Portal:Pintura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



img
img
Portal da Pintur


Toda informação sobre pintura da Wikipédia lusófona.




nothumb nothumb nothumb nothumb nothumb nothumb nothumb


img
img
Introdução


A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou afrescos). Devido ao fato de grandes obras de arte, tais como a Mona Lisa e A Última Ceia, do renascentista Leonardo Da Vinci, serem pinturas a óleo, a técnica é historicamente considerada uma das mais tradicionais das artes plásticas. Com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica.


img
img
Artigo destacado

Cena da vida de Íxion, Casa dos Vettii, Pompeia.
Cena da vida de Íxion, Casa dos Vettii, Pompeia.

A pintura da Roma Antiga é um tópico da história da pintura ainda pouco compreendido, pois seu estudo é prejudicado pela escassez de relíquias. Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção no ano 79 d.C. soterrou duas prósperas cidades, Pompeia e Herculano. Grande parte da população pereceu, mas as edificações foram parcialmente preservadas sob as cinzas e a lava endurecida, e com elas suas pinturas murais decorativas. A partir do estudo desse acervo remanescente se pôde formar um panorama bastante sugestivo da fértil e diversificada vida artística da Roma Antiga entre fins da República e o início do Império, mas esse conjunto de obras é na verdade apenas uma fração mínima da grande quantidade de pintura produzida em todo o território romano no curso de sua longa história, e justamente por essa fração ser muito rica, faz lamentar a perda de testemunhos mais significativos e abundantes dos períodos anterior e posterior, em outras técnicas além do afresco e de outras regiões romanizadas para além da Campânia. (leia mais...)


img
img
Biografia

Albert Bierstadt
Albert Bierstadt

Albert Bierstadt (Solingen, 7 de janeiro de 1830 - Nova Iorque, 18 de fevereiro de 1902) foi um pintor prusso radicado nos Estados Unidos. Sua família imigrou para este país quando ele era muito pequeno, e seus primeiros anos são obscuros. Ainda moço voltou à Europa para buscar aperfeiçoamento acadêmico e ao retornar para a América iniciou uma brilhante carreira no mundo da arte. Em seu apogeu, na década de 1860, acumulou fortuna e foi celebrado dos dois lados do Atlântico.

Nos Estados Unidos foi visto como um dos que melhor materializaram visualmente a crença no Destino Manifesto, contribuindo para a conquista da fronteira oeste e fazendo muitos imitadores. Sua fama derivou principalmente de suas paisagens monumentais sobre o oeste selvagem, onde exibe uma fusão de tendências realistas, expressas na descrição minuciosa de detalhes, com uma concepção romântica de paisagismo, tingida pela estética do sublime e buscando resultados arrebatadores, dramáticos, visionários, que enalteciam a natureza e a revestiam de significados morais e espirituais antes do que a descreviam com uma fidelidade fotográfica. Fez parte da Escola do Rio Hudson, um grupo de pintores de tendências similares, e da qual foi um dos mais notáveis representantes. (leia mais...)


img
img
WikiProjetos


Pintura selecionada
Banhos de Caracala de Lawrence Alma-Tadema, 1899.


img
img
Como contribuir

Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Pintura na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



img
img
Wikimedia

Pintura no Commons Pintura no Commons
Imagens e mídia
Pintura no Wikcionário Pintura no Wikcionário
Definições
Pintura no Wikilivros Pintura no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Pintura no Wikinotícias Pintura no Wikinotícias
Notícias
Pintura no Wikiquote Pintura no Wikiquote
Citações
Pintura no Wikisource Pintura no Wikisource
Biblioteca
Pintura na Wikiversidade Pintura na Wikiversidade
Recursos de aprendizado



Recarregar