Portal:Dança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal:Dança





Portal
Dança

Dança

Dança (do francês antigo dancier) geralmente refere-se ao movimento humano ora usado como forma de expressão ou apresentado num contexto social, espiritual ou num ambiente de performance. Também é usada para descrever métodos de comunicação não-verbal entre humanos ou animais (dança das abelhas, dança de acasalamento), movimento em objetos inanimados (as folhas dançam ao sabor do vento) e determinados géneros musicais. Coreografia significa qualquer noção de dança.

Definições daquilo que constitui a dança dependem de restrições sociais, culturais, estéticas, artísticas e morais. Varia entre movimento funcional (como a dança folclórica) e codificado, técnicas virtuosas como o ballet. As disciplinas de dança existem em desportos, como a ginástica, patinação artística e natação sincronizada. A arte marcial kata é muitas vezes comparada com dança.

Tipo de dança

Breakdance (também conhecido como breaking ou b-boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro.

Imagem em destaque

Josephine Baker
Josephine Baker com o traje da dança da banana.

Josephine Baker (1906–1975) foi uma cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937. Considerada como a primeira grande estrela negra das artes cênicas.

Festival de dança

Circular Festival de Artes Performativas é um evento de artes cénicas de periocidade anual que decorre desde 2005 na cidade de Vila do Conde. Os campos artísticos abrangidos neste festival são múltiplos: teatro, dança contemporânea, performance, artes visuais, vídeo, música, entre outros.

O festival fomenta a apresentação e promoção de propostas performativas de âmbito experimental, numa vertente de criatividade, privilegiando a apresentação de propostas transdisciplinares.

Artigo em destaque

Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX. Surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.

É uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas utilizando os métodos e os procedimentos de pesquisa. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.

Biografia em destaque

Maurice Béjart (1927–2007) foi um dançarino e coreógrafo francês. Fundou em 1953, ao lado de Jean Laurent, Les Ballets de l'Etoile, mais tarde rebatizado de Ballet-Théâtre de Paris. Com o lançamento de seu primeiro grande sucesso, Symphonie pour un homme seul (1955), foi convidado pelo Théâtre Royal de la Monnaie, em Bruxelas, a criar um balé para seu corpo de baile: assim nasceu sua obra prima - Le Sacre du printemps, em 1959.

Foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente (1986) pelo imperador japonês Hirohito, nomeado Grande Oficial da Coroa (1988) pelo rei Balduíno, da Bélgica, e eleito, em 1994, membro da Academia Francesa de Belas Artes.

Você sabia?

... que no dia 29 de abril é o Dia Internacional da Dança?

... que no antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao Deus Osíris?

Dança moderna

... que o caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos?

... que na Grécia Clássica, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos?

... que no século XIX apareceram a contradança (que se transformou na quadrilha), a valsa, a polca, a mazurca, etc?

Danças nacionais e populares

Tango

Alemanha
Ländler

Angola
Capoeira de AngolaKizombaKuduro

Argentina
ChacareraChamaméMilongaTango

Valsa

Austrália
Hakken

Áustria
LändlerPolcaValsa

Bolívia
CaporalesChacareraDiablada

Dança do leão

Brasil
BaiãoBugioBumba-meu-boiCaboclinhosCacuriáCalangoCapoeiraCarimbóCateretêCatiraChimarritaChulaCirandaCocoCongoForróFrevoJongoLambadaLunduMaculelêMaracatu NaçãoMaracatu RuralMaxixeQuilomboRasqueadoSambaSamba de rodaSertanejo universitárioSiriáSiririTambor de crioulaToréVanerãoXaxadoXote

China
Dança do DragãoDança do leão

Cuba
BoleroCha-cha-chaMamboRumbaSalsaTumba francesa

Dança do Ventre

Egito
Dança do Ventre

Espanha
BoleroCachuchaFandangoFlamencoMalaguenhaMilongaMuinheiraPasodobleSardanaSevilhanaTiranaZarzuela

Estados Unidos da América
BreakdanceC-WalkCakewalkCharlestonDança hip hopFoxtrotFunk StylesHulaKrumpingLindy HopPoppingThe Running ManTribalTurfingTwistVogueWest Coast Swing

Cancan

França
An DroBourréeCancanGavotaMinuetoPassepiedValsa

Grécia
Sirtaki

Holanda
HakkenQuadrilha

Bharatanatyam

Hungria
CsárdásVerbunkos

Índia
BhangraBharatanatyamMallakhambManipuriMohiniyattamOdissi

Inglaterra
AnglaiseGigaPole danceQuickstep

Sapateado

Irlanda
Sapateado

Israel
Hora

Itália
SicilianaTarantela

Shibu

Japão
Nihon buyoPara ParaShibu

Paquistão
Bhangra

Peru
Huayño

Mazurca

Polónia
CracovianaMazurcaPolcaPolonesa

Portugal
Cana-verdeChulaCorridinhoDança das VirgensDança dos HomensFandangoFoliaPau de fitaRegadinhoReisadoVerde-gaioVira

República Dominicana
BachataMerengue

Salsa

Tonga
'otuhakaLakalakaMa'ulu'uluMe'etu'upaki

Uruguai
Milonga

Venezuela
JoropoMerengueSalsa

Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a dança dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a dança.

Dança em...