Portal:Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:EUA)
Logo do Portal dos Estados Unidos
Logo do Portal dos Estados Unidos
 ver · editar O Portal dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of AmericaUSA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

 ver · editar Artigo destacado


Lista de prêmios de Angelina Jolie
Jolie na estreia de The Curious Case of Benjamin Button em Berlim, 2009.
Award Prêmios Nomeações
Oscar
1 2
BAFTA
1 3
Globo de Ouro
3 7
SAG Awards
2 4
Prêmios totais
47 97

Angelina Jolie é uma atriz e cineasta americana que recebeu vários prêmios e nomeações, incluindo um Oscar, três Globos de Ouro, dois Screen Actors Guild Awards, quatro Teen Choice Awards e dois Satellite Awards. Depois de ter papéis menores em vários filmes, estrelou seu primeiro papel principal em Hackers (1995). Estrelou os telefilmes biográficos aclamados pela crítica George Wallace (1997) e Gia (1998), e ganhou o Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards, Blockbuster Entertainment Awards e Critics' Choice Movie Awards na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no drama Girl, Interrupted (1999).[1]

Alcançou reconhecimento internacional por seu papel como a arqueóloga aventureira Lara Croft no filme Lara Croft: Tomb Raider (2001). Por seu desempenho recebeu várias indicações a diversos prêmios, como ao Teen Choice Awards, MTV Movie Awards, Kids' Choice Awards e Saturn Award. Em 2003, retomou seu papel em Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life, que não foi tão lucrativo quanto o original. No ano de 2005, protagonizou a comédia de ação Mr. & Mrs. Smith, na qual estrelou ao lado de Brad Pitt. O desempenho de ambos foi elogiado, e Jolie recebeu indicações ao Teen Choice Awards, People's Choice Awards e o MTV Movie Awards.[2]

Sua performance como Mariane Pearl em A Mighty Heart (2007), fez com que recebesse nomeações ao Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards, Critics Choice Award, Chicago Film Critics Association Awards, Dallas-Fort Worth Film Critics Association, Empire Awards, Satellite Awards e diversos outros. Em 2008, interpretou Christine Collins em Changeling. Seu desempenho recebeu aclamação dos críticos cinematográficos, recebendo uma indicação ao Oscar,[3] Globo de Ouro,[4] BAFTA,[5] Houston Film Critics Society Awards,[6] IFTA, London Film Critics' Circle e outros na categoria de Melhor Atriz. Ainda no mesmo ano, estrelou ao lado de James McAvoy e Morgan Freeman no filme de ação Wanted (2008), que foi um sucesso internacional. De 2010 a 2014, a atriz recebeu vários prêmios por suas performances em filmes como Salt (2010), The Tourist (2010) e Maleficent (2014), e na sua estreia como cineasta com o filme In the Land of Blood and Honey (2011).[7][8]

 ver · editar Você sabia que?


 ver · editar Biografia social selecionada


Christina María Aguilera (Staten Island, 18 de dezembro de 1980) é uma cantora, compositora e atriz americana. Conhecida por sua extensão vocal de quatro oitavas e habilidade de sustentar notas altas, ela é referida como a "Voz da Geração". Aguilera alcançou o estrelato com seu álbum homônimo, com o qual ela é creditada por influenciar o renascimento do teen pop no final da década de 1990 e início da década de 2000. Seus trabalhos, que incorporam feminismo, sexualidade e violência doméstica, geraram elogios da crítica e controvérsia na mídia, pelos quais ela é frequentemente citada como influência por diversos artistas.

Depois de aparecer em diversos programas de televisão, Aguilera assinou com a RCA Records em 1998. Seu álbum de estreia produziu três canções que alcançaram o pico da Billboard Hot 100 — "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)" —, além de lhe render o Grammy Award de Artista Revelação. Estabelecida como uma artista de música adolescente, ela divulgou seu primeiro álbum em espanhol, Mi Reflejo (2000), que liderou a Billboard Top Latin Albums por dezenove semanas consecutivas. Aguilera assumiu o controle criativo de seu quarto projeto em estúdio, Stripped (2002), com o qual ela mudou o curso de sua carreira; no videoclipe de "Dirrty", ela causou controvérsia por se apresentar sexualmente, causando o rompimento de sua imagem como ídolo adolescente. Enquanto os temas "Beautiful", "Fighter" e "Can't Hold Us Down" figuraram entre as dez mais vendidas em diversos países, ela foi eleita como a artista feminina mais bem-sucedida de 2003.

Seu quinto disco, Back to Basics (2006), foi recebido com críticas favoráveis e veio a ser o segundo material de sua carreira a estrear no topo da Billboard 200; além disso, foi responsável por produzir as bem-sucedidas faixas "Ain't No Other Man" e "Hurt". Em 2010, Aguilera estreou nos cinemas com o musical Burlesque e contribuiu com sua trilha sonora, responsável por gerar duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Nos anos seguintes, fez participação nas faixas de sucesso "Feel This Moment" e "Say Something"; em 2011, com "Moves Like Jagger", ela alcançou o feito de liderar a Billboard Hot 100 em cada uma das três décadas de sua carreira, cuja canção foi reconhecida como uma das mais vendidas digitalmente no mundo. Fora de seus trabalhos na indústria fonográfica, colaborou como porta-voz do Programa Alimentar Mundial, além de realizar projetos na televisão atuando como treinadora na competição The Voice (2011–16) e como atriz na série dramática Nashville (2015). Em 2019, deu início à Christina Aguilera: The Xperience, sua residência de seis etapas no Planet Hollywood Resort and Casino, em Las Vegas.

Aguilera é considerada um ícone da cultura popular e é geralmente descrita como uma artista triple threat. Ao longo de sua carreira, estima-se que ela tenha vendido cerca de 100 milhões de cópias com seus trabalhos, sendo reconhecida como uma recordista de vendas no mundo; em 2009, foi classificada como a vigésima artista mais bem-sucedida da década de 2000 pela Billboard. Entre seus diversos prêmios e reconhecimentos encontram-se cinco Grammy Awards, dois Grammy Latinos, dois MTV Video Music Awards (VMA), um feito reconhecido pelo Guinness World Records, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, além de ser nomeada como uma Lenda da Disney. Aguilera é referida ainda como uma das artistas latinas mais proeminentes da indústria do entretenimento;[9][10] em 2013, a revista Time a incluiu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, além de ter sido eleita a oitava maior mulher da história da música pelo VH1. Além disso, ela é citada como uma das maiores cantoras da música contemporânea, sendo classificada entre as maiores de todos os tempos por revistas como Rolling Stone e Consequence of Sound.

 ver · editar Citação selecionada
 ver · editar Aniversários para abril 25
 ver · editar Imagem selecionada


O astronauta Buzz Aldrin caminha na superfície da Lua, 20 de julho de 1969.
O astronauta Buzz Aldrin caminha na superfície da Lua, 20 de julho de 1969.
Credito: Neil Armstrong

Astronauta Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar, caminhando na superfície da Lua perto da perna do Módulo Lunar (LM) "Águia" durante a atividade extraveicular (EVA) do Apollo 11. O astronauta Neil Armstrong, comandante, tirou essa fotografia com uma câmera de superfície lunar de 70mm.

 ver · editar Local selecionado


Youngstown é uma cidade localizada no estado norte-americano de Ohio, no Condado de Mahoning e Condado de Trumbull. A cidade foi fundada em 1796.

 ver · editar Biografia cultural selecionada


Edwin Powell Hubble (Marshfield, 20 de novembro de 1889San Marino, 28 de setembro de 1953) foi um astrônomo norte-americano.

Hubble teve papel crucial no estabelecimento dos campos da astronomia extragaláctica e na cosmologia observacional. Hubble provou que muitos objetos que, anteriormente, acreditava-se que fossem nuvens de poeira e gás, classificadas como "nebulosas", eram na verdade galáxias além da Via Láctea. Ele também usou a forte evidência direta entre a luminosidade e o período de pulsação de uma cefeida variável clássica (descoberta em 1908 por Henrietta Swan Leavitt) para dimensionar distâncias galácticas e extragalácticas.

Hubble forneceu evidências de que a velocidade recessional de uma galáxia aumenta com sua distância da Terra, uma propriedade agora conhecida como "lei de Hubble", apesar do fato de ter sido proposta e demonstrada observacionalmente dois anos antes por Georges Lemaître. A Lei de Hubble–Lemaître implica que o universo está se expandindo. Dez anos antes, o astrônomo norte-americano Vesto Slipher tinha evidências de que a luz de muitas dessas nebulosas estava fortemente desviada para o vermelho, indicativo de altas velocidades de recessão.

O nome de Edwin Hubble é facilmente reconhecido por conta do telescópio espacial Hubble, posto em órbita em 1990, para estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera.

 ver · editar Notícias
 ver · editar Categorias
 ver · editar Panorama selecionado
 ver · editar Conteúdo em destaque


Diana Gabaldon, nascida Diana Jacqueline Gabaldon (Scottsdale, Arizona, 11 de janeiro de 1952) é uma escritora norte americana, conhecida pela série de romance e ficção histórica Outlander. Seus livros mesclam diversos gêneros, com elementos de ficção histórica, romance, ficção de aventura e ficção científica/fantasia. Uma adaptação televisiva da série A Viajante do Tempo estreou no canal Starz em 2014.

 ver · editar Tópicos


História CronologiaEra pré-colombianaPeriodo colonialTreze ColôniasDeclaração da IndependênciaRevolução AmericanaExpansão estadounidenseGuerra CivilReconstrução dos Estados UnidosPrimeira Guerra MundialGrande DepressãoSegunda Guerra MundialGuerra da CoreiaGuerra FriaGuerra do VietnãMovimento do direitos civisGuerra ao TerrorRelações estrangeirasMilitarDemográficaIndustrialInvenções e descobertasPostal

Governo Lei (ConstituiçãoDeclaração dos Direitos dos Estados UnidosSeparação de poderes) • Poder legislativo (CâmaraSenado) • Poder executivo (GabineteAgências federais) • Poder judiciário (Suprema CorteApelação) • Aplicação da lei (DoJFBI) • Inteligência (CIADIANSA) • Forças armadas (ExércitoMarinhaFuzileiros navaisForça aéreaGuarda costeira) • Bandeira

Política Partidos políticos (DemocratasRepublicanos) • Eleições (Colégio Eleitoral) • Ideologias políticasEscândalos políticosEstados vermelhos e estados azuisTio SamMovimento de independência porto-riquenha

Geografia (book) Divisões políticasTerritóriosEstadosCidadesCondadosRegiões (Nova InglaterraMédio-AtlânticoThe SouthCentro-OesteGrandes PlaníciesNoroesteSudoeste) • Montanhas (ApalachesRochosas) • Rios (MississippiColorado) • IlhasPontos extremosSistema Nacional de ParquesAbastecimento de água e saneamento

Sino da Liberdade

Economia DólarCompaniesWall StreetFederal ReserveBancosStandard of living (Personal & Household incomeIncome inequalityHomeownership) • ComunicaçõesTransportes (CarsTrucksHighwaysAeroportosRailroads) • Turismo

Sociedade Demografias (book A, B) • Línguas (Inglês americanoEspanhol) • ReligiãoSocial class (Sonho AmericanoAffluenceMiddle classPovertyEducational attainmentProfessional and working class conflict) • MediaEducaçãoHolidaysCrimePrisonsHealth careEsporte

Cultura Música (ClassicalFolkPopularJazz) • TeatroCinema & TV (Hollywood) • Literatura (American FolklorePoetryTranscendentalismoHarlem RenaissanceGeração Beat) • FilosofiaArtes visuais • (Expressionismo abstrato) • CulináriaDanceArchitectureFashion

Questões sociais Ação afirmativaExcepcionalismo americanoAntiamericanismoPena de mortePolítica de drogas & Lei secaAmbientalismoDireitos humanosImigraçãoBarreira México–Estados UnidosObesityPornografiaPerfilamento racialSame-sex marriageAbortionAdolescent sexualityRacismo

Wikipédia Livros Estados Unidos

 ver · editar Listas


Listas dos Estados Unidos

Cultura

Educação

Economia

Geografia

Governo

História

Lei

Mídia

História natural

Statue of Liberty

Pessoas

Áreas protegidas

Religião

Transporte

 ver · editar Portais relacionados






Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais
 ver · editar Wikimedia
  1. «The 72nd Academy Awards | 2000». Oscars.org | Academy of Motion Picture Arts and Sciences (em inglês) 
  2. «Teen Choice Awards - 2005 | Winners & Nominees». awardsandwinners.com (em inglês). Consultado em 1 de outubro de 2017 
  3. «The 81st Academy Awards | 2009». Oscars.org | Academy of Motion Picture Arts and Sciences (em inglês) 
  4. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Lista de prêmios e indicações recebidos por Angelina Jolie :1
  5. «Nominations for the Orange British Academy Film Awards». www.bafta.org (em inglês). Consultado em 23 de maio de 2017 
  6. «Houston film critics pick their best». Houston Chronicle 
  7. Grosz, Christy (19 de janeiro de 2012). «'Help' leads Image Award pic noms». Variety (em inglês) 
  8. «Women Film Critics Circle Awards - AwardsCircuit.com - By Clayton Davis». AwardsCircuit.com - By Clayton Davis (em inglês). 21 de dezembro de 2011 
  9. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Christina Aguilera LatinIndustry
  10. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Christina Aguilera LatinInfluence

Purgar cache do servidor