Portal:Goiás/Artigo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo em destaque
tumb
tumb

Catalão é uma cidade goiana. Localiza-se à latitude 18° 9' 57" sul e à longitude 47° 56' 47" oeste e à altitude de 835 metros. Sua população foi recenseada em 2007 como sendo de 75 623 habitantes e seu PIB de mais de 2,5 bilhões de reais em 2007 o que o coloca como a sexta maior economia do Centro-Oeste e a terceira de Goiás. Possui área de aproximadamente 3778 km2.

A cidade é famosa pelas dezenas de parques e áreas verdes espalhadas por toda a cidade. Além disso, Catalão é conhecida também pela vida cultural agitada, com várias bibliotecas, escolas de dança, atêlies, além de contar com uma unidade da UFG, além de outros centros de ensino superior. A cidade também é berço de várias personalidades culturais, que vão da música popular (Amado Batista) às artes plásticas (Goiandira de Couto), passando por um dos maiores latinólogos do Brasil, o diplomata Willian Agel de Melo, autor de onze dicionários

Catalão também é famosa pelas festas de Congadas ocorridas desde 1820. Estas festas religiosas atraem milhares de fiés e turistas de outras partes do estado e também de outros estados.

A cidade também é famosa pelo Distrito Mínero Industrial (Dimic) de propriedade do governo estadual, onde estão instaladas lá as montadoras John Deere e Mitsubishi, além de outras dezenas de indústrias de vestuário.