Portal:Cores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal Cores Portal:Cores

Cores

Cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.

É relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Cor em destaque


Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho

Vermelho (do latim vermillus – "vermezinho": a cochonilha) é a cor do sangue, sita no limite do visível do espectro luminoso, constituída pelos maiores comprimentos de onda da luz visível, entre 625 e 740 nanômetros (abaixo deste comprimento de ondas, o infravermelho, não é mais perceptível pela visão humana). Também é conhecida como escarlate ou encarnado. É cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta.

Lista de cores

Artigos em destaque

Monocromia Policromia
Uma imagem com paleta monocromática.
Monocromia (radiação (ou luz) monocromática) é a radiação produzida por apenas uma cor (em rigor, de apenas um comprimento de onda). O termo "monocromático" não é empregado para o preto (ausência de cor/luz) ou o branco (soma de todas as cores). É uma harmonia conseguida por apenas uma cor e seus tons diferentes
Capitel polícromo com decoração de leões do século XI da Abadia de Saint-Sever.
Policromia é o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. O adjetivo polícromo utiliza-se para escultura, pintura, etc. Na Antiguidade, os assírios e caldeus pintavam com cores brilhantes as suas estátuas e decoravam as paredes dos edifícios com azulejos ou pinturas murais de cor viva, em cujo perfil estavam desenhados grossos.
Sistema de cores de Munsell HSV
A ilustração do sistema Munsell de cores.
Sistema de cores de Munsell é um sistema de ordenamento de cores perceptualmente uniforme que possibilita um arranjo tridimensional das cores num espaço cilindrico de três eixos e que permite especificar uma determinada cor através de três dimensões. Foi criado pelo professor Albert H. Munsell na primeira década do século XX. Os conceitos empregados por Munsell na definição de uma cor são usadas universalmente, tendo dado origem, inclusive, a nomes de modelos de cor como HSV, HLS, HSB e outros.
O sistema de cores HSV sendo visto como um círculo.
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). Esse sistema também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor, utilizando seus três parâmetros: matiz (tonalidade), saturação e valor (brilho). Foi inventado no ano de 1974, por Alvy Ray Smith. É caracterizada por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.
RYB sRGB
Roda padrão de cores RYB
RYB (Red, Yellow, Blue = Vermelho, Amarelo, Azul) é um modelo histórico de síntese subtrativa de cor, estabelecido por Leonardo da Vinci em sua teoria das cores. Atualmente, sabe-se que este modelo é cientificamente incorreto, mas ainda assim é bastante utilizado em artes plásticas. Neste modelo, as cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, com as respectivas complementares secundárias laranja, púrpura e verde. Atualmente, contudo, considera-se o CMYK como o melhor modelo subtrativo, capaz de representar todas as cores perceptíveis pelo olho humano.
sRGB
sRGB (standard RGB) é um sistema eletrônico de cores criado pela HP e pela Microsoft. Inicialmente desenvolvido para a integração entre equipamentos digitais, o sRGB hoje, é o espaço de cores padrão para a fotografia digital, embora sua gama de cores não seja tão ampla quanto o Adobe RGB ou o cieLab. Como a maioria dos equipamentos de imagens digitais saem de fábrica com este padrão de espaço, o usuário precisa "calibrar" este equipamento para o espaço de cor específico que seja diferente do sRGB.
Carga de cor Gama de cores
As cores podem ser representadas como vetores em um plano, conforme a figura.
Carga de cor é uma propriedade de quarks e glúons que está relacionada com a força forte existente entre eles, no contexto da cromodinâmica quântica. Existem muitas analogias entre a carga de cor e a carga elétrica, contudo existem algumas importantes diferenças e complicações adicionais. A cor de um quark e de um glúon não tem a ver com o conceito tradicional de cor.
Diagrama cromático em RGB.
Gama de cores ou escala de cores, em inglês Gamut. Significa quais cores podem ser processada por algum meio, seja ele um monitor ou uma impressora. Quando a expressão "fora de gama" é utilizada, significa que a cor não pode ser determinada com precisão em algum dispositivo. Existem diferentes tipos de padrões de cores.
Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a cores dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre cores.

Cores em...