Portal:Finlândia/Artigo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo destacado


Parada de Jägers finlandeses em Vaasa, após retorno da Alemanha.
Parada de Jägers finlandeses em Vaasa, após retorno da Alemanha.

A Guerra Civil Finlandesa fez parte do tumulto nacional e social causado pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa. A guerra foi travada na Finlândia de 27 de janeiro a 15 de maio de 1918, entre as forças dos social-democratas chamados "Vermelhos" (punaiset), apoiadas pela República Soviética da Rússia, e as forças do senado conservador não-socialista, comumente chamados de "Brancos" (valkoiset), apoiados militarmente pelo Império Alemão e voluntários da Suécia.

A derrota na Primeira Guerra Mundial e as revoluções de Fevereiro e Outubro em 1917 geraram um colapso total do Império Russo (que naquele tempo incluía a Finlândia), e a destruição na Rússia resultou em uma correspondente falência da sociedade finlandesa durante 1917. Os social-democratas à esquerda e os conservadores à direita competiram pela liderança do Estado finlandês, que mudou da esquerda para a direita em 1917. Os dois grupos colaboraram com as forças políticas correspondentes na Rússia, aprofundando a divisão no país. Como não havia polícia e Forças Armadas popularmente aceitas para manter a ordem na Finlândia após março de 1917, a esquerda e a direita começaram a criar grupos próprios de segurança, levando ao surgimento de duas tropas militares armadas independentes, as Guardas Branca e Vermelha.




Nightwish em show ao vivo. Helsinque, Finlândia, em 19 de setembro de 2009
Nightwish em show ao vivo. Helsinque, Finlândia, em 19 de setembro de 2009

Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee, na Finlândia, pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen; a formação original ainda contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen. Em 2010, o grupo tem cinco integrantes, sendo que Tarja e o primeiro baixista, Sami Vänskä, já não estão mais envolvidos.

O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou fama na Europa com o álbum Oceanborn (1998). Contudo, foi com os álbuns Wishmaster e Century Child que adquiriu reconhecimento mundial. O álbum de 2004, Once, foi um grande sucesso internacional, permitindo que o Nightwish realizasse várias turnês visitando dezenas de países ao redor do mundo, e o single Nemo incluiu a banda dentro da programação da MTV, assim como o single Wish I Had an Angel, ambos usados em trilhas sonoras de filmes norte-americanos.

Em 2005, o Nightwish lançou mais um single de Once e em 27 de setembro lançou a coletânea Highest Hopes, contendo músicas de todos os seus álbums e também um single independente, Sleeping Sun, que contou com um vídeo promocional; ao fim de 2005 Once havia vendido mais um milhão de cópias no mundo e sua turnê, Once Upon a Tour, tinha mais de 130 shows realizados. Em 21 de outubro de 2005, após o fim da Once Upon a Tour, Tarja foi oficialmente demitida da banda através de uma carta aberta para a imprensa; após a demissão a banda ficou todo o ano de 2006 em pausa e em 24 de maio de 2007 a nova vocalista, Anette Olzon, foi finalmente anunciada.




Mapa russo do Grão-Ducado da Finlândia .

O Grão-ducado da Finlândia foi um estado existente no território da atual República da Finlândia, estabelecido no ano de 1809, com a dieta de Porvoo, resultante da vitória do Império Russo na Guerra Finlandesa, teve sua independência em 1917. Apesar de de jure independente do Império Russo, os estados estavam sob uma união pessoal na mão do czar, que exercia o papel de grão-duque da Finlândia.

Em outubro de 1917, após a revolução Bolchevique na Rússia, a Finlândia declarou sua independência, que marcou a formação da Finlândia como estado-nação. Seguiu-se uma violenta guerra civil entre forças de direita e esquerda. Após a guerra e um curto período de monarquia, formou-se a república da Finlândia.




Portal:Finlândia/Artigo destacado/4