Portal:Primeira Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal da Primeira Guerra Mundial

The badly shelled main road to Bapaume.jpg

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito militar global que ocorreu principalmente na Europa entre 1914 e 1918. Os principais combatentes foram as Potências Aliadas, liderados pela França, o Império Russo, o Império Britânico, a Sérvia e, posteriormente, Itália, Romênia e Estados Unidos, que lutaram contra as Potências Centrais: Áustria-Hungria, o Império Alemão, a Bulgária e o Império Otomano (atual Turquia).

Grande parte dos combates da Primeira Guerra Mundial ocorreram ao longo da Frente Ocidental, dentro de um sistema de trincheiras e fortificações opostas (separadas por uma "terra de ninguém") do Mar do Norte até a fronteira da Suíça. Na Frente Oriental, a vasta planície oriental e a limitada rede ferroviária impediu um impasse guerra de trincheiras de se desenvolver, embora a escala do conflito fosse grande. As hostilidades também ocorreram sobre e debaixo do mar e - pela primeira vez - no ar. Mais de nove milhões de soldados morreram nos diferentes campos de batalha, e outros milhões civis morreram.

A guerra provocou a desintegração de quatro impérios: o otomano, o austro-húngaro, o alemão e o russo. A Alemanha perdeu seu império ultramarino, e Estados como a Checoslováquia e a Iugoslávia foram criados, ou recriadas, como nos casos da Lituânia e da Polônia. Isso contribuiu para uma ruptura decisiva com a ordem mundial que surgiu após as guerras napoleônicas, que foi modificada pelas revoluções nacionalistas de meados do século XIX. Os resultados da Primeira Guerra Mundial também foram fatores importantes no desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial pouco mais de duas décadas depois.


Artigos selecionados

ArrasFrance.February1919.ws.jpg

A Batalha de Arras consistiu em uma ofensiva britânica durante a Primeira Guerra Mundial. De 9 de abril a 16 de maio de 1917, as tropas britânicas, canadenses, neozelandesas, da Terra Nova e australianas atacaram as defesas do alemãs, próximo da cidade francesa de Arras, na Frente Ocidental.

Durante grande parte da guerra, os exércitos adversários na Frente Ocidental mantiveram-se num estado de empate, com uma linha contínua de trincheiras que se estendiam desde a costa belga até à fronteira suíça. Na sua essência, o objetivo dos Aliados, desde o início de 1915, era penetrar nas defesas alemãs e combater com o exército alemão, numericamente inferior, numa guerra de manobra. A ofensiva de Arras foi concebida como parte de um plano para atingir aquele objectivo. Foi planeada em conjunto com o Alto Comando Francês, o qual também preparava um ataque em massa, a Ofensiva Nivelle, a cerca de 8 km a sul. A ideia principal desta operação conjunta era acabar com a aguerra em cerca de 48 horas. Em Arras, os objetivos dos Aliados eram tirar as tropas alemãs do terreno escolhido para o ataque francês e destruir as defesas que os alemães tinham instalado em terreno alto, na planície de Douai.

Leia mais...



Sabia que...

... que o cruzador japonês Izumo foi enviado a Malta como uma capitânia de uma unidade de contratorpedeiro da Marinha Imperial Japonesa na Primeira Guerra Mundial, como parte da contribuição do Japão para o esforço de guerra Aliado sob a Aliança Anglo-Japonesa?

... que a Alemanha construiu dois submarinos mercantes na Primeira Guerra Mundial para o comércio de matérias-primas valiosas com os Estados Unidos?

Sergeant Stubby.jpg

... que poeta e romancista francês Louis Pergaud foi um pacifista morto em ação durante a Primeira Guerra Mundial em 1915?

... que um bull terrier chamado Stubby (foto) obteve a patente de sargento durante a Primeira Guerra Mundial?

... que a Marinha Real Britânica operou um treinamento secreto e guerra antissubmarino na base de Seacliff na Escócia durante a Primeira Guerra Mundial?

... que os Aliados romperam a maior posição alemã entrincheirada na Primeira Guerra Mundial na Batalha da Linha Hindenburg?

... que Flora Sandes, que serviu no exército sérvio, foi a única mulher britânica a se inscrever oficialmente como um soldado na Primeira Guerra Mundial?


Imagem selecionada

French 87th Regiment Cote 34 Verdun 1916.jpg

Soldados franceses do 87º Regimento, 6ª Divisão, na Costa 304, (Hill 304), a noroeste de Verdun, 1916.

Crédito da foto: Imagem em domínio público, fotógrafo original desconhecido.


Biografia selecionada

Mustafa Kemal Atatürk (1918).jpg

Mustafa Kemal Atatürk (Salônica, 1881Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.

Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão na Batalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial. Com a derrota sofrida pelo Império Otomano nas mãos dos Aliados, e os planos subsequentes para a partilha de seu território, Mustafa Kemal liderou o Movimento Nacional Turco naquela que se se tornaria conhecida posteriormente como a Guerra de Independência Turca; após estabelecer um governo provisório em Ancara, derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente. Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano.


Leia mais...



Tópicos

Teatros Principais eventos Artigos específicos Participantes Ver também

Prelúdio:
Causas
Assassinato de Sarajevo
Ultimato de Julho

Principais teatros:
Frente Ocidental
Frente Oriental
Campanha Italiana
Teatro do Oriente Médio
Campanha Balcânica
Teatro do Atlântico

Outros teatros:
Teatro da África
Teatro do Pacífico

Cronologia geral:
Cronologia

1914:
Batalha de Liège
Batalha de Tannenberg
Invasão da Sérvia
Primeira Batalha do Marne
Primeira Batalha de Arras
Batalha de Sarikamis
1915:
Campanha da Mesopotâmia
Campanha de Galípoli
Campanha Italiana
Conquista da Sérvia
1916:
Batalha de Verdun
Batalha do Somme
Batalha da Jutlândia
Ofensiva Brusilov
Conquista da Romênia
Revolta Árabe
1917:
Segunda Batalha de Arras
Terceira Batalha de Ypres
Captura de Bagdá
Conquista da Palestina
1918:
Ofensiva da Primavera
Ofensiva dos Cem Dias
Ofensiva Meuse-Argonne
Armistício com a Alemanha
Armistício com o Império Otomano

Enfrentamentos militares
Guerra naval
Guerra aérea
Uso de gás venenoso
Tecnologia
Guerra de trincheiras
Partição do Império Otomano

Impacto civis e atrocidades:
Genocídio Armênio
Genocídio Assírio

Consequências:
Consequências
Baixas
Tratado de Brest-Litovsk
Conferência de Paz de Paris
Tratado de Versalhes
Tratado de St. Germain
Tratado de Neuilly
Tratado de Trianon
Tratado de Sèvres
Tratado de Lausanne
Liga das Nações

Potências Aliadas
 Império Russo
 França
Reino Unido Império Britânico
  »  Reino Unido
  »  Australia
  »  Canada
  » British Raj Red Ensign.svg Índia britânica
  » Nova Zelândia Domínio da Nova Zelândia
  » Red Ensign of South Africa 1912-1928.svg União Sul-Africana
Itália Reino da Itália
Roménia Reino da Romênia
 Estados Unidos
Reino da Sérvia Reino da Sérvia
Portugal Portugal
Flag of the Republic of China.svg República da China
Japão Império do Japão
 Bélgica
 Montenegro
Grécia Grécia
Arménia Armênia
outros…

Potências Centrais
 Império Alemão
 Áustria-Hungria
 Império Otomano
Reino da Bulgária Bulgária

A guerra para acabar com todas as guerras
Guerra total
Gripe Espanhola
Veteranos

Conflitos simultâneos:
Primeira Guerra dos Balcãs (1912-13)
Segunda Guerra dos Balcãs (1913)
Rebelião de Maritz (1914-15)
Revolta da Páscoa (1916)
Expedição Pancho Villa (1916-17)
Revolução Russa (1917)
Guerra Civil Russa (1917-21)
Guerra Civil Finlandesa (1918)
Campanha do Norte da Rússia (1918-19)
Revolta na Grande Polônia (1918-19)
Guerra Polaco-Soviética (1919-21)
Guerra da Independência da Irlanda (1919-21)
Guerra de Independência Turca (1919-1922)
Guerra Civil Irlandesa (1922-23)

Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com a Primeira Guerra Mundial.


Artigos para desenvolver:

  • Biografias:

Ferdinand Foch •Philippe Pétain •Erich Ludendorff •Paul von Hindenburg •John J. Pershing •Erich von Falkenhayn •Robert Nivelle •Douglas Haig

  • Batalhas:


  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir:

  • Biografias:
  • Batalhas:
  • Outros:

Defesa em profundidade en:Defence in depth
Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


Categorias

Portais relacionados

WikiProjetos

P military green.png

Os temas referentes a Primeira Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.


Outros projetos da Wikimedia