Portal:Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo do Portal dos Estados Unidos
Logo do Portal dos Estados Unidos
 ver · editar O Portal dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of AmericaUSA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

 ver · editar Artigo destacado


Cher (nascida Cherilyn Sarkisian La Piere; El Centro, 20 de maio de 1946) é uma cantora, atriz, e personalidade de televisão estadunidense. Ela é conhecida por sua voz grave de contralto e por ter trabalhado em várias áreas do entretenimento, bem como por reinventar continuamente sua música e imagem ao longo de uma carreira que já dura seis décadas. Apelidada de "Deusa do Pop", ela é considerada uma das primeiras e mais significativas representantes da autonomia feminina em uma indústria dominada por homens.

Cher ascendeu à fama como parte da dupla de folk rock Sonny & Cher, formada com seu então marido Sonny Bono em 1965, popularizando uma sonoridade própria que rivalizou com as principais correntes musicais da década de 1960, a Invasão Britânica e o Motown Sound. Ao mesmo tempo, estabeleceu-se como cantora solo por meio de sucessos como "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)", "Gypsys, Tramps & Thieves", "Half-Breed" e "Dark Lady", canções que lidam com temas raramente abordados na música popular americana como o racismo e a gravidez na adolescência. Cher alcançou notoriedade como apresentadora de televisão na década de 1970, estrelando uma série de atrações no horário nobre das redes CBS e ABC, entre elas The Sonny & Cher Comedy Hour e Cher. Dona de um extravagante senso de estilo, lançou tendências de moda graças à sua constante exposição na televisão. Após se divorciar de Sonny em 1975, Cher experimentou com vários estilos musicais, incluindo música disco e new wave, e quebrou recordes de público com seu espetáculo fixo em Las Vegas.

No início da década de 1980, Cher estreou na Broadway e foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme Silkwood. Nos anos seguintes, estrelou filmes de sucesso como Mask, The Witches of Eastwick, Mermaids e Moonstruck, pelo qual ganhou o Oscar de melhor atriz em 1988. Simultaneamente, reinventou-se como cantora de rock, lançando uma série de álbuns multi-platinados e canções de sucessos como "I Found Someone" e "If I Could Turn Back Time". Na década de 1990, Cher estreou como diretora de cinema em If These Walls Could Talk e lançou a canção mais bem-sucedida de sua carreira, "Believe", responsável por popularizar o uso do Auto-Tune (também conhecido como "efeito Cher") na música pop. Nos anos 2000, embarcou na bem-sucedida Living Proof: The Farewell Tour e assinou um contrato de 180 milhões de dólares para se apresentar por três anos no Caesars Palace, em Las Vegas. A década de 2010 viu sua estreia no cinema musical com os filmes Burlesque e Mamma Mia! Here We Go Again. Seus mais recentes álbuns de estúdio, Closer to the Truth (2013) e Dancing Queen (2018), estrearam em terceiro lugar na Billboard 200.

Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, ela vendeu mais de 100 milhões de gravações em carreira solo e 40 milhões como parte da dupla Sonny & Cher. Suas angarições incluem um Grammy, um Emmy, um Oscar, um Cannes, três Globos de Ouro e o Billboard Icon Award, entre vários outros prêmios. Ela é a única artista a ter alcançado o primeiro lugar nas paradas da Billboard em seis décadas consecutivas, dos anos 1960 até os anos 2010. Além da música e atuação, Cher é conhecida por suas opiniões políticas, presença nas redes sociais, esforços filantrópicos e ativismo em causas sociais.

 ver · editar Você sabia que?


 ver · editar Biografia social selecionada


Hillary Diane Rodham Clinton (Chicago, 26 de outubro de 1947) é uma advogada e política norte-americana. Exerceu os cargos de secretária de Estado dos Estados Unidos de 2009 a 2013, senadora por Nova Iorque entre 2001 e 2009, primeira-dama de 1993 a 2001, e foi a candidata do Partido Democrata à presidência na eleição de 2016. Foi a primeira mulher a receber mais votos populares em uma disputa presidencial, mas foi derrotada no Colégio Eleitoral.

Nascida e criada em Chicago, Hillary graduou-se em ciência política pela Wellesley College em 1969, e recebeu o grau de Juris Doctor pela Faculdade de Direito de Yale em 1973. Depois de um período como assessora jurídica do Congresso, mudou-se para o Arkansas e casou-se com Bill Clinton em 1975, um político sulista que governou o Arkansas por vários mandatos. Em 1977, cofundou a associação Advogados em Defesa das Crianças e Famílias do Arkansas, tornou-se a primeira presidente da Corporação de Serviços Jurídicos em 1978 e a primeira sócia do escritório Rose Law Firm em 1979. Enquanto era a primeira-dama do Arkansas, liderou uma força-tarefa que reformou o sistema de ensino do Estado, ao mesmo tempo em que fazia parte do conselho de administração da Walmart, entre outras corporações.

Como primeira-dama dos Estados Unidos, lutou pela igualdade de gênero e a reforma da saúde. Em 1998, seu casamento foi um assunto de muita especulação após o escândalo Lewinsky. Ao término do mandato de Bill, Hillary foi eleita em 2000 a primeira mulher senadora por Nova Iorque. Depois dos ataques de 11 de setembro, votou a favor e apoiou as ações militares no Afeganistão e no Iraque, mas posteriormente se opôs à conduta do governo de George W. Bush na Guerra do Iraque, bem como também se opôs à maioria das políticas nacionais de Bush. Em 2006, foi reeleita senadora com 67% dos votos. Logo depois, concorreu para a nomeação presidencial democrata de 2008, ganhando mais primárias e delegados do que qualquer outra candidata na história do país, mas acabou perdendo a nomeação para o senador Barack Obama.

Como secretária de Estado, esteve na vanguarda da resposta do país à Primavera Árabe, defendeu a intervenção militar na Líbia, lidou com o rescaldo do ataque à embaixada em Bengazi em 2012 e organizou um isolamento diplomático e um regime de sanções internacionais contra o Irã, num esforço para forçar a redução do programa nuclear daquele país. Após deixar o cargo em 2013, publicou o seu quinto livro e fez várias palestras antes de anunciar sua segunda candidatura à presidência na eleição de 2016. Hillary conseguiu mais votos e delegados nas primárias democratas e recebeu a indicação do partido, tornando-se a primeira mulher a ser nomeada candidata à presidência por um grande partido político norte-americano. Apesar de ganhar mais votos populares, acabou sendo derrotada pelo republicano Donald Trump no Colégio Eleitoral. Nos anos seguintes, publicou seu terceiro livro de memórias, fundou uma organização de ação política e foi designada chanceler da Queen's University de Belfast.

 ver · editar Citação selecionada


O discurso de "Traição" de Patrick Henry perante a Câmara dos Burgueses em uma pintura de 1851 de Peter F. Rothermel
I know not what course others may take, but as for me, give me Liberty, or give me Death!
Não sei qual curso os demais tomarão, mas para mim, dê-me a liberdade, ou dê-me a morte!
 ver · editar Aniversários para março 18
 ver · editar Imagem selecionada


A cidade fantasma de Bodie, Califórnia
A cidade fantasma de Bodie, Califórnia
Credito: Solipsist

A cidade fantasma de Bodie, Califórnia. Bodie passou de um pequeno acampamento para um oeste selvagem em 1876 como parte da Corrida do ouro da Califórnia, mas caiu em declínio depois que a mina local foi fechada em 1913.

 ver · editar Local selecionado


Youngstown é uma cidade localizada no estado norte-americano de Ohio, no Condado de Mahoning e Condado de Trumbull. A cidade foi fundada em 1796.

 ver · editar Biografia cultural selecionada


Phillip Jack Brooks (nascido em 26 de outubro de 1978), mais conhecido pelo nome de ringue CM Punk, é um lutador profissional americano. Atualmente, ele assinou contrato com a WWE na marca Raw, onde atuou anteriormente de 2005 a 2014.

Brooks começou sua carreira na luta livre profissional em 1999 no circuito independente, principalmente na Ring of Honor (ROH), vencendo o Campeonato Mundial da ROH uma vez. Ele assinou com a WWE em 2005 e ganhou o Campeonato da WWE duas vezes, o Campeonato Mundial de Pesos Pesados três vezes, e o Campeonato Intercontinental da WWE e o Campeonato Mundial de Pesos Pesados da ECW uma vez cada. Brooks também venceu o Campeonato Mundial de Duplas, tornando-se o 19º campeão da Tríplice Coroa da WWE; o lutador mais rápido a fazê-lo, em 203 dias. O único vencedor consecutivo da luta Money in the Bank, ele ganhou o Superstar do Ano no Slammy Awards de 2011 e foi eleito o Lutador do Ano da PWI em 2011 e 2012 pelos leitores da Pro Wrestling Illustrated. Depois de ficar desiludido com a WWE, Brooks saiu amargamente da empresa e se aposentou do wrestling profissional em 2014. Ele retornou em 2021 assinando com a All Elite Wrestling (AEW), onde venceu o Campeonato Mundial da AEW duas vezes, mas foi demitido em setembro de 2023 após polêmicas nos bastidores; Brooks retornou à WWE dois meses depois.

Brooks usou o apelido de CM Punk durante toda a sua carreira. Seu personagem tem sido consistentemente retratado como franco, conflituoso, de língua afiada, antiestablishment, direto e iconoclasta, muitos dos quais são inspirados por suas visões e personalidade da vida real. Dependendo de seu alinhamento como herói ou vilão, Brooks enfatizou diferentes aspectos do estilo de vida heterossexual para obter a reação desejada do público.

Após sua aposentadoria inicial do wrestling profissional, Brooks seguiu carreira no MMA e assinou com o Ultimate Fighting Championship (UFC) em 2014. Peso meio-médio, fez sua primeira luta profissional no UFC 203 em 2016, perdendo por finalização para Mickey Gall. Ele então perdeu sua segunda luta para Mike Jackson por decisão unânime no UFC 225 em 2018 (mais tarde anulado para no-contest) e foi posteriormente liberado. Brooks também apareceu como comentarista colorido do Cage Fury Fighting Championships e comentarista no WWE Backstage. Como ator, ele estrelou os filmes de terror de 2019, Girl on the Third Floor e Rabid.

 ver · editar Notícias
 ver · editar Categorias
 ver · editar Panorama selecionado


Albany, New York e o Hudson River
Albany, New York e o Hudson River
Credito: UpstateNYer
Albany, New York e o Rio Hudson
 ver · editar Conteúdo em destaque


Rachel Weisz em 2016

Esta é a lista completa de filmes da atriz Rachel Weisz.

 ver · editar Tópicos


História CronologiaEra pré-colombianaPeriodo colonialTreze ColôniasDeclaração da IndependênciaRevolução AmericanaExpansão estadounidenseGuerra CivilReconstrução dos Estados UnidosPrimeira Guerra MundialGrande DepressãoSegunda Guerra MundialGuerra da CoreiaGuerra FriaGuerra do VietnãMovimento do direitos civisGuerra ao TerrorRelações estrangeirasMilitarDemográficaIndustrialInvenções e descobertasPostal

Governo Lei (ConstituiçãoDeclaração dos Direitos dos Estados UnidosSeparação de poderes) • Poder legislativo (CâmaraSenado) • Poder executivo (GabineteAgências federais) • Poder judiciário (Suprema CorteApelação) • Aplicação da lei (DoJFBI) • Inteligência (CIADIANSA) • Forças armadas (ExércitoMarinhaFuzileiros navaisForça aéreaGuarda costeira) • Bandeira

Política Partidos políticos (DemocratasRepublicanos) • Eleições (Colégio Eleitoral) • Ideologias políticasEscândalos políticosEstados vermelhos e estados azuisTio SamMovimento de independência porto-riquenha

Geografia (book) Divisões políticasTerritóriosEstadosCidadesCondadosRegiões (Nova InglaterraMédio-AtlânticoThe SouthCentro-OesteGrandes PlaníciesNoroesteSudoeste) • Montanhas (ApalachesRochosas) • Rios (MississippiColorado) • IlhasPontos extremosSistema Nacional de ParquesAbastecimento de água e saneamento

Sino da Liberdade

Economia DólarCompaniesWall StreetFederal ReserveBancosStandard of living (Personal & Household incomeIncome inequalityHomeownership) • ComunicaçõesTransportes (CarsTrucksHighwaysAeroportosRailroads) • Turismo

Sociedade Demografias (book A, B) • Línguas (Inglês americanoEspanhol) • ReligiãoSocial class (Sonho AmericanoAffluenceMiddle classPovertyEducational attainmentProfessional and working class conflict) • MediaEducaçãoHolidaysCrimePrisonsHealth careEsporte

Cultura Música (ClassicalFolkPopularJazz) • TeatroCinema & TV (Hollywood) • Literatura (American FolklorePoetryTranscendentalismoHarlem RenaissanceGeração Beat) • FilosofiaArtes visuais • (Expressionismo abstrato) • CulináriaDanceArchitectureFashion

Questões sociais Ação afirmativaExcepcionalismo americanoAntiamericanismoPena de mortePolítica de drogas & Lei secaAmbientalismoDireitos humanosImigraçãoBarreira México–Estados UnidosObesityPornografiaPerfilamento racialSame-sex marriageAbortionAdolescent sexualityRacismo

Wikipédia Livros Estados Unidos

 ver · editar Listas


Listas dos Estados Unidos

Cultura

Educação

Economia

Geografia

Governo

História

Lei

Mídia

História natural

Statue of Liberty

Pessoas

Áreas protegidas

Religião

Transporte

 ver · editar Portais relacionados






Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais
 ver · editar Wikimedia

Purgar cache do servidor