Portal:Líbano/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Líbano (em árabe: لبنان, Lubnān), oficialmente a República do Líbano, é um país pequeno, em grande parte montanhoso do Oriente Médio, localizado na extremidade oriental do Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com a Síria ao norte e leste, e Israel ao sul, com uma costa estreita ao longo de sua margem oeste. A sua capital, e maior cidade, é Beirute.

A bandeira do Líbano apresenta o cedro do Líbano em verde sobre um fundo branco, com duas listras vermelhas de dois quartos de altura horizontal na parte superior e inferior. O nome Líbano (também "Loubnan" ou "Lebnan") é derivado da raiz semita "LBN", que significa "branco", uma referência ao Monte Líbano coberto de neve

Até a Guerra Civil Libanesa, o país vivia marcado prosperidade regional. Em julho de 2006, após a reestabilização considerável para grande parte do país, o conflito israelo-libanês trouxe crescentes baixas militares e civis, grande dano à infra-estrutura civil e o deslocamento em massa da população. Após as crises de 2006, o Líbano se levantou mais forte econômica e militarmente, e recuperou sua antiga denominação, de "Suíça oriental" com a sua identidade especial de turismo.