Portal:País de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal País de Gales
Bandeira de Gales
Bandeira de Gales
Mapa de Gales
Mapa de Gales

O País de Gales ou simplesmente Gales ( /ˈwlz/; em galês: Cymru [ˈkəmri] (escutar)) é um país constituinte do Reino Unido. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o Mar da Irlanda ao norte e a oeste, com o Mar Celta a sudoeste e com o Canal de Bristol ao sul. Em 2021 tinha uma população de 3.107.500 pessoas e uma área de 20.779 km². O País de Gales tem mais de 2.700 km de linha costeira e é em grande parte montanhoso, com seus picos mais altos nas áreas norte e central, onde se encontra o Monte Snowdon (Yr Wyddfa), o ponto mais alto do território galês. O país tem um clima temperado e um clima oceânico variável. A capital e maior cidade é Cardiff.

Os galeses têm origem nos bretões celtas depois da retirada romana da Grã-Bretanha no século V, e o País de Gales foi formado como um reino sob o reinado de Gruffydd ap Llywelyn em 1055. O País de Gales é visto como uma das nações celtas modernas. A morte de Llywelyn ap Gruffudd em 1282 marcou o final da conquista de Gales por Eduardo I de Inglaterra, depois de mais de 200 anos de guerra, apesar de Owain Glyndŵr ter liderado a Revolta Galesa e restaurado a independência, por pouco tempo, no início do século XV, incluindo o estabelecimento de um parlamento nacional próprio (em galês: senedd).

Artigo selecionado

Bonedd Gwŷr y Gogledd () é um breve folheto escrito em galês médio que se propõe a fornecer as linhagens de vinte governantes do século VI do Hen Ogledd ("Antigo Norte"), a região do sul da Escócia e norte da Inglaterra falantes do britônico. É atestado em um número de manuscritos, sendo o mais antigo o NLW, Peniarth MS 45, que foi datado do final do século XIII. O texto pode ter sido composto no século XII. A historicidade de grande parte das informações é espúria ou duvidosa. Embora algumas partes estejam de acordo com as genealogias harleianas, o texto representa uma revisão substancial buscando integrar os ramos de muitos governantes e heróis que se destacaram em outras tradições, como o príncipe Rheged, Llywarch Hen.

Artigos destacados e bons

A Universidade de Cardife ou Cardívio (em galês: Prifysgol Caerdydd; em inglês: Cardiff University) é uma instituição de investigação pública localizada em Cardívio, no País de Gales, Reino Unido. Fundada em 1883 como Colégio Universitário de Gales do Sul e Monmouthshire (em inglês: University College of South Wales and Monmouthshire), tornou-se a instituição fundadora da Universidade do País de Gales em 1893, e em 1997 tornou-se uma universidade independente. Foi agrupada ao Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade do País de Gales (UWIST) em 1988. A instituição adotou o nome público de Universidade de Cardife em 1999; e em 2005 este tornou-se seu nome legal, como uma universidade independente com as suas próprias certificações. É considerada a terceira universidade mais antiga do País de Gales, e abriga três faculdades: artes, humanidades e ciências sociais, ciências biomédicas e da vida; e ciências físicas e engenharia.

É o único membro galês do Grupo Russell no sector intensivo em investigação das universidades britânicas. Entre 2018 e 2019, a instituição teve um faturamento de 537,1 milhões de libras, incluindo 116 milhões de libras em bolsas e contratos de investigação.

A universidade manteve cerca de 23 960 matriculados na graduação e um total de 33 190 matrículas (de acordo com os dados da Agência de Estatísticas do Ensino Superior de 2018 e 2019), tendo-se tornado uma das dez maiores universidades do Reino Unido.

Artigos selecionados

Jonathan Davies (Trimsaran, 24 de outubro de 1962) é um ex-jogador galês de rugby, tanto de rugby union como de rugby league, que jogava na posição de abertura. Fez sucesso nos dois códigos.

Imagem selecionada

Crib Goch

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Wikiprojeto principal

Reino Unido

Categorias relacionadas

Sabias que...

  • ...a FIFA é responsável pelas regras de uma partida de futebol? Existe, inclusive, um comité chamado International Football Association Board (IFAB) que discute e pondera a regras do futebol. A FIFA é representada por quatro dirigentes (50% do comité), que tem ainda como representantes Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.3
  • ... a Copa de 1958 contou com a presença de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, ou seja, todas as seleções do Reino Unido na época?
  • ... essa caverna do Rei Artur, perto de Ganarew, a nordeste de Monmouth, é supostamente mais antiga do que qualquer outro sítio do Rei Artur?
  • ... que durante o complô papista, no domingo, 17 de novembro de 1678, John Arnold de Monmouthshire capturou o Padre David Lewis na Igreja de São Miguel, Llantarnam, e mais tarde foi executado?
  • ... que havia tantos pubs no mercado de Monmouth que diziam Agincourt aqui, agincourt ali, não admira que lhe chamem Agincourt Square?
  • ... que Lady Llangattock, mãe de Charles Rolls, comemorou o centenário da morte de Horatio Nelson no Kymin?

País de Gales em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre País de Gales
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Wales

'

Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais