Portal:Galiza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella blu.jpg
Flag of Galicia.svg
ver    
Mapa cartográfico do Reino da Galiza. s.XVI. Feito por Ioannes Baptista Vrints
Localização da Galiza

A Galiza é uma comunidade autônoma com estatuto de "nacionalidade histórica" segundo a Constituição espanhola e seu Estatuto de Autonomia (ver Estatuto da Galiza) dentro do Reino da Espanha. Está situada no extremo Noroeste da Península Ibérica e linda a Leste com Astúrias e Castela e Leão, a Oeste com o Oceano Atlântico, a Norte com o Mar Cantábrico e a Sul com a República de Portugal. Tem como língua própria o galego, similar e de origem comum com o português, e compartilha oficialidade com o castelhano, que é oficial em todo o estado espanhol.

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Torres de Altamira, Espanha.

As Torres de Altamira localizam-se na aldeia de Torres, município de Brión, na província da Corunha, comunidade autónoma da Galiza, na Espanha.

Erguidas no alto de um monte, em meio a magnífica paisagem natural, do seu sítio descortina-se todo o Vale da Mahía. As torres, monumento mais significativo do município em nossos dias, constituem-se no remanescente de um castelo medieval, que onde se originou a Casa dos Moscoso, poderosa família da nobreza que teve papel de destaque na região à época.


Cartella blu.jpg
Nuvola apps kmix.png
ver    
Cquote1.svg Non lle poñades chatas â obra namentras non se remata. O que pense que vai mal que traballe n’ela; hay sitio para todos.
(em português) Não coloqueis poréns à obra enquanto não se acabe. Quem pensar que vai mal que trabalhe nela; há lugar para todos.
Cquote2.svg
Castelao. Álbum Nós. 1931
Cquote1.svg O galego non protesta, emigra. Cquote2.svg
Cartella blu.jpg
P philosophy.png
ver    
Carta enviada a Vicente Risco avisando-o de que a censura aprovara a sua obra Leria.

Francisco Fernández del Riego, nascido no lugar de Vilanova de Lourenzá (Lourenzá) a 7 de janeiro de 1913, e finado em Vigo a 26 de novembro de 2010 aos 97 anos, foi um intelectual galego. Desenvolveu desde os anos 30 um trabalho constante e reconhecido em prol da cultura galega que continuou até os seus últimos meses e que fez dele uma das personalidades mais destacadas da Galiza.

Cartella blu.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • A intelectual ferrolana Concepción Arenal foi a primeira mulher em assistir às aulas de Direito de uma universidade espanhola em 1841. Ali, na Universidade Central de Madrid, teve de assistir disfarçada de homem com levita e cartola, e adquiriu fama de "jovem misterioso".
  • Inúmeras lendas versavam sobre a lagoa de Antela (uma das zonas úmidas de maior extensão da Península Ibérica, até ser dessecada no século XX), entre as mais formosas delas está a da cidade de Antioquia, alagada como castigo por idolatrar o galo; e a dos mosquitos, que eram o rei Artur e seus soldados, enfeitiçados naquela veiga.
  • O topônimo de Ribeira Sacra puder provir de "Carvalho Sagrado" (Rivoira Sacrata) e que por uma interpretação errônea transcreveu-se para Ribeira Sacra. Atualmente podem-se visitar 18 mosteiros. Assim mesmo, são destacáveis os Canhões do Sil pela sua espetacular paisagem.
Cartella blu.jpg
Nuvola apps digikam.png
ver    
Jardins da Torre Medieval de Cira
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Os WikiProjetos relacionados com Galiza:
Northwest na Ría de Vigocropped.jpg Este usuário é um membro do Projeto Galizaplus.


Cartella blu.jpg
Vista-file-manager.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Commons-logo.svg
Imagens

Galiza en Commons

Localización de Galicia.png
Geografia
Nuvola apps ksig.png
Literatura
User with smile.svg
Biografias

Manuel María - Manuel Curros Enríquez - Xosé Luís Méndez Ferrín - Rafael Dieste - Manuel Antonio - Vicente Risco - Antón Vilar Ponte - Xoán Manuel Pintos - Uxío Carré Aldao - Manuel Lugrís Freire - Xosé Luís Méndez Ferrín - Antonio López Ferreiro - Luís Pimentel - Armando Cotarelo Valledor - Manuel Leiras Pulpeiro - Florentino López Cuevillas - Darío Xohán Cabana - Xesús Alonso Montero - Luís Seoane - Isaac Díaz Pardo - Xosé María Álvarez Blázquez - Ánxel Fole - Xesús Ferro Couselo - Xosé Filgueira Valverde - Antón Avilés de Taramancos - Eduardo Pondal - Lois Diéguez - Clodio González Pérez - Fina Casalderrey - Hixinio Puentes Novo - Francisco Añón Paz - Marcial Valladares Núñez - Francisco Martins Sarmento - Pascual Veiga - Egeria (escritora) - Alexandre Bóveda - Federico Maciñeira - Juan Pardo de Tavera - Berenguel de Landória - Pedro Madruga - Alonso I de Fonseca - Alonso II de Fonseca - Alonso III de Fonseca - Pedro González Telmo - Pedro Froilaz de Trava - Roi Xordo - Gómez Pérez das Mariñas - Benito Jerónimo Feijoo - Manuel Rivas - Prisciliano - Francisco Fernández del Riego

Architecture capitol.svg
Patrimônio
Castelos:

Torres de Altamira - Castelo de Andrade - Torreão dos Andrade - Torre do Bolo - Fortaleza de Borraxeiros - Torre de Caldaloba - Castelo de Castrodouro - Castelo de Castroverde - Torre de Celas de Peiro - Torre de Cillobre - Castelo de Doiras - Torre de Doncos - Castelo de Fornelos - Torre da Forxa - Castelo da Frouseira - Fortaleza de Gondomar - Castelo de Lobeira - Castelo da Lúa - Castelo de Maceda - Torre de Marce - Torres de Mens - Alcázar de Milmanda - Castelo de Moeche - Castelo de Monforte de Lemos - Castelo de Monterreal Castelo de Monterrei - Castelo de Naraío - Castelo de Navia - Torres do Oeste - Forte de Nossa Senhora da Palma - Castelo de Pambre - Torre da Penela - Castelo da Peroxa - Castelo da Piconha - Castelo de Ribadavia - Castelo da Rocha Forte - Castelo de Salvaterra - Forte de San Antón - Forte de San Damián - Castelo de San Felipe (Ferrol) - Forte de San Lorenzo - Fortaleza de San Paio de Narla - Torre de San Sadurniño - Torre de Sande - Castelo de Sandiás - Forte de Santa Cruz - Castelo de Sarria - Castelo de Sobroso - Castelo de Soutomaior - Castelo de Tebra - Castelo de Vilalba - Castelo de Vilamarín - Torre de Vilanova dos Infantes - Castelo de Vimianzo

Castros:

Castro de Santa Trega - Castro de San Cibrao de Las - Castriño de Conxo‎ - Castro de Torroso - Castro de Viladonga - Castro de Borneiro - Castro de Elviña

Igrejas, catedrais e mosteiros:

Capela de San Xes de Francelos - Catedral de Santiago de Compostela - Catedral de Mondonhedo‎ - Pórtico da Glória - Catedral de Tui - Igreja de Santa María de Cambre - Igreja de San Pedro de Vilanova de Dozón - Mosteiro de Celanova - Mosteiro de San Clodio do Ribeiro - Mosteiro de Santa Maria de Aciveiro - Santo André de Teixido - Mosteiro de Santa María de Oia - Igreja de Santa Comba (Bande) - Igreja de San Pedro de Ansemil - Igreja de San Martiño de Sobrán - Igreja de Santo Antolín de Toques

Sítios arqueológicos romanos:

Vila romana de Cambre - Aquis Querquennis

Dólmens, mamoas e petróglifos:

Arca da Piosa - Pedra Cuberta - Dólmen de Dombate - Dólmen de Axeitos - Petróglifos do Chan da Ferradura - Anexo:Lista de megálitos da Galiza

Arte pré-histórica:

Cabeça de guerreiro de Rubiás - Torques de Burela - Tesouro de Bedoya

Museum btn.png
História
Nuvola mimetypes sound.png
Música
Party icon.svg
Etnografia
Cartella blu.jpg
Portal.svg
ver