Portal:Djibouti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Coat of arms of Djibouti.svg Bem vindo ao
Portal de Djibouti
Lake Assal 1-Djibouti.jpgDjibouti classroom.jpgQuartier européen à Djibouti.jpg12 khor ambado.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização do Djibouti.

O Djibouti da francesa ou Djibuti ou Jibuti, é um pequeno país do nordeste de África, limitado a norte pela Eritreia, a leste pelo estreito de Bab el Mandeb, pelo Golfo de Aden e pela Somália e a sul e oeste pela Etiópia. A capital é Djibouti.


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Vista do centro da Cidade do Cabo.

O Bab-el-Mandeb ou Babelmândebe (alternativamente Bab el Mandab, Bab al Mandab ou Bab al Mandeb, "Portão das Lágrimas") é o estreito que separa os continentes da Ásia (Iêmen na Península Arábica) e África (Djibouti, ao norte da Somália no Chifre da África), ligando o Mar Vermelho ao Oceano Índico via Golfo de Áden. Em alguns mapas em inglês usa-se o termo Mandab Strait.

Os estreitos de Bab-el-Mandeb provavelmente são testemunhas das emigrações maciças que tiveram lugar na África, entre 85 e 75 mil anos atrás. Estudos recentes estabeleceram sem sombra de dúvida que os primeiros humanos viveram no continente africano e subseqüentemente povoaram o resto do mundo através de uma série de emigrações começando pela travessia destes estreitos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Ismail Omar Guelleh.

Ismaïl Omar Guelleh (nascido em 27 de novembro de 1947) é o segundo Presidente do Djibouti. Sucedeu ao seu tio, Hassan Gouled Aptidon, no ano de 1999.

4 de fevereiro de 1999, Hassan Gouled Aptidon anunciou que não ia concorrer a outro mandato, e um congresso extraordinário do partido escolheu Guelleh como candidato. Guelleh venceu a eleição, ocorrida em 9 de abril de 1999, com 74.02% dos votos, vencendo o candidato oposicionista Moussa Ahmed Idriss e tomou posse em 8 de maio do mesmo ano. Moussa Ahmed Idriss foi preso em setembro do mesmo ano, acusado de "ameaçar o moral das forças armadas" e encarcerado em local desconhecido.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • ... que a empresa Ferrovia Imperial da Etiópia (Imperial Railway Company of Ethiopia) tentou, sem sucesso, construir uma ferrovia de Djibouti para Adis Abeba, em 1890?
  • ... que o Francolin do Djibouti, uma espécie criticamente ameaçada de ave, só é conhecida a partir de dois locais isolados em Djibouti?
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Para exibir todas as subcategorias, clicar sobre "►":



Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver