Portal:Paulínia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar  Portal de Paulínia
Panorama da cidade.
Este portal está on-line desde o dia 21 de março de 2010 e pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de
PaulíniaSP.

Paulínia | Imagens
Comentários na página de discussão.
Portal de
Paulínia,
"A cidade do petróleo".
quarta-feira, 17 de abril de 2024
 ver · editar Paulínia
Paulínia é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de Campinas. Localiza-se a uma latitude 22°45'40" sul e a uma longitude 47°09'15" oeste, a uma altitude de 590 metros. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 118 quilômetros. Sua população aferida em 2008 era de 81.544 habitantes.

Graças à Replan e ao pólo petroquímico que estão sediados na região norte da cidade, Paulínia tem a sétima maior renda per capita do Brasil. Também graças ao pólo, tem altos níveis de poluição, principalmente no distrito de Betel, onde se encontram empresas como: Rhodia, Purina e Galvani. A cidade se destaca pelo intenso crescimento populacional.

O município é formado pela cidade de Paulínia e por um distrito: Betel. Faz parte da primeira macrometrópole do hemisfério sul, a qual é formada pelas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

Saiba mais...
Categoria | Mídia


 ver · editar Artigos em destaque
Praça central do São José.
Praça central do São José.

São José é o maior bairro de Paulínia, São Paulo. Criado em meados da década de 1990 com o nome "Residencial Nova Paulínia", o bairro rapidamente se expandiu, agregando moradores e comerciantes interessados no grande mercado. Hoje o São José possui cerca de 12 521 habitantes na área original, excluindo a região conhecida como São José II e os condomínios fechados.

Com uma área aproximada de 45km2, o bairro São José também é o maior bairro urbano em área e um dos maiores em área total. Ao todo possui 94 ruas e 7 avenidas, sendo a maior delas com 3,3 quilômetros de extensão, ligando a entrada no bairro João Aranha às últimas ruas do bairro. O crescimento trouxe problemas, e atualmente o bairro sofre com a violência e problemas estruturais urbanos.

Leia o artigo completo...

Alexandre Fávaro Correia é um futebolista natural de Paulínia, São Paulo, que joga como goleiro. Atualmente joga pelo Paysandu Sport Club.

Iniciou sua carreira profissional aos 20 anos, na Ponte Preta de Campinas, em 1997. Pela Ponte obteve várias conquistas, como acessos no Paulistão e no Brasileirão, além de ser o goleiro menos vazado de três campeonatos. Também ganhou o "Trófeu Diário Popular", em 2001.

Em 1999 foi convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Wanderley Luxemburgo para dois jogos amistosos contra a Austrália, que serviriam de preparação para as Olimpíadas de Sidnei. Alexandre jogou uma partida, que acabou empatada em 2 a 2.

Leia o artigo completo...


 ver · editar História

A história de Paulínia inicia muito antes de sua emancipação, ocorrida em 1964; ela remonta ao começo do século XVI, com o início da ocupação da região.

A história de Paulínia começa com a doação de sesmarias pelo governo português. Na região dos rios Atibaia e Jaguari há relatos da doação de duas grandes sesmarias que deviam se localizar na onde atualmente se encontra a cidade. Entre elas estava a sesmaria Morro Azul, que foi doada em 1807. Dessa sesmaria se originou as fazendas São Bento, adquirida pelo Comendador Francisco de Paula Camargo, e a do Funil. Ambas têm uma grande ligação com o surgimento da cidade de Paulínia.

Saiba mais...


 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia que...
  • ... Paulínia já é chamada por alguns de "Pauliwood" ou "Paulinywood" devido ao polo de produção cinematográfica?
  • ... Paulínia possui o segundo maior PIB da Região Metropolitana de Campinas, superado apenas pela metrópole vizinha?
  • ... a Replan é a maior refinaria da Petrobras em termos de produção?
  • ... em 1994 a população do Bairro Betel, que pertencia à Campinas, votou em um plebiscito a favor da anexação por Paulínia?
  • ... o IDH de Paulínia é 0,847, considerado elevado?
  • ... a cidade não possui nenhuma favela?


 ver · editar Imagens em destaque
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Paulínia no...
 ver · editar Portais relacionados