Portal:Economia e negócios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Nuvola apps edu languages.png
Bem-vindo ao Portal de Economia e Negócios! Este portal é a porta de entrada da Wikipédia para o mundo das actividades económicas e para as ciências que as estudam, quais sejam, a Economia e a Administração. Convidamo-lo a navegar pelo portal, a associar-se a nós como um participante activo do Wikiprojecto ciências sociais e a deixar mensagens e sugestões na página de discussão deste portal.
Wbar blue.jpg
Bingen Tabakfabrik c1900.jpg

Administração (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

( leia o artigo completo...)

Wbar green2.jpg
Adam Smith
Nascimento 5 de junho de 1723
Kirkcaldy, Fife
Morte Edimburgo
17 de Julho de 1790
Nacionalidade escocês
Ocupação economista e filósofo

Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, Fife, 5 de junho de 1723Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.

É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu"auto-interesse".

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

(leia o artigo completo...)


Wbar green3.jpg

A Wikipedia tem 3500+ artigos sobre Economia e Negócios, incluindo 940+ artigos sobre Economia e 380+ artigos sobre Administração.




Negócios

Esta categoria reúne os artigos sobre a actividade económica na sociedade.



Economia

Artigos sobre a Economia enquanto ciência social, tal como é estudada pelo meio académico.


Administração

Artigos sobre a administração ou gestão.

  • Entidades:
  • Literatura e media:

Empresas

Wbar green1.jpg
  • ...em 2001, entre as maiores fortunas do mundo, 53 eram de empresas e apenas 47 de países?
  • ...na busca pela simplicidade, as apresentações em reuniões da Toyota devem caber numa folha de papel formato A3?
  • ... o empregado mais novo da Microsoft tem 18 anos e o mais velho, 74?


Wbar green1.jpg
  • "Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda". — Tom Peters
  • "Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana." — Max Weber
  • "Não é o empregador que paga os salários: é o cliente." — Frederick Taylor
  • "O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas." — Peter Drucker
Wbar green1.jpg
Veja no WikiProjecto ciências sociais como pode ajudar.

Esse projecto se destina a reunir os editores que colaboram, entre outros temas, nas disciplinas da economia e da administração, e também em verbetes referentes a empresas.