barbara McClintock em seu laboratório

Barbara McClintock (Hartford, 16 de junho de 1902Huntington, 2 de setembro de 1992) foi uma botânica estadunidense, especialista em genética.

Recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1983 pela descoberta dos elementos genéticos móveis, que causam o fenômeno conhecido como transposição genética. Na década de 1940, Barbara realizou experiências com variantes de milho e descobriu que "a informação genética nunca fica imobilizada". É considerada, ao lado de Gregor Mendel e Thomas Hunt Morgan, uma das três mais importantes figuras da história da genética. Empreendeu uma das mais espetaculares descobertas da genética, os genes saltadores ou transposões. Passaram-se mais de trinta anos entre sua descoberta, fundamental para a genética, e o recebimento do Prêmio Nobel em 1983.

 ver · editar Sabia que...

Você sabia que...

...o fóssil humano mais antigo já encontrado chama-se Lucy por causa da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" da banda britânica The Beatles?

...a distância entre a Terra e o Sol pode variar entre aproximadamente 147.000.000 km (perigeu) e 152.000.000 km (apogeu), pois a trajetória que a Terra descreve em torno do Sol não é perfeitamente centralizada?

Galileu Galilei
Galileu Galilei

...o primeiro foguete com sistema de propelente líquido foi lançado no dia 16 de março de 1926, em Auburn, Massachusetts, nos EUA?

...Galileu Galilei (imagem) foi o primeiro a propor que um objeto arremessado horizontalmente no ar descreveria uma curva parabólica?

...o som se propaga muito mais rápido no aço e na água do que no ar?

...não existe fogo no Sol?

...a Terra fica 100 kg mais pesada a cada dia devido à queda de pó espacial?

...o Sol converte cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio a cada segundo em virtude do processo de fusão nuclear?

 ver · editar Categorias

Para ver todas as subcategorias, clique em [+]

Categorias
Categorias
 ver · editar Portais relacionados
Principais
Ciência História da ciência

Ciências Naturais e Matemáticas

Ciências biológicas
Biologia Biologia Celular Evolução Extinção
Ciências da Saúde
Enfermagem Farmácia Medicina Odontologia
Saúde
Ciências Físicas
Astronomia Ciências da Terra Cosmologia Ecologia
Física Meteorologia Química Vulcões
Matemáticas
Lógica Matemática Probabilidade e
estatística

Ciências sociais

Sociais
Educação Linguística Negócios e
economia
Psicologia
Geográficos
África América Central América do Norte América do Sul
Atlas Ásia Europa Geografia
Oceania
História
Arqueologia Áustria-Hungria Heráldica História

Portais das Antigas Civilizações:

Portal:Mesopotâmia Portal:Antigo Egito Portal:Grécia Antiga Portal:Roma Antiga Portal:Maias Portal:Astecas Portal:Incas
Mesopotâmia Antigo Egito Grécia Antiga Roma Antiga Maias Astecas Incas

Ciências aplicadas

Tecnológicos
Eletrônica Engenharia Rádio Robótica
Tecnologia
Tecnológicos de informação
T.I. Apple Google Linux
Microsoft Software
Livre
Tecnológicos de transporte
Aviação Carros Caminhões Náutico
Transportes Trens/Ferroviário

 ver · editar Wikimedia