Portal:Manaus/Banco de destaques/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Do alto, em sentido horário: Ponte Rio Negro; Teatro Amazonas; Encontro das Águas; Arena da Amazônia; Monumento à Abertura dos Portos e bairro do Aleixo.

O turismo na cidade de Manaus oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais. A capital do Amazonas é internacionalmente conhecida, sendo o maior destino de turistas da Amazônia e oferece uma ampla rede hoteleira, incluindo hotéis de selva em sua Região Metropolitana. Um dos principais pontos turísticos de Manaus é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, sendo a obra mais significativa da época áurea da borracha e tombado como Patrimônio Histórico Nacional.

A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras a possuir o AmazonBus, veículo oferecido aos turistas que visitam à cidade, aos moldes de veículos turísticos que já operam em cerca de setenta cidades turísticas do exterior. O AmazonBus percorre 40 pontos turísticos da cidade. Dentre os incluídos no roteiro, estão o Teatro Amazonas e a Praia da Ponta Negra. Manaus recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina, prêmio este concedido em votação feita pelo mercado mundial de turismo, durante a World Travel Market, ocorrido em Londres em 2009.

Em pesquisa realizada em 2018 e 2019, a taxa de satisfação dos turistas de navios cruzeiros que passaram pelo Amazonas alcançou o percentual de 77,38%. Os turistas entrevistados em um estudo realizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) responderam a um questionário contendo 16 itens, entre comidas regionais, internet, opções de lazer, informações turísticas, bares e restaurantes. Entre os pontos melhores avaliados pelos visitantes, em passagem pelo estado, estão: comida típica (98,34%); opções de lazer (96,22%); informações turísticas (95,85%); internet (91,47%); Centro de Atendimento ao Turista (89,15%); bares e restaurantes (88,25%) e segurança pública (87,23%).

Leia o artigo completo sobre turismo em Manaus...