Portal:Energia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal da Energia

Em ciência, energia (do grego ἐνέργεια, transl. enérgeia, no sentido de 'força em ação', de έν, "em, dentro", e εργον, "trabalho, obra, ação") refere-se a uma das duas grandezas físicas necessárias à correta descrição do inter-relacionamento - sempre mútuo - entre dois entes ou sistemas físicos. A segunda grandeza é o momento. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento, mas o fazem de forma que ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conservação. A energia é uma grandeza escalar que tem por grandeza conjugada o tempo; ao passo que o momento é uma grandeza vetorial que tem por grandeza conjugada o vetor posição. Um ente físico é essencialmente caracterizado pela sua relação de dispersão, a relação entre energia e momento do ente.

Artigo destacado

Balanço de energia ou balanço energético tem os seguintes significados em vários campos:

  • Em física, balanço de energia é uma exposição sistemática dos fluxos e transformações de energia em um sistema. A base teórica para um balanço energético é a primeira lei da termodinâmica, segundo a qual a energia não pode ser criada ou destruída, apenas modificada em forma. As fontes de energia ou ondas de energia são, portanto, as entradas e saídas do sistema em observação. Isso sendo totalmente imune a todo e qualquer calor.
  • Em biologia, o balanço energético total de um corpo é medido com a seguinte equação: Consumo de energia = calor interno produzido + trabalho externo + armazenamento de energia. A teoria do budget de energia dinâmica faz uso explícito dos balanços de energia, massa e tempo.
  • Em economia é o agregado de um país de toda atividade humana relacionadas à energia exceto em processos biológicos e naturais

Imagem selecionada

Salto São Francisco, no Paraná. A energia potencial é a energia associada a um determinado corpo devido à posição que este ocupa. A água no alto do paredão tem maior energia potencial do que quando encontra-se debaixo. A energia cinética é a energia associada ao movimento deste corpo: água em movimento possui energia cinética; parada, não. Há ainda a energia radiante, que permitiu que esta fotografia fosse tirada.

Artigos destacados e bons

Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. Também podemos interpretá-la como a energia que pode ser transferida por meio de uma força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento, podendo ser gravitacional ou elástica.

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Sabias que...

Séries sobre energia

Física geral






As Equações de Maxwell
Física
História da Física
Filosofia da Física

Predefinições


Energia em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Energia
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Energia.
Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Energia

Tópicos

Outros portais



Descubra a Wikipédia utilizando portais
  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Classical_Mechanisc_Goldstein