Portal:Magnetismo animal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Magnetismo animal

Magnetismo animal

 
Categorias e Tópicos
 
Portais e WikiProjetos
 
Colabore!
editar
Magnetismo animal

Magnetismo animal
Magnetismo animal

Magnetismo animal ou mesmerismo foi o nome dado pelo médico alemão Franz Mesmer no século XVIII, ao que ele acreditava ser uma força natural invisível (lebensmagnetismus) possuída por todos os seres vivos/animados (humanos, animais, vegetais, etc.). Ele acreditava que tal força poderia ter efeitos físicos, incluindo propriedades de cura. Ele tentou persistentemente, mas sem nenhum sucesso alcançar reconhecimento científico de suas idéias. Mesmer foi númeras vezes acusado de charlatanismo e denotado como sábio por seus seguidores.

Depois da descoberta do eletromagnetismo por Hans Christian Ørsted , em 1820, Ampère (1827) e a de Faraday (1831), o entendimento da física do magnetismo progrediu rapidamente. Durante o mesmo período, a medicina avança e descobre que os nervos não são controlados por um fluido magnético. Todas estas descobertas vão contra as ideias do magnetismo animal, que incidia na existência do fluido. Finalmente, em 1887 a experiência de Michelson-Morley demonstra, para a surpresa dos cientistas da época que a velocidade da luz é independente do seu ambiente e, portanto, nenhum éter físico é o suporte da luz e do eletromagnetismo. Hoje em dia é quase inteiramente esquecida e desde o fim do século XIX, as pessoas que ainda defendem a teoria do magnetismo animal são, essencialmente curandeiros e adeptos de ciências ocultas.

 ver · editar Artigo destacado
Base da doutrina Mesmérica
Base da doutrina Mesmérica

O magnetismo animal no Brasil foi instaurado pelos primeiros homeopatas em suas primeiras experiências com o chamado "fluido vital". Pode-se registrar seu primórdio no século XIX através do médico João Lopes ainda no período regencial do Brasil Império. Seu ínterim áureo foi a criação da Sociedade de Propaganda do Magnetismo e o Jury Magnético no Rio de Janeiro com seu reconhecimento em 03 de maio de 1862 por D. Pedro II. E seu redespertar com a tradução das obras de Mesmer editadas por Paulo Henrique de Figueiredo em 2005.

 ver · editar Imagem destacada
Mesmer e seus discípulos
Mesmer e seus discípulos
Mesmer, Marques de Puysegur e Deleuze
 ver · editar Colabore
Colabore
Colabore
• Crie artigos relacionados ao magnetismo animal dando visibilidade e credibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Categoria:Magnetismo animal.
• Participe do desenvolvimento do projeto Magnetismo animal.
• Veja mais tarefas aqui.
 ver · editar Esboço sobre Magnetizador
{{Esboço-Magnetizador}}

Predefinição:Esboço-Magnetizador

 ver · editar Biografia destacada

Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos, que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Um traço universal humano reflete a disputa do próprio Balzac contra sua família e a sociedade, e um interesse pelo físico e médico austríaco Franz Mesmer, pioneiro no estudo do magnetismo animal. Balzac falava muitas vezes de uma "força de nervos e fluídos" entre os indivíduos, e o declínio de Raphaël Valentin em La Peau de Chagrin exemplifica o conjunto de tratados sobre o magnetismo em suas obras literárias.

 ver · editar Sabia que...
Você sabia que...

...o magnetismo animal nunca obteve aceitação científica e seus seguidores modernos são essencialmente os curandeiros e adeptos do ocultismo?

...Samuel Hahnemann, pai da Homeopatia utilizava o magnetismo animal como complemento de seus tratamentos?

... Allan Kardec estudou o mesmerismo por 35 anos antes de codificar a doutrina espírita?

 ver · editar Categorias
 ver · editar Wikimedia
 ver · editar Portais relacionados