Portal:Cruzadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z


PORTAL CRUZADAS

Introdução

Crusader siege of Antioch

As Cruzadas foram uma série de conflitos militares de caráter religioso travadas por grande parte da Europa cristã contra ameaças externas e internas; foram travadas contra os muçulmanos, eslavos pagãos, cristãos ortodoxos russos e gregos, mongóis, cátaros, hussitas, judeus e inimigos políticos dos papas. Os cruzados tomaram votos e tiveram a indulgência dos pecados passados​​.

As Cruzadas tiveram originalmente o objetivo de recapturar Jerusalém e a Terra Santa do domínio muçulmano e foram inicialmente lançadas em resposta a um apelo do Império Bizantino por ajuda contra a expansão dos turcos seljúcidas na Anatólia. O termo também é usado para descrever campanhas contemporâneas e posteriores realizadas em territórios fora do Levante normalmente contra os pagãos, os hereges e os povos sob a condenação de excomunhão devido a uma mistura de motivos religiosos, econômicos e políticos. As rivalidades entre as potências cristãs e muçulmanas também levaram a alianças entre facções religiosas contra os seus adversários, como a aliança cristã com o Sultanato de Rum durante a Quinta Cruzada.

As Cruzadas tiveram impactos políticos, econômicos e sociais de grande alcance, alguns dos quais duraram até os tempos contemporâneos. Devido a conflitos internos entre os reinos cristãos e as potências políticas, algumas das expedições cruzadas foram desviadas de sua finalidade original, como a Quarta Cruzada, que resultou no saque cristão de Constantinopla e a partição do Império Bizantino entre Veneza e os cruzados.


Artigo selecionado

Ottoman-Habsburg wars.png

As Guerras Otomanos-Habsburgos referem-se aos conflitos militares entre o Império Otomano e as dinastias dos Habsburgos do Império Austríaco, dos Habsburgos da Espanha e em certos momentos, do Sacro Império Romano-Germânico e do Reino da Hungria. A guerra seria dominada pelas campanhas em terra na Hungria. Inicialmente, as conquistas otomanas na Europa foram bem sucedidas com a vitória decisiva em Mohács transformando o Reino da Hungria em um Estado vassalo otomano. Mais tarde, a Paz de Vestfália e a Guerra de Sucessão Espanhola nos séculos XVII e XVIII, respectivamente falando, deixaram o Império Austríaco como sendo a única possessão da Casa de Habsburgo. Até lá, contudo, os avanços europeus em armas e táticas militares superaram a perícia e os recursos dos otomanos e sua elite de janízaros, assegurando assim o domínio Habsburgo em terra. A guerra chegou ao fim quando o Império Austríaco e o Império Otomano assinaram uma aliança com o Império Alemão antes da Primeira Guerra Mundial. Após suas derrotas na guerra, os dois impérios foram dissolvidos.


Mais...


Imagem selecionada

Richard I of England - Palace of Westminster - 24042004.jpg

Uma estátua em bronze do cruzado Ricardo I da Inglaterra empunhando sua espada por Carlo Marochetti situada fora do Palácio de Westminster em Londres.


Você sabia

Biografia selecionada

El Greco 052.jpg

Luís IX de França ou São Luís de França (Poissy, França, 25 de Abril de 1214 - Tunis, Norte de África, 25 de Agosto de 1270) foi rei de França de 1226 até à sua morte, o nono da chamada dinastia dos capetianos directos, e também conde de Artois de 1226 a 1237.

No seu reinado a França viveu um excepcional momento político, económico, militar e cultural, conhecido como o "o século de ouro de São Luís". Houve um grande desenvolvimento da justiça real, passando o monarca a representar o juiz supremo.

Participou também da Sétima Cruzada e da Oitava Cruzada, tendo morrido no decurso desta última, o que influenciou em grande medida a sua posterior canonização no reinado do seu neto Filipe o Belo.

Mais...


Categorias

Projetos

Swords.svg

Os temas referentes as Cruzadas estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.


Portais relacionados

Wikimedia

Cruzadas no Wikinotícias     Cruzadas no Wikiquote     Cruzadas no Wikilivros     Cruzadas no Wikisource     Cruzadas no Wikcionário     Cruzadas na Wikiversidade     Cruzadas no Wikivoyage     Cruzadas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/CruzadasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/CruzadasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/CruzadasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/CruzadasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/CruzadasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CruzadasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CruzadasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:CruzadasCommons-logo.svg