Portal:Pau dos Ferros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal de Pau dos Ferros
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Pau dos Ferros.
(Atualizar Conteúdos)

Portal de Pau dos Ferros


Bandeira de Pau dos Ferros (RN).png
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o município brasileiro de Pau dos Ferros.


 ver·editar Pau dos Ferros
Do alto, da esquerda pra direita: Avenida da Independência, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Terminal Turístico Lindalva Torquato, Praça Monsenhor Caminha, barragem com o píer de Pau dos Ferros e o campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Localização de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte

Pau dos Ferros é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à microrregião de mesmo nome e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 400 km. Ocupa uma área de 259,960 km², sendo que 1,9024 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 27 974 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 18º mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião, embora, pela polarização da cidade, passem pela sede do município cerca de 50 mil pessoas diariamente.

A sede tem uma temperatura média anual de 27,3°C e na vegetação do município predomina a caatinga. Com uma taxa de urbanização da ordem de 92,09% (2010), o município contava, em 2009, com 42 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,725, considerando como médio em relação pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Principal cidade da região Alto Oeste, Pau dos Ferros foi emancipada de Portalegre na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência a uma árvore que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que deram origem ao povoamento da região. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Clube Centenário Pauferrense, fundado em outubro de 1956. Pau dos Ferros é sede também de diversos eventos anuais, como a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), importante exposição cultural e econômica, além de possuir diversos pontos turísticos, como o Obelisco da Praça Monsenhor Caminha, construído em homenagem ao centenário de emancipação política.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo em destaque aleatórios
Brasão de Pau dos Ferros (RN).png

O Brasão de Pau dos Ferros é um símbolo do município de Pau dos Ferros, município do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O símbolo é formado por um escudo branco, onde, em seu interior, está representado o Obelisco de Pau dos Ferros e uma árvore de oiticica, às margens do Rio Apodi. As laterais são adornadas por ramos de algodão: uma das principais economias agrícolas na cidade de Pau dos Ferros desde antigamente.


Vista frontal da Igreja Matriz de Pau dos Ferros, RN.JPG

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um templo Católico localizado no município brasileiro de Pau dos Ferros, no interior do estado do Rio Grande do Norte. É a sede da paróquia de Pau dos Ferros, que faz parte da Diocese de Mossoró. Foi erguida por mobilização popular em 1738, a pedido de Francisco Marçal, um dos pioneiros da cidade. Mais tarde, no ano de 1756, a igreja veio a ser matriz de uma grande freguesia.

 ver·editar História
Coronel Antônio Rocha Pita.

Até o começo do século XVII a região do atual município de Pau dos Ferros não passava de uma vasta área ainda inexplorada. Naquela época, na então província do Rio Grande do Norte, na chamada zona oeste, uma trilha foi feita por vaqueiros e viajantes para terem acesso até a província do Ceará. Ao longo dessa trilha seguia um curso de água, que estava sempre cheio nos meses de janeiro à junho, época do inverno na região. Este rio mais tarde ficou conhecido por Rio Apodi. Essa região ficava entre duas grandes serras, tornando assim fácil de fazer longas caminhadas e aproveitar as pastagens nessa grande planície. Às margens do Apodi, umas grandes árvores eram utilizadas pelos viajantes para alívio do calor e como ponto de atividade comercial, como vender e marcar gados.

Crystal 128 forward.png
Veja mais sobre História de Pau dos Ferros


 ver·editar Você sabia...
  • que o nome Pau dos Ferros vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e consequentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas?
 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Pau dos Ferros na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Adicione novas imagens na Galeria de Imagens.
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • De suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à cidade de Pau dos Ferros dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Pau dos Ferros}} em artigos relacionados.
 ver·editar Wikimedia
Pau dos Ferros no Wikinotícias     Pau dos Ferros no Wikiquote     Pau dos Ferros no Wikilivros     Pau dos Ferros no Wikisource     Pau dos Ferros no Wikcionário     Pau dos Ferros na Wikiversidade     Pau dos Ferros no Wikivoyage     Pau dos Ferros no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Pau_dos_FerrosWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Pau_dos_FerrosCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página