Portal:Música erudita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Música Clássica)
bem-vindo ao portal da
Música eruditA
 ver · editar Introdução


Música erudita, Música clássica é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais.

O termo "música clássica" abrange uma série de estilos musicais, desde intricadas técnicas composicionais (como a fuga) até simples entretenimento (operetas). O termo só apareceu originalmente no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro. Na língua inglesa, a primeira referência ao termo foi registrada pelo Oxford English Dictionary, em cerca de 1836. Hoje em dia, o termo "clássico" aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade", e, stricto sensu, para se referir à música do classicismo, que abrange o final do século XVIII e parte do século XIX.

 ver · editar Artigo selecionado


Orquestra Filarmônica de Nova Iorque é uma orquestra sinfônica sediada no Avery Fisher Hall, em Nova Iorque. Fundada em 1842, pelo maestro estadunidense Ureli Corelli Hill, estreiou com a 5.ª Sinfonia de Beethoven, no dia 7 de dezembro daquele ano. Atualmente, Jaap van Zweden é o diretor musical. Em 26 de fevereiro de 2008, a orquestra apresentou-se em Pyongyang, representando a primeira visita cultural significante dos Estados Unidos desde o fim da Guerra da Coreia.

 ver · editar Imagem selecionada


Apresentação do coral KCOV Excelsior,
no Concertgebouw, em Amsterdã


 ver · editar Wikiprojeto


Os temas referentes à música erudita estão no âmbito do Projeto Música Erudita, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo musicológico.

 ver · editar Composição selecionada
 ver · editar Biografia selecionada


Frédéric François Chopin (Żelazowa Wola, 22 de Fevereiro ou 1 de Março de 1810Paris, 17 de Outubro de 1849), foi um pianista polaco radicado na França e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

 ver · editar Categoria


 ver · editar Portais