Portal:Dança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal:Dança





Portal
Dança

Dança

Dança (do francês antigo dancier) geralmente refere-se ao movimento humano ora usado como forma de expressão ou apresentado num contexto social, espiritual ou num ambiente de performance. Também é usada para descrever métodos de comunicação não-verbal entre humanos ou animais (dança das abelhas, dança de acasalamento), movimento em objetos inanimados (as folhas dançam ao sabor do vento) e determinados géneros musicais. Coreografia significa qualquer noção de dança.

Definições daquilo que constitui a dança dependem de restrições sociais, culturais, estéticas, artísticas e morais. Varia entre movimento funcional (como a dança folclórica) e codificado, técnicas virtuosas como o ballet. As disciplinas de dança existem em desportos, como a ginástica, patinação artística e natação sincronizada. A arte marcial kata é muitas vezes comparada com dança.

Tipo de dança

Polca é uma dança rápida, de compasso binário, nascida na Europa central no século XIX. Seu nome deriva da expressão "polaca", usada para designar as mulheres da Polônia. Apesar da grande popularidade neste país, a polca é originária da Boêmia, e a sua introdução à música acadêmica foi feita pelos compositores boêmios Bedrich Smetana e Antonin Dvorak, no final do século XIX.

Imagem em destaque

Anna Pavlova
Anna Pavlova em The Dying Swan (A Morte do Cisne).

Anna Pavlova (1881–1931) foi uma bailarina russa. Fascinou o mundo da dança no fim do século XIX e na primeira metade do século XX.

Festival de dança

Alkantara Festival é um festival multidisciplinar e intercultural, dedicado às artes do espectáculo, nas suas variadas expressões contemporâneas. A primeira edição foi em junho de 2006, em parceria com vários teatros e organizações culturais de Lisboa. O festival cria uma oportunidade para o público se confrontar com o trabalho de artistas de várias origens e culturas muito diferentes.

Artigo em destaque

Dança de salão surgiu no séc. XIV nos bailes da nobreza européia, especialmente a valsa, dançada em casais, o que era um avanço comportamental na época.

No Brasil, os saraus dançantes do século XIX deram lugar a dança de salão, a partir de 1914, quando a suíça Louise Poças Leitão, evadindo-se da I Guerra Mundial, aportou em São Paulo. Ensinando valsa, mazurca e outros ritmos tradicionais para a sociedade paulista, Louise não imaginava que iria criar uma tradição tão forte, seguida por discípulos que continuariam seu trabalho.

No Rio de Janeiro, a dança de salão cresceu nas mãos de Maria Antonieta que, com a ajuda de várias correntes de professores, tornou sua prática uma forma de ensino popular.

Biografia em destaque

Ekaterina Maximova (1939–2009) foi uma bailarina russa. Após terminar os estudos na Bolshoi Theatre School, foi aceita no elenco do Balllet Bolshoi, em cujo palco brilhou mais de três décadas. Dançou pela última vez no Bolshoi em 1999, por ocasião de seus 60 anos. Foi Doutora Honoris Causa da Universidade de Moscou, membro da Academia de Arte Russa, integrante do júri dos prêmios Triunfo de Literatura e Arte e vencedora de numerosos prêmios internacionais. Vladimir Vasiliev, bailarino e coreógrafo russo, foi o seu marido e único parceiro no palco. O par Vasiliev-Maximova foi considerado pela crítica especializada "o par de ouro do balé russo do séc. XX".

Você sabia?

Dança contemporânea
... que a valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808. Foram muito tocadas nos salões vienenses?

... que o samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras?

... que a dança do ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional?

Danças nacionais e populares

Tango

Alemanha
Ländler

Angola
Capoeira de AngolaKizombaKuduro

Argentina
ChacareraChamaméMilongaTango

Valsa

Austrália
Hakken

Áustria
LändlerPolcaValsa

Bolívia
CaporalesChacareraDiablada

Dança do leão

Brasil
BaiãoBugioBumba-meu-boiCaboclinhosCacuriáCalangoCapoeiraCarimbóCateretêCatiraChimarritaChulaCirandaCocoCongoForróFrevoJongoLambadaLunduMaculelêMaracatu NaçãoMaracatu RuralMaxixeQuilomboRasqueadoSambaSamba de rodaSertanejo universitárioSiriáSiririTambor de crioulaToréVanerãoXaxadoXote

China
Dança do DragãoDança do leão

Cuba
BoleroCha-cha-chaMamboRumbaSalsaTumba francesa

Dança do Ventre

Egito
Dança do Ventre

Espanha
BoleroCachuchaFandangoFlamencoMalaguenhaMilongaMuinheiraPasodobleSardanaSevilhanaTiranaZarzuela

Estados Unidos da América
BreakdanceC-WalkCakewalkCharlestonDança hip hopFoxtrotFunk StylesHulaKrumpingLindy HopPoppingThe Running ManTribalTurfingTwistVogueWest Coast Swing

Cancan

França
An DroBourréeCancanGavotaMinuetoPassepiedValsa

Grécia
Sirtaki

Holanda
HakkenQuadrilha

Bharatanatyam

Hungria
CsárdásVerbunkos

Índia
BhangraBharatanatyamMallakhambManipuriMohiniyattamOdissi

Inglaterra
AnglaiseGigaPole danceQuickstep

Sapateado

Irlanda
Sapateado

Israel
Hora

Itália
SicilianaTarantela

Shibu

Japão
Nihon buyoPara ParaShibu

Paquistão
Bhangra

Peru
Huayño

Mazurca

Polónia
CracovianaMazurcaPolcaPolonesa

Portugal
Cana-verdeChulaCorridinhoDança das VirgensDança dos HomensFandangoFoliaPau de fitaRegadinhoReisadoVerde-gaioVira

República Dominicana
BachataMerengue

Salsa

Tonga
'otuhakaLakalakaMa'ulu'uluMe'etu'upaki

Uruguai
Milonga

Venezuela
JoropoMerengueSalsa

Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a dança dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a dança.

Dança em...