Portal:Guerra Fria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Guerra Fria

A Guerra Fria foi o período compreendido entre 1945 a 1991 que consistiu em um estado contínuo de conflito político, tensão militar, guerras por procuração e competição econômica entre o mundo comunista - principalmente a União Soviética e os seus Estados satélites e aliados - e as potências do mundo ocidental, principalmente os Estados Unidos e seus aliados. Apesar das principais forças militares envolvidas nunca envolverem-se em uma grande batalha entre si; manifestaram o conflito mediante alianças militares, implantações estratégicas de força, ajuda extensiva para os Estados considerados vulneráveis, guerras por procuração, propaganda, espionagem, corrida armamentista convencional e nuclear, recursos para nações neutras, rivalidade nos eventos desportivos e competições tecnológicas como a corrida espacial.


 ver · editar Artigos selecionados
Vista de parte da fronteira e de uma torre de vigilância no Checkpoint Alpha, entre Rasdorf e Geisa.

A fronteira interna alemã (em alemão: Innerdeutsche Grenze, Deutsch-Deutsche Grenze, ou informalmente Zonengrenze) foi um extenso sistema de fortificações que percorria os 1382 km de comprimento da fronteira entre a Alemanha Oriental (República Democrática Alemã, ou RDA) e a Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha, ou RFA), com a extensão do Mar Báltico até à Checoslováquia.

A fronteira foi estabelecida formalmente em 1 de julho de 1945 separando a Alemanha controlada pelos Aliados e a Zona de ocupação soviética. Junto a ela, mais de um milhão de militares da OTAN e do Pacto de Varsóvia esperaram durante vários anos a ocorrência de um conflito.

O Muro de Berlim, que separava entre 1961 e 1989 Berlim Oriental de Berlim Ocidental, era a parte mais famosa do sistema, mas que nem sequer tinha 10% da área total da fronteira, que se tornou na mais militarizada de toda a Europa, e uma das mais militarizadas do mundo. Foi uma literal manifestação da famosa metáfora de Winston Churchill em 1946: «Uma cortina de ferro que fechou o continente».

Assim a fronteira era muito mais que uma simples linha de defesa: as suas fortificações evitavam acima de tudo que os civis da RDA escapassem para a parte ocidental. Era algo mais que uma simples fronteira, por que claramente dividia a Europa em dois campos rivais, tanto politicamente (um lado era de democracias liberais capitalistas,e do outro vários estados comunistas), como no lado económico (a CEE contra o Comecon), e militarmente (a OTAN contra o Pacto de Varsóvia). Assim esta fronteira se tornou definitivamente em um dos principais símbolos da Guerra Fria.

Ler mais ...


 ver · editar Biografias selecionadas

John Fitzgerald Kennedy (Brookline, 29 de maio de 1917Dallas, 22 de novembro de 1963) foi um político estadunidense que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos (19611963) e é considerado uma das grandes personalidades do século XX. Ele era conhecido como John F. Kennedy ou Jack Kennedy por seus amigos e popularmente como JFK.

Eleito em 1960, Kennedy se tornou o segundo mais jovem presidente de seu país, depois de Theodore Roosevelt. Ele foi Presidente de 1961 até seu assassinato em 1963. Durante seu governo houve a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, o início da Corrida espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e os primeiros eventos da Guerra do Vietnã.

O presidente Kennedy morreu assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas. O ex-fuzileiro naval Lee Harvey Oswald foi preso e acusado do assassinato, mas foi morto dois dias após, por Jack Ruby e por isso não foi julgado. A Comissão Warren concluiu que Oswald agiu sozinho no assassinato. No entanto, o Comitê da Câmara sobre Assassinatos descobriu em 1979 que talvez tenha havido uma conspiração em torno do acontecido. Este tópico foi debatido e há muitas teorias sobre o assassinato, o crime foi um momento importante na história dos Estados Unidos devido ao seu impacto traumático na psique da nação.

Ler mais ...



 ver · editar Mapa
  
  
×
  
  
  
×
  
  
×
Membros da OTAN Outros aliados dos Estados Unidos Grupos armados antisocialistas Membros do Pacto de Varsóvia Países socialistas aliados da União Soviética Outros aliados da União Soviética Grupos armados socialistas China Popular e seus aliados Países Neutros Outros conflitos
 ver · editar Imagem selecionada

Um helicóptero Bell UH-1D decola depois de aterrissar a infantaria dos EUA em uma missão de busca durante a Guerra do Vietnã.
 ver · editar Citações


--Winston Churchill (1874-1965), antigo primeiro-ministro do Reino Unido.

"Sinews of Peace", discurso em 5 de março de 1946 no Westminster College em Fulton.


 ver · editar Sabia que?

... que o Relógio do Juízo Final tem sido mantido desde 1947 pelo Conselho Diretor do Boletim dos Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago?

... que o Artigo X, formalmente foi intitulado "As Fontes de Conduta Soviética?" O artigo descreve os conceitos que se tornariam a base da política estadunidense na Guerra Fria e foi publicado na Foreign Affairs em 1947?

... que durante a Guerra Fria, a Índia tentou manter sua neutralidade e foi um dos membros fundadores do Movimento Não-Alinhado?

... que Stanislav Petrov foi um tenente-coronel do Exército Soviético que possivelmente evitou uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética em 1983?

... que o Burya era um míssil de cruzeiro tri-sônico intercontinental projetado pelo departamento de design Lavochkin?


 ver · editar Categorias
Selecione [+] para visualizar as subcategorias


 ver · editar Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com a Guerra Fria.


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


 ver · editar Temas


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia