Portal:Irlanda do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal da Irlanda do Norte
Bem vindo • welcome • fáilte


Portal da Irlanda do Norte


 ver · editar Irlanda do Norte

Irlanda do Norte é o menor e menos populoso país constituinte do Reino Unido. Ocupa cerca de um sexto da ilha da Irlanda e é a única parte do Reino Unido a partilhar uma fronteira terrestre (a da República da Irlanda) com um estado diferente.

A Irlanda do Norte foi criada em 1921 fora da continuidade do Ato de União de 1800, quando a ilha da Irlanda como um todo tornou-se parte do Reino Unido. Vinte e seis condados da Irlanda foram separados do Reino Unido em 1921, após a Guerra de Independência da Irlanda e o subsequente Tratado Anglo-Irlandês. Os outros seis municípios foram nomeados "Irlanda do Norte". O Governo da Irlanda do Norte operou por 50 anos, até que foi suspenso em 1972 devido a distúrbios civis conhecidos como The Troubles. Várias tentativas já foram feitas para restaurar alguma forma de governo delegado a região, culminando com o recente Acordo de Belfast. Por vezes é descrito como uma província, referindo-se ao fato de ser uma província do Reino Unido, embora também seja parte de uma grande província irlandesa chamada Ulster.

Belfast é a capital da Irlanda do Norte. A bandeira oficial da Irlanda do Norte é a bandeira da União, embora a bandeira antiga do Governo da Irlanda do Norte ainda é amplamente usada para representar a Irlanda do Norte, especialmente em eventos esportivos. É baseada no antigo Estandarte do Ulster (com a adição de uma coroa, uma estrela e um fundo branco). Bandeiras e emblemas são politicamente controversos, e várias bandeiras são amplamente usadas. São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda, incluindo a Irlanda do Norte.


 ver · editar Artigo destacado
O Titanic deixando Belfast para testes no mar em abril de 1912

O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.

Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.

Ler mais ...



 ver · editar Biografia

Sir Clive Staples Lewis CBE (Belfast, Irlanda, 29 de Novembro de 1898Oxford, Inglaterra, 22 de Novembro de 1963), mais conhecido como Clive Hamilton ou C. S. Lewis, foi um professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor britânico, nascido na Irlanda do Norte. Se destacou pelo seu trabalho académico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infanto-juvenis de nome As Crônicas de Nárnia, em sete volumes, pela qual lhe foi conferida inúmeros prêmios — incluindo a renomada medalha de Carnegie —, e pelo qual é mais referido.

Ler mais ...



 ver · editar Mapa

Mapa da região de Ulster (colorido) mostrando a parte da Irlanda do Norte em laranja e a parte da República da Irlanda em verde.


 ver · editar Imagem selecionada

Newry Townhall.
 ver · editar Sabia que?

... que o dique seco do estaleiro Harland and Wolff, construtor do RMS Titanic, é o maior do mundo?

... que o Lago Neagh é o maior lago, ou corpo de água doce por área de superfície, nas Ilhas Britânicas, com uma área de 388 quilômetros quadrados?

... que o autor C. S. Lewis era de Belfast, onde frequentou o Campbell College?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com a Irlanda do Norte.


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


 ver · editar Tema
 ver · editar Portais relacionados
England
England
:Scotland
:Scotland
Wales
Wales
Irlanda
Irlanda
United Kingdom
United Kingdom
Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda Reino Unido