Portal:Lady Gaga/Canção seleccionada/8

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Hair" é uma canção da cantora Lady Gaga, a partir de seu segundo álbum de estúdio, Born This Way. Escrita e produzida por Gaga e RedOne, "Hair" foi lançada mundialmente em formato digital em 16 de Maio de 2011, como o único single promocional do álbum, como parte da "Countdown to Born This Way" da iTunes Store. Isto foi depois do lançamento do single promocional anterior, "The Edge of Glory", que foi feito como o terceiro single do álbum. No entanto, Gaga explicou que "Hair" não foi planeada para ser um single, mas pode ser lançada se vender bem na iTunes Store, como "The Edge of Glory".

De acordo com Gaga, a melodia de "Hair", lembra o trabalho de bandas de metal como Kiss e Iron Maiden. Também é influenciada por Bruce Springsteen e é um recorde para o uptempo inspirado na experiência de Gaga como uma adolescente, quando seus pais a obrigaram a vestir-se de uma certa maneira. Gaga revelou que a única maneira de se expressar foi através de seu cabelo, e ela descreveu-a como uma canção sobre a liberdade e sua capacidade de mudar suas maneiras. As letras falam sobre o abraço de um penteado como sua expressão máxima da liberdade. "Hair" foi gravada enquanto Gaga estava em digressão pela Europa. A música apresenta um solo de saxofone executado pelo saxofonista Clarence Clemons, um proeminente membro da The E Street Band. Ela pessoalmente queria Clemons a tocar saxofone namúsica, o que fez através da gravação de sua parte em um estúdio de Manhattan à meia-noite, depois de voar lá em sua casa na Flórida.

"Hair" tem sido extremamente apreciada por sua mensagem de auto-libertação, o individualismo e autonomia, embora alguns críticos sentiram que o uso do cabelo para expressar estas mensagens não eram particularmente novos. "Hair" estreou na maioria dos grandes mercados musicais, alcançando o top dez na Nova Zelândia e Escócia, enquanto em outras nações, é traçado dentro do top vinte incluindo a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. Gaga cantou a música no Good Morning America como parte de seu "Summer Concert Series".

Ler mais