Portal:Curdistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Bem vindo ao Portal do Curdistão.
City Park Hewler.JPGBaharda Kösedağ.jpg
Kurdish-inhabited area by CIA (1992).jpg
Curdistão (em curdo: كوردستان ou Kurdistan) é uma região com cerca de 500.000 km² distribuídos em sua maior parte na Turquia e o restante no Iraque, Irão, Síria, Armênia e Azerbeijão. Seu nome, que vem do persa e significa "terra dos curdos" foi cunhado em 1150 pelo sultão seljúcida Sanjar para designar uma parte do Irã ocidental.

Atualmente os curdos são a mais numerosa etnia sem Estado no mundo. São 26 milhões de pessoas, na sua maioria muçulmanos sunitas, que se organizam em clãs e, em algumas regiões, falam o idioma curdo. Suas maiores cidades são Mossul, Irbil, Kirkuk, Saqqez, Hamadã, Erzurum e Diyarbakır. Ler mais...


  


Mostrar novas seleções

Artigo destacado

Flag of Kurdistan Workers Party (PKK).svg

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (em curdo: Partiya Karkerên Kurdistan ou پارتی کار کهرانی کوردستان Parti Karkerani Kurdistan), vulgarmente conhecido como PKK, é uma organização fundada em 1970 e liderada por Abdullah Öcalan. A ideologia do PKK é baseada no marxismo-leninismo revolucionário e no nacionalismo curdo. O objetivo do PKK tem consistido em criar um Estado curdo independente e um Estado socialista no Curdistão, uma região que compreende partes do sudeste da Turquia, nordeste do Iraque, nordeste da Síria e noroeste do Irã, onde a população curda é a maioria. Esta meta está agora moderada, com a reivindicação de direitos culturais e políticos para a população curda dentro do Estado da Turquia. (Ler mais...)



Biografia

Representação artística de Saladino.

Saladino (em árabe: صلاح الدين يوسف بن أيوب, transl. Ṣalāḥ ad-Dīn Yūsuf ibn Ayyūb; em curdo: سه‌لاحه‌دین ئه‌یوبی, transl. Selah'edînê Eyubî; c. 1138 — 4 de março de 1193) foi um chefe militar curdo muçulmano que se tornou sultão do Egito e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante. No auge de seu poder, seu domínio se estendia pelo Egito, Síria, Iraque, Iêmen e pelo Hijaz. Foi responsável por reconquistar Jerusalém das mãos do Reino de Jerusalém, após sua vitória na Batalha de Hattin e, como tal, tornou-se uma figura emblemática na cultura curda, árabe, persa, turca e islâmica em geral. Saladino, adepto do islamismo sunita, tornou-se célebre entre os cronistas cristãos da época por sua conduta cavalheiresca, especialmente nos relatos sobre o sítio a Kerak em Moab, e apesar de ser a nêmesis dos cruzados, conquistou o respeito de muitos deles, incluindo Ricardo Coração de Leão; longe de se tornar uma figura odiada na Europa, tornou-se um exemplo célebre dos princípios da cavalaria medieval.




Mapa

Kurdish-inhabited area by CIA (2002).jpg

Área habitada pelos curdos.


Imagem selecionada

Akhtamar Island on Lake Van with the Armenian Cathedral of the Holy Cross.jpg

Lago Van no Curdistão.

Sabia que?

DYKSquare.png

... os curdos são a maior etnia sem Estado no mundo com cerca de 26 milhões de pessoas; representando minoria étnica na Turquia, Irã, Iraque e Síria sem direitos políticos e discriminada pelos governos?

... a bandeira do Curdistão existe desde 1920?

... os curdos são uma das mais antigas nações do mundo?

... a língua curda possui quatro dialetos diferentes?



Categorias

Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com o Curdistão.


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


Portais relacionados

Flag of Turkey.svg
Flag of Iraq.svg
Flag of Iran.svg
Flag of Syria.svg

Erro: imagem inválida ou inexistente

Turquia Iraque Irão Síria Islão


Wikimedia

Curdistão no Wikinotícias     Curdistão no Wikiquote     Curdistão no Wikilivros     Curdistão no Wikisource     Curdistão no Wikcionário     Curdistão na Wikiversidade     Curdistão no Wikivoyage     Curdistão no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Curdist%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Curdist%C3%A3oCommons-logo.svg