Portal:País Basco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar País Basco
The "Ikurriña", flag of the Basque Country.
The "Ikurriña", flag of the Basque Country.
Lauburu, a symbol of the Basque Country.
Lauburu, a symbol of the Basque Country.
Location on the world map.

O Território do País Basco (em basco Euskal Herria, que significa literalmente "terra do euskara") é uma região cultural nas montanhas ocidentais dos Pirenéus que abrange a fronteira da França e da Espanha, estendendo-se para a costa do Golfo da Biscaia. Compreende as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França.

Mesmo que não sejam necessariamente sinônimos, o conceito de um espaço cultural Basco único, que abrange diversas regiões e países, tem sido estreitamente associada desde o seu início com a política do Nacionalismo basco. Como tal, a região é considerada a residencia do povo Basco (em basco: Euskaldunak), sua língua, cultura e tradições. Contudo, a região não é nem cultural nem linguisticamente homogênea.

A região basca tem uma cultura própria, sobretudo pela língua, o euskara e sustenta um movimento nacionalista desde fins do século XIX. A campanha dos grupos radicais pela independência cresce com a fundação, em 1959, do grupo separatista ETA (considerado como organização terrorista por vários governos mundiais), em plena ditadura de Francisco Franco (1939–1975). Com a Constituição espanhola de 1978, o País Basco conquista alto grau de autonomia, e a maior parte do movimento depõe armas, criando partidos legais. Os remanescentes da ETA, porém, decidem continuar a sua luta, utilizando a violência como meio de coação e intimidação.


 ver · editar Artigo destacado

Bilbau (em castelhano: Bilbao; em basco: Bilbo) é um município e cidade da comunidade autónoma do País Basco, Espanha, capital da província e território histórico da Biscaia. O município tem 41,3 km² de área e em 2021 tinha 346 405 habitantes (densidade: 8 387,5 hab./km²). A conurbação onde se insere, a área metropolitana de Bilbau, que se estende ao longo da ria de Bilbau e do rio Nervión, tinha 910 298 habitantes em 2009, ou seja, pouco menos que 80% de toda a população da Biscaia e quase metade do País Basco espanhol.


Ler mais ...



 ver · editar Biografia

Santo Inácio de Loyola ou Loiola, nascido Íñigo López (Azpeitia, 31 de maio de 1491Roma, 31 de julho de 1556) foi o fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como os jesuítas, uma ordem religiosa católica romana, que teve grande importância na Reforma Católica. Atualmente a Companhia de Jesus é a maior ordem religiosa católica no mundo.

Ler mais ...



 ver · editar Mapa

Rasurado em vermelho as fronteiras do Euskal Herria (País Basco) na Espanha e França.


 ver · editar Imagem selecionada
Mauléon, a capital de Soule.
 ver · editar Sabia que?

... as mulheres bascas são as mais longevas da UE, com uma expectativa de vida de 85 anos?

... Navarra é a comunidade que possui menos aspirantes ao exército?

... que o Reino de Navarra foi, durante séculos, o principal reino basco independente?

... que o Museu Guggenheim de Bilbao é um dos edifícios mais espetaculares do mundo ao estilo do desconstrutivismo?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Tarefas

  • Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com o País Basco.


 ver · editar Tema
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia