Portal:Espiritismo/Você sabia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

... no dia 18 de abril de 1857, Allan Kardec lançava em Paris a primeira obra básica espírita: O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits, em francês)? A primeira edição do livro continha 501 perguntas e se dividia em três partes: "Doutrina Espírita", "Leis Morais", "Esperanças e Consolações".

... a Federação Espírita Brasileira é a maior divulgadora do esperanto no Brasil? A FEB já traduziu vários livros, incluindo as obras básicas para o idioma, e encoraja espíritas a aprenderem a língua.

... Allan Kardec é pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail? Kardec adotou esse pseudônimo a fim de diferenciar a obra espírita da produção pedagógica anteriormente publicada. Ele soube que em uma reencarnação anterior fora um druida gaulês com esse nome.

... o livro Nosso Lar, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier em 1944, atingiu dois milhões de exemplares cópias vendidas em 2010? Chico doou os direitos autorais para a Federação Espírita Brasileira, organizações espíritas e outras instituições de caridade.

... o filme Nosso Lar, que estreou no dia 3 de setembro de 2010 e foi dirigido por Wagner de Assis, tornou-se o filme nacional mais assistido de 2010, visto por mais de 3,4 milhões de pessoas? O filme acabou superando outra produção com temática espírita lançada naquele ano, Chico Xavier, filme dirigido por Daniel Filho e impulsionado pelo fato de que em 2010 foi comemorado o centenário do nascimento do médium mineiro.

.... de 1857, ano do lançamento de O Livro dos Espíritos, a 1869, ano do falecimento de Kardec, o Espiritismo conseguiu 7 milhões de adeptos? Segundo dados do ano 2005, o Espiritismo possui cerca de 15 milhões de adeptos ao redor do mundo e segundo dados do ano 2010, o Brasil - país com mais adeptos - conta com cerca de 3,8 milhões de espíritas. O número de simpatizantes, porém, é bem maior, estimando-se em 30 milhões.