Portal:Felinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal dos Felinos
A família Felidae (os felídeos) inclui o leão, o tigre, o gato doméstico, e outros felinos como membros. Todas as quinze famílias da ordem Carnivora são carnívoros obrigatórios, pois carecem de enzimas que digerem a matéria vegetal. Os primeiros felídeos surgiram durante o Eoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. O felino mais popular é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem cerca de 10 000 anos atrás. Seu parente selvagem, o gato-bravo, ainda vive na Europa, África e oeste da Ásia, embora a destruição de seu habitat tenha restringido sua distribuição geográfica.

O gato doméstico (ou simplesmente "gato") é um pequeno mamífero carnívoro descendente do gato-bravo-africano. O gato é um habilidoso predador e um animal inteligente, conhecido por caçar mais de 1000 espécies como comida, e inteligente o suficiente para ser treinado (e pode aprender por si mesmo) a obedecer comandos simples e manipular mecanismos simples. Vive com os seres humanos há pelo menos 9500 anos, aparecendo na mitologia e lendas de muitas culturas.

Mais informações sobre gatos e Felidae...


 ver · editar Artigo selecionado
Leopardo
O leopardo (nome científico: Panthera pardus) é um mamífero do Velho Mundo da família Felidae e o menor dos quatro "grandes felino" do gênero Panthera, junto com o tigre, o leão e a onça-pintada. Leopardos que são melânicos, completamente preto ou com pelagem muito escura são conhecidos coloquialmente por panteras-negras.

Ocorre desde o sul da Ásia até a África, da Coréia do Sul até à África do Sul, mas já desapareceu de grande parte de sua distribuição, ocorrendo principalmente na África sub-saariana. Existem populações isoladas em Israel, Indochina, Malásia e oeste da China. Apesar da grande perda de habitat e das populações estarem declinando, o felino permanece como estado "pouco preocupante" pela IUCN: seus número são maiores do que de todas as outras espécies de felinos do gênero Panthera.

Seu sucesso se dá principalmente por conta de seus hábitos oportunistas e sua adaptabilidade a vários habitats. O leopardo consume praticamente qualquer animal desde as florestas chuvosas até aos desertos. Seu papel ecológico lembra o do felídeo de porte similar, a onça-parda, nas Américas. Fisicamente, o leopardo se parece mais com a onça-pintada, apesar de ser mais esguio.

 ver · editar Imagem selecionada
Tigre-de-sumatra
Tigre-de-sumatra
Crédito: Monika Betley. A Featured picture of the day.

O Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) é encontrado apenas na Indonésia, na ilha de Sumatra.

Mais imagens selecionadas Leia mais...
 ver · editar Tópicos sobre Felinos
 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Raça selecionada
Maine Coon
Maine Coon é a raça de gato nativo estadunidense de pêlo longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como "o gigante gentil".

8 de Maio é conhecido como o Dia Internacional dos Maine Coons. Esta data foi escolhida após uma votação entre vários gatis ao redor do mundo responsáveis pela criação e amantes de gatos.

Embora as origens exatas do Maine Coon e data de apresentação para os Estados Unidos sejam desconhecidas, muitas teorias foram propostas. No final do século 19, sua existência ficou ameaçada quando raças de pêlo longo do exterior foram introduzidas no início do século 20. O Maine Coon, desde então, retornou e é agora uma das raças de gatos mais populares do mundo.

 ver · editar Você sabia...

Guepardo

 ver · editar Coisas a se fazer

Tarefas a serem realizadas:


 ver · editar Conteúdo destacado
 ver · editar Portais relacionados
Portal:Ciência
Portal:Ciência
Portal:Zoologia
Portal:Zoologia
Portal:Primatas
Portal:Primatas
Portal:Mamíferos
Portal:Mamíferos
Portal:Aves
Portal:Aves
Portal:Caninos
Portal:Caninos
Ciência Zoologia Primatas Mamíferos Aves Caninos


 ver · editar Wikimídia Associada
Felinos no Wikinotícias     Felinos no Wikiquote     Felinos no Wikilivros     Felinos no Wikisource     Felinos no Commons Felinos no Wikcionário
Notícias citações Livro didáticos & Manuais Biblioteca Imagens Dicionário

Wikispecies
Diretório de espécies